Mães vegetarianas: o que comer durante a gravidez

7 de novembro de 2019
As mães vegetarianas devem tentar incluir em sua dieta uma quantidade adequada de vitaminas, minerais e proteínas vegetais para garantir o desenvolvimento adequado do bebê durante a gravidez.

Quando você engravida, é normal fazer alguns ajustes no estilo de vida, mas não necessariamente na dieta. Se você deseja continuar como vegetariana ou fazer uma mudança por seu próximo filho, pode se unir às mães vegetarianas.

Náuseas, ausência da menstruação ou cansaço excessivo são alguns dos sintomas causados pela gravidez. No entanto, são nove meses que você está gestando um novo ser humano: seu filho. Por isso, contamos tudo o que você precisa saber para tornar esse período da sua vida um dos melhores.

As pessoas que iniciaram uma dieta vegetariana obtiveram resultados benéficos em nível pessoal e global. Além de comer de forma equilibrada e saudável, a demanda pelo consumo de carnes vermelhas e brancas diminuiu. Com isso, elas também impediram a morte de vários seres vivos.

Mencionamos esses dois pontos porque você pode ter uma dieta vegetariana durante a gravidez. Mães vegetarianas têm truques diferentes para não se cansar de seus pratos e, assim, evitar a náusea que alguns alimentos podem causar.

Mães vegetarianas: O que deve ser levado em consideração na dieta vegetariana?

mãe vegetariana comendo salada

Ter um menu equilibrado é uma regra de ouro para todas as mães vegetarianas. É importante que o café da manhã, almoço e jantar incluam alimentos que forneçam as proteínas, vitaminas e minerais que você e seu filho necessitam.

É vital que você tenha um horário para suas refeições. Se você acordar muito cedo, mas com pouco apetite, deve consumir algumas frutas para continuar enriquecendo seu corpo com os nutrientes necessários. Além disso, é importante que você se alimente a cada duas horas e meia ou três horas, a fim de manter seu metabolismo ativo.

Para se manter motivada e perseverante durante a dieta vegetariana da gravidez, você deve levar em consideração a variedade do cardápio. Se você está cansada de comer saladas diariamente, pesquise novas receitas para assados, cozidos e até lanches. Assim, sua hora do dia favorita será a hora de comer!

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1. Proteínas

Muitas pessoas podem dizer que a carne é a principal fonte de proteína. Mas, isso é completamente falso, já que existem outros alimentos que fornecem a mesma quantidade de nutrientes para o corpo.

Para vegetarianos, legumes, nozes, cereais e sementes são excelentes alternativas. Com eles, é possível obter as proteínas necessárias e, assim, ter uma dieta equilibrada.

2. Fontes de cálcio para as mães vegetarianas

Como as principais fontes de cálcio são os laticínios, as mães vegetarianas não têm com que se preocupar. Além de poder consumir queijo e leite, o cálcio também pode ser adquirido através da soja, tofu, algas, brócolis, couve-flor e couve.

3. Ácido fólico

Mães vegetarianas que preparam suas refeições

A vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, é responsável por ajudar na construção de novas células e material genético. Quando obtida durante os estágios iniciais da gravidez, pode ajudar a prevenir defeitos do tubo neural.

O ácido fólico é muito fácil de obter devido à variedade de ingredientes que o incluem. Alguns dos alimentos são vegetais verdes, milho e beterraba, por exemplo. Além disso, algumas das frutas que possuem vitamina B9 são laranja, uva, banana ou morangos, entre outras.

4. Fontes de iodo para as mães vegetarianas

Não há melhor ajudante para o correto funcionamento da tireoide do que o iodo. Para evitar problemas e outras doenças nesta glândula, sugerimos que adicione em sua dieta uma quantidade de 150 microgramas por dia: algas, brócolis, repolho, milho e sementes.

5. Zinco

Entre os benefícios do zinco estão suas propriedades para reduzir o risco de câncer, proteger as artérias e ter um bom crescimento e desenvolvimento. Para obtê-lo, você pode consumir alimentos como, por exemplo, grãos, cereais, laticínios, nozes e sementes.

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Por que uma dieta vegetariana é favorável durante a gravidez?

As mães vegetarianas notaram mudanças positivas em sua saúde graças à sua dieta. O alto consumo de vegetais com baixo teor de gordura, sais e sem colesterol é benéfico, pois assim evita-se os problemas cardíacos.

As principais vitaminas que toda mulher grávida deve ter são C, D, B9 e B12. Estas podem ser obtidos dentro de uma dieta vegetariana, pois são encontradas em alimentos como, por exemplo, espinafre e beterraba. Mesmo em frutas cítricas, como limão e laranja.

Conclusão para as mães vegetarianas

mães vegetarianas inspiram seus filhos

Mães vegetarianas têm muitos benefícios durante os nove meses de gravidez graças à dieta. Além de evitar náuseas e cansaço excessivo, eles podem manter a forma e ter um estilo de vida mais saudável.

Ser vegetariano não tem idade. Portanto, você também pode orientar seu filho a seguir uma dieta vegetariana desde a primeira refeição. Se ele gostar, poderá ter todos os nutrientes necessários desde a tenra idade, mantendo assim uma vida saudável.

Por fim, falar sobre essa dieta com outras pessoas melhorará suas vidas. Se você tem familiares ou parceiros que pensaram em ser vegetarianos, pode orientá-los e inspirá-los com sua experiência como mãe vegetariana. Pode ser um pouco complicado no começo, mas trará bons resultados.