Mãe tenta acostumar bebê de 3 meses a usar o vaso sanitário
Ensinar seu filho a usar o vaso sanitário pode ser desafiador tanto para você quanto para ele! O principal a ser considerado é se seu filho está pronto ou não para aprender a usar o banheiro.
Alexis Abdelaziz tem causado uma certa polêmica nas redes sociais. Seu vídeo viralizou ao mostrar uma técnica ‘inovadora’ para tentar acostumar a sua bebê, de três meses, a usar o vaso sanitário. A mulher disse que não quer mais comprar e nem lavar fraldas, alegando que está cansada.
A postagem, divulgada no começo do mês, já conta com 9 milhões de visualizações. “Eu a coloco no penico todas as manhãs, depois de cada soneca, depois de cada mamada e antes e depois de cada caminhada ou passeio”, diz o texto no vídeo, enquanto são exibidas imagens de Alexis segurando a pequena em cima de um penico e até de um vaso sanitário de tamanho normal.
“Além disso, também a levo toda vez que ela dá dicas de que precisa ir ao banheiro, como grunhidos, pausas enquanto se alimenta, se contorce ou começa a empurrar”, completou a mãe.
Na legenda, ela escreveu: “Isso é para não precisar comprar ou lavar mais fraldas”.
Cada criança tem seu tempo, seu ritmo e seus hábitos
Os internautas ficaram divididos: enquanto alguns aprovaram a ideia, outros consideram que é muito cedo para tentar acostumar a criança a usar o vaso sanitário.
Algumas seguidoras aprovaram as técnicas da influenciadora digital. “Minha amiga fez isso com a filha de 5 meses. Hoje, ela tem 9 meses e literalmente diz a sua mãe quando precisa usar o banheiro”, escreveu uma pessoa. “Isso parece muito mais higiênico. Eu amei a ideia. As mães que estão julgando devem deixar os bebês sentados em fraldas sujas por 30 minutos ou até uma hora”, disse outra internauta.
“Meu Deus, não! Deixe-a ser bebê e aproveite o tempo enquanto ela ainda tem essa idade. Você não deveria ficar constantemente tentando ensinar coisas”, criticou um comentário. “E é assim que você passa metade do dia pairando sobre uma privada enquanto segura um bebê”, concluiu uma quarta pessoa.
Qual é a idade ideal para o desfralde?
Os pediatras costumam recomendar que as famílias iniciem o processo de desfralde quando a criança tiver por volta de 2 a 3 anos, período em que ela já é capaz de obedecer a alguns comandos.
No entanto, mais do que focar na idade, vale lembrar que o momento ideal é quando o bebê se mostrar preparado – e isso pode variar muito de criança para criança.
Fisiologicamente, a partir de 1 ano e meio ou 2 anos a criança começa o processo de adquirir controle sobre os esfíncteres (estruturas responsáveis pela expulsão das fezes e da urina) e se torna capaz de liberar suas excreções no momento em que desejar.
Como saber se a criança já está pronta para o desfralde? Observe o seu comportamento: se ela indicar que a fralda suja a incomoda, se demonstrar nojo ou estranhamento por conta da fralda, se informar que está fazendo xixi ou cocô, ela pode estar pronta para iniciar o processo de desfralde.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.