Como limpar a pele com amêndoas e água de alecrim

4 de fevereiro de 2019
Este tônico natural permite limpar a pele e serve como tratamento para aliviar qualquer doença cutânea fruto do estresse, como o eczema ou a irritação.

Limpar a pele todos os dias é tão importante quanto hidratá-la com a loção adequada.

A limpeza facial ajuda a remover os restos de sujeira e maquiagem, assim como as células mortas que retiram o brilho e a cor da pele.

Descubra neste artigo como pode limpar a pele de forma natural com este antigo remédio de beleza feito com amêndoas e água de alecrim.

Amêndoas

como-limpar-a-pele-com-amendoas

Para entender o porquê da amêndoa ser tão benéfica para a pele é bom ver a popularidade que seu óleo tem. O óleo de amêndoas é um dos hidratantes mais nutritivos e econômicos existe.

Há muitos outros óleos que ganharam fama, em geral, com preços consideravelmente mais elevados. No entanto, a amêndoa é um básico que permanece apesar dos anos se passarem.

A principal virtude da amêndoa é a sua capacidade emoliente, ou seja, de hidratar e suavizar a pele.

Também se destacam as suas propriedades calmantes muito apropriadas para a pele irritada, com eczema ou qualquer doença cutânea relacionada ao estresse.

Neste caso, propomos utilizar as amêndoas cruas. Desse modo, elas manterão todos os seus nutrientes, e também permitirão fazer uma esfoliação suave para limpar a pele em profundidade.

Saiba mais: Amêndoas para reduzir o colesterol

Alecrim

limpar-pele-com-amendoas-e-agua-de-alecrim

É provável que já tenha ouvido de algumas pessoas mais velhas que a água de alecrim é um ótimo remédio para manter a beleza da pele.

Tanto pela sua simplicidade, quanto pela sua eficácia, a água de alecrim não deveria faltar entre os produtos de beleza.

O alecrim é rico em minerais (magnésio, zinco, ferro), ácidos graxos essenciais e vitaminas B e C. Esta última é antioxidante e favorece o colágeno, que dá firmeza e suavidade à pele.

Graças às suas propriedades circulatórias esta incrível erva aumenta a hidratação natural da pele. O resultado é uma pele nutrida e radiante.

É também um poderoso regenerador anti-idade graças à vitamina C e aos ácidos graxos, uma vez que limpa em profundidade a face e minimiza as marcas de acne.

Pode-se usar a água de alecrim como um limpador e como um tônico, preparado com uma infusão concentrada, ou pode-se comprar o seu óleo essencial que deve ser diluído.

Leia mais: Descubra os incríveis benefícios e usos do alecrim

Remédio para limpar a pele

farinha-de-amendoas-para-a-pele

Ingredientes

  • ½ copo de amêndoa crua moída (50 g)
  • 5 colheres de folhas de alecrim, frescas ou secas (50 g)
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparação

Em primeiro lugar, prepare a água de alecrim.

  • Para isso, coloque a água para ferver e adicione as folhas de alecrim.
  • Em seguida, deixe cozinhar por um minuto. se forem secas, ou por 5 minutos se forem frescas.
  • Apague o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 15 minutos.
  • Coe a infusão e, assim que estiver morna, misture-a gradualmente com a amêndoa moída.
  • O objetivo é a obtenção de uma massa cremosa e mais sólida, que não goteje.

Por fim, conserve a preparação em um recipiente fechado na geladeira por até dez dias no máximo.

Aplicação

Esta loção de amêndoas e alecrim tem uma textura que pode ser aplicada muito facilmente, como um esfoliante muito suave e hidratante.

  • Primeiramente, umedeça o rosto com água morna.
  • Em seguida, pegue um pouco do creme na mão.
  • Logo depois, misture com um pouco de água para torná-lo mais líquido.
  • Depois, aplique em todo o seu rosto e massageie bem com as pontas dos dedos, especialmente a zona T (testa, nariz e queixo), durante um minuto.
  • Enxágue com água morna ou fria e seque bem.
  • Se quiser, em seguida, aplique um tônico adequado e hidratante facial para o seu tipo de pele. O tônico pode ser de água de alecrim sem nenhum ingrediente a mais.
  • Pode fazer a limpeza do rosto com este produto caseiro à noite antes de dormir. Se tiver pele oleosa ou com acne, pode fazer também quando acordar.
  • Este esfoliante não é exclusivo para a pele do rosto. Pode ser usado em qualquer parte do corpo que queira limpar, hidratar e acalmar, por exemplo, áreas com espinhas, eczema, psoríase ou pele seca.
  • Faria, L. R. D. D. (2005). Validação farmacológica do óleo essencial de Rosmarinus officinalis L.(alecrim): atividades antiinflamatória e analgésica.