As propriedades das amêndoas para reduzir o colesterol

· 22 de março de 2014
Para manter uma dieta muito mais saudável, substitua aqueles alimentos que contêm colesterol ruim, como a batata frita e bolachas salgadas, por amêndoas e outras oleaginosas.

Quer manter os seus níveis de colesterol em bom estado? Comer amêndoas pode ser a opção correta. Estudos demonstraram que ter uma dieta nutritiva que inclua amêndoas diminui notavelmente os níveis de LDL.

Além disso, este fruto pode te proteger do diabetes, de doenças cardiovasculares, do câncer e, inclusive, do aumento de peso e da obesidade. Continue lendo este artigo e conheça as propriedades das amêndoas para reduzir o colesterol.

Estudos sobre as propriedades das amêndoas para reduzir o colesterol

Vários estudos analisaram as propriedades deste fruto para reduzir o colesterol e os resultados parecem promissores. Os estudos foram realizados com uma ampla gama de pessoas, incluindo aquelas com o colesterol alto, com níveis normais de colesterol, com diabetes e obesidade.

Isso também pode interessar você: 7 recomendações para diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL)

Estes estudos, em geral, reportaram uma redução de até 10% do colesterol ruim – o LDL – entre aqueles participantes que consumiram amêndoas em relação a aqueles que não o fizeram. Esta redução é produzida sem prejudicar os níveis do colesterol bom, também conhecido como HDL.

Os resultados apontaram que se deve consumir este fruto sem fazer outras mudanças em sua dieta. No entanto, cortar todas as gorduras animais e muitos alimentos ricos em colesterol ruim, com certeza, vai ajudar a reduzir muito mais os seus níveis de colesterol LDL.

Então, qual é a quantidade que devo comer?

Com o intuito de conseguir uma redução de 10% no colesterol LDL, você deve consumir em torno de 73 gramas de amêndoas por dia. Isso é quase a metade de uma xícara e contém cerca de 400 calorias.

Um estudo de dose-resposta demonstrou uma redução de 5% no colesterol LDL com ¼ xícara de amêndoas, e de 10% com ½ xícara. Até o momento, entretanto, não há estudos sobre comer uma xícara inteira por dia. No entanto, como são ricas em calorias, não é recomendável fazê-lo.

Propriedades das amêndoas para reduzir o colesterol

Amêndoas na redução do colesterol

De acordo com a Clínica Mayo, as amêndoas são um dos cinco melhores alimentos para baixar o colesterol. Elas são ricas em gorduras monoinsaturadas, que são as gorduras que promovem a saúde.

Além disso, também são ricas em vitamina E, que é uma excelente fonte de antioxidantes. Os antioxidantes ajudam a prevenir o dano dos radicais livres e ajudam a reduzir os riscos de doenças do coração. Este fruto seco também é rico em magnésio, ajudando, assim, a melhorar o fluxo sanguíneo.

Não deixe de ler: 3 sucos antioxidantes para combater o envelhecimento prematuro

Considerações

As amêndoas possuem os melhores tipos de gordura: poli-insaturadas e monoinsaturadas. Entretanto, os alimentos com altos níveis de gordura também o são em calorias e, portanto, podem causar aumento de peso.

De acordo com a Clínica Mayo, comer amêndoas diariamente, mas com moderação, fará com que você realmente obtenha os seus benefícios. Essa quantidade, como assinalamos anteriormente, seria de 1/4 ou 1/2 xícara.

E se, além disso, você substituir todos aqueles lanches que contêm colesterol prejudicial, como batata frita e bolachas salgadas, por amêndoas ou outros frutos secossua dieta será, certamente, muito mais saudável.

Essas dicas certamente vão ajudar no combate ao colesterol, entretanto, é indispensável um controle médico para avaliações periódicas.

Este artigo foi útil pra você? Sendo assim, continue na nossa página com mais sugestões para a sua saúde e bem-estar.

Lopez, R., & Jessica, U. (2012). Propiedades antioxidantes de los frutos secos y la disminución del colesterol total y LDL-colesterol Antioxidant properties of nuts and decreased total and LDL cholesterol. Rev Costarr Salud Pública N.° 2 Rev Costarr Salud Pública.