Como limpar e eliminar as substâncias tóxicas dos intestinos?
Como ocorre com os outros órgãos de limpeza, como o fígado e os rins, o estilo de vida, a contaminação e a má alimentação podem sobrecarregar os intestinos em várias tarefas e fazer com que deixem de funcionar corretamente.
Como consequência disso, os intestinos acumularão uma grande quantidade de toxinas que, com o passar do tempo, podem afetar gravemente nossa saúde e se manifestar em nosso corpo.
Sintomas como o mau hálito, acidez estomacal, sensação de estômago pesado, má digestão, diarreias, gases e, em alguns casos, dores de cabeça e insônia podem surgir.
5 dicas simples para limpar os intestinos em casa
Para limpar os intestinos em casa é muito importante atender a essas simples recomendações que ajudarão você a fazer uma limpeza saudável e efetiva:
- Aumente o consumo de água: uma limpeza dos intestinos pode causar desidratação, portanto, é muito importante aumentar o consumo de água. Consumir muita água o ajudará a se manter hidratado e também contribuirá para a expulsão das toxinas e dos rejeitos fecais acumulados nestes órgãos. Para potencializar seus efeitos é recomendável tomar água morna com limão.
- Alimentação: enquanto estiver realizando uma limpeza do cólon o ideal é se submeter a uma dieta leve que inclua uma boa quantidade de verduras e sucos de frutas, entre outros alimentos leves. Deve-se evitar comer em excesso, já que isso sobrecarregará o intestino e interferirá no processo de limpeza. O recomendável é consumir caldos e sopas de verduras para repor o corpo com eletrólitos.
- Vitaminas e suplementos: a limpeza dos intestinos pode causar perda temporal de nutrientes vitais e suplementos. Se possível, compense essa perda consumindo vitaminas de origem natural e suplementos. Aumente o consumo de vitamina C, já que ela ajudará a fortalecer o sistema imunológico.
- Consumir mais probióticos: é muito importante consumir alimentos probióticos enquanto fizer uma limpeza do cólon, pois nesse processo as bactérias úteis podem ser eliminadas junto com as bactérias ruins. O consumo de probióticos pode ajudar a compensar essa perda e oferecer bactérias boas aos intestinos.
- Banho de desintoxicação: outra coisa que pode complementar o processo de depuração dos intestinos é um banho preparado com ervas medicinais e água, que ajudará a eliminar as toxinas através da pele. O ideal é ferver as ervas em água e depois se envolver com um pano para inalar o vapor durante alguns minutos.
Suco para purificar os intestinos
Esse poderoso suco é ideal para limpar os intestinos e estimular a eliminação de todas as toxinas que o corpo não precisa.
É feito com morango, abacaxi e salsa, que se caracterizam por suas propriedades depurativas e digestivas, as quais ajudam a combater a prisão de ventre, diminuem inflamações intestinais, combatem as flatulências e, em geral, ajudam a limpar o tubo digestivo.
Ingredientes
- 1/2 xícara de morangos picados.
- 2 rodelas de abacaxi picado.
- 1 raminho e salsa picada.
- 1 xícara de água natural ou mineral.
Como preparar?
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador, bata-os e sirva. O ideal é consumir o suco com o café da manhã e antes das refeições principais.
Descubra: 3 cafés da manhã que fortalecem as defesas naturais
Infusões
Se você preferir depurar os intestinos consumindo infusões, recomendamos preparar uma infusão de alcachofra ou uma de cardo mariano. Ambas possuem propriedades depurativas, que estimulam a eliminação de toxinas e líquidos acumulados no organismo.
Pimenta-caiena
A pimenta-caiena tem propriedades depurativas que podem contribuir para a limpeza intestinal. O ideal é consumi-la com vitaminas naturais e suco de limão, várias vezes ao dia.
Descubra: Como acelerar o metabolismo com o chá verde e a pimenta-caiena
Algas
A casca da zaragotona (Plantago psyllium) e da alga espirulina têm o poder de absorver e eliminar todas as toxinas que se encontram acumuladas nos intestinos.
Ambas formam um gel que ajuda a lubrificar as fezes e são ideais para combater problemas de prisão de ventre, de cólon irritável e de intestino preso, dentre outros.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.