Lesão do ligamento cruzado anterior: principais causas e tratamentos

A lesão do ligamento cruzado anterior provoca dor, impotência funcional e muitas vezes exige reabilitação. Explicaremos por que ela ocorre e como é tratada.
Lesão do ligamento cruzado anterior: principais causas e tratamentos
Leonardo Biolatto

Escrito e verificado por o médico Leonardo Biolatto.

Última atualização: 11 junho, 2022

Uma lesão do ligamento cruzado anterior é um entorse ou ruptura do ligamento cruzado anterior, uma estrutura que faz parte da articulação do joelho. De fato, essa é uma das lesões mais frequentes em atletas.

Por exemplo, ela é muito comum em jogadores de futebol ou basquete. O problema não é apenas sua frequência, mas também o fato de que a lesão do ligamento cruzado anterior pode ser difícil de tratar.

Em alguns casos, exige até cirurgia. Por isso, neste artigo explicaremos tudo o que você precisa saber sobre essa lesão: como ela ocorre e quais são as opções de tratamento existentes.

Em que consiste uma lesão do ligamento cruzado anterior?

Antes de explicar a lesão do ligamento cruzado anterior, é essencial saber em que ela consiste. Trata-se de um ligamento que percorre o centro do joelho de forma diagonal. Ou seja, está localizado dentro da articulação. Ele une o fêmur com a tíbia.

Seu nome deriva do fato dele cruzar, formando um X, com o chamado ligamento cruzado posterior. Como explica um artigo publicado na Ortho Info, ambos são responsáveis por controlar o movimento do joelho para trás e para frente.

Uma lesão do ligamento cruzado anterior ocorre quando essa estrutura é torcida ou deslocada. Geralmente isso acontece durante certas práticas esportivas que provocam muito impacto nessa articulação, por exemplo o esqui ou futebol.

Quais são os sintomas associados?

A lesão do ligamento cruzado anterior acontece de forma abrupta. Muitas pessoas relatam que, quando isso ocorre, elas sentem ou percebem um estalo agudo no joelho. Além disso, a lesão é muito dolorosa, geralmente tornando quase impossível continuar com o movimento ou atividade.

O joelho muitas vezes fica instável, então até andar pode ser difícil. Além disso, a amplitude de movimento da perna é perdida. Também é comum que apareça um inchaço perceptível na articulação.

Causas de lesão do ligamento cruzado anterior

Como acabamos de observar, a lesão do ligamento cruzado anterior tende a ocorrer durante a prática de atividades esportivas. O que acontece é que a estrutura é estirada além da sua capacidade, e isso produz uma ruptura parcial ou total de seu tecido.

Isso ocorre ao tentar girar com o pé no chão ou ao cair após um pulo com a perna em uma posição ruim. Também é comum quando, durante a corrida, muda-se de direção abruptamente ao mesmo tempo em que se diminui a velocidade.

Outra causa comum é um trauma. Por exemplo, esta é uma das principais etiologias nos esportes de contato, como futebol americano ou rugby.

Dor no joelho em jogadores de futebol devido à lesão do ligamento cruzado anterior.
No futebol essa é uma lesão frequente devido ao tipo de movimento a que o joelho é submetido.

Fatores de risco

Existe uma série de fatores que aumentam o risco desta lesão. O primeiro é participar de atividades esportivas que exijam correr, pular ou movimentos bruscos com os joelhos. Por exemplo, esportes como futebol, basquete, esqui ou rugby.

O risco é ainda maior se forem esportes de contato ou jogados em superfícies com grama artificial. Além disso, as proteções ou equipamentos utilizados são outro fator determinante.

Se o indivíduo não usar calçados adequados, joelheiras ou mesmo esquis bem ajustados, o risco é  muito maior. Por fim, não ter muita força muscular nas pernas pode provocar lesões.

Impacto nos atletas

A lesão do ligamento cruzado anterior pode ter um grande impacto nos atletas. Principalmente nas pessoas que se dedicam exclusivamente ao exercício físico. A razão para isso é que essa pode ser uma lesão complexa de tratar. Em alguns casos, uma recuperação completa não é alcançada.

Como é diagnosticada a lesão do ligamento cruzado anterior?

Para diagnosticar uma lesão do ligamento cruzado anterior, é fundamental que o médico saiba como o acidente ocorreu. Além disso, será necessário fazer um exame minucioso no joelho para verificar a mobilidade, sensibilidade e se existe uma inflamação.

Embora em alguns casos isso geralmente seja suficiente, exames complementares costumam ser usados para descartar outras lesões ou verificar a gravidade do quadro. Um dos mais prescritos é a radiografia. Com ela é possível observar se existe alguma fratura óssea associada.

A ressonância magnética também é usada. Ao contrário do que acontece com a radiografia, ela permite ver os tecidos moles do corpo. É por isso que danos aos ligamentos ou cartilagens podem ser identificados.

Tratamentos disponíveis para a lesão

A lesão do ligamento cruzado anterior geralmente é tratada como uma emergência, devido à dor e perda de mobilidade. Como explicam os artigos científicos, é imprescindível a realização de técnicas de primeiros socorros quando isso ocorre.

O chamado método RICE é usado. São siglas que significam descanso, gelo, compressão do joelho e elevação do mesmo. A compressão geralmente é feita com uma banda elástica para dar estabilidade à articulação.

É preciso evitar mover muito a perna até o atendimento médico. Uma vez feito o diagnóstico, a abordagem pode ser apenas médica ou combinada com uma cirurgia. Detalharemos isso nas seções a seguir.

Tratamento médico

Na maioria dos casos, o tratamento médico adicionado aos primeiros socorros que acabamos de explicar são suficientes. O ideal é colocar gelo no joelho a cada duas horas por cerca de vinte minutos de cada vez. Com isso é feita a tentativa de reduzir a inflamação.

Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno, também são recomendados. A reabilitação física é outro dos pilares fundamentais do tratamento.

Essa reabilitação deve ser realizada com a supervisão de um fisioterapeuta, através de exercícios que buscam recuperar a mobilidade do joelho e fortalecer os músculos adjacentes. Isso pode ajudar a melhorar significativamente a lesão, especialmente em pessoas que não praticam esportes de forma profissional.

Tratamento cirúrgico

O tratamento médico pode não ser suficiente para alcançar a recuperação completa da lesão da LCA. Como explicam os especialistas da Clínica Mayo, a cirurgia pode ser necessária se houver algum outro ligamento ou menisco afetado.

Ela também é indicada para atletas profissionais ou em pessoas cuja lesão interfira na vida diária. A intervenção consiste na remoção de toda a parte danificada do ligamento.

A reconstrução é feita com um enxerto obtido de um tendão de outra parte do corpo. No entanto, a cirurgia também exige uma reabilitação posterior. Além disso, pode causar desconforto e certas complicações, assim como qualquer outra operação.

Cirurgia no joelho para tratar uma lesão do ligamento cruzado anterior.
A abordagem cirúrgica é necessária em casos graves, nos quais há uma lesão associada à cartilagem articular do joelho.

Recuperação da lesão do ligamento cruzado anterior

A lesão do ligamento cruzado anterior exige um período de recuperação mais ou menos longo. No caso dos atletas, geralmente é recomendado esperar um ano antes de voltar a jogar, para que haja um pouco mais de segurança na recuperação.

Caso contrário, o risco de lesão no mesmo joelho aumenta bastante. No entanto, não existe um prazo exato para a recuperação, pois esse tempo deve ser individualizado.

Os médicos e fisioterapeutas devem fazer uma avaliação para verificar o estado da articulação, sua força e estabilidade.

A lesão do ligamento cruzado anterior é muito comum

O que devemos ter em mente é que essa lesão tem uma incidência muito alta, principalmente em determinados esportes. Por isso é essencial ter um cuidado especial em atividades como futebol, esqui ou basquete.

Além disso, é importante sempre consultar um médico rapidamente em caso de suspeita dessa lesão. A abordagem imediata deve ser individualizada, assim como o tempo de recuperação e reabilitação.

Pode interessar a você...
Fortalecimento de tendões e ligamentos  do joelho
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Fortalecimento de tendões e ligamentos  do joelho

Para fortalecer tendões e ligamentos do joelho existem inúmeras soluções naturais. Experimente aquela que se adeque melhor as suas necessidades.



  • Lesión del ligamento cruzado anterior – Diagnóstico y tratamiento – Mayo Clinic. (n.d.). Retrieved March 22, 2021, from https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/acl-injury/diagnosis-treatment/drc-20350744
  • Forriol, F., A. Maestro, and J. Vaquero. “El ligamento cruzado anterior: morfología y función.” Trauma Fund MAPFRE 19.1 (2008): 7-18.
  • Hernández, V. Paredes, S. Martos Varela, and B. Romero Moraleda. “Propuesta de readaptación para la rotura del ligamento cruzado anterior en fútbol.” Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte/International Journal of Medicine and Science of Physical Activity and Sport 11.43 (2011): 573-591.
  • Alanís-Blancas, Luis Manuel, Paola Zamora-Muñoz, and Ángel Cruz-Miranda. “Ruptura de ligamento cruzado anterior en mujeres deportistas.” Anales Médicos de la Asociación Médica del Centro Médico ABC 57.2 (2012): 93-97.
  • Hernández, G. López, et al. “Protocolo cinético en la rotura del ligamento cruzado anterior.” Revista Española de Cirugía Ortopédica y Traumatología 55.1 (2011): 9-18.