6 dicas para lavar o cabelo depois de ir à praia

O sol, a areia e a brisa do mar podem afetar a saúde e a aparência dos cabelos. Como neutralizar estes efeitos? Descubra algumas dicas.
6 dicas para lavar o cabelo depois de ir à praia

Última atualização: 15 Outubro, 2021

A praia é um dos locais mais procurados para passar férias ou um dia de diversão. O clima ameno, a imensidão do mar, junto com deliciosos drinks e pratos, permitem passar momentos inesquecíveis. No entanto, os raios solares, a salinidade da água e a brisa do mar afetam a saúde dos cabelos. Você sabe como lavar o cabelo depois de ir à praia?

Após o contato com o mar e a areia, os cabelos tendem a ficar ásperos, secos e sem brilho. Para minimizar esses efeitos, é aconselhável fazer uma boa lavagem. Aqui estão algumas dicas para fazer isso corretamente. Coloque-as em prática!

Como lavar o cabelo depois de ir à praia?

Existem medidas que você deve tomar antes, durante e depois de um dia na praia para proteger os cabelos. A hidratação e o uso do protetor térmico não devem ser omitidos. Dito isso, aqui estão algumas etapas para higienizar seu cabelo e remover as impurezas da brisa do mar.

1. Use o xampu certo

Para esses casos especiais, experimente trocar o seu xampu e condicionador normais por um para cabelos danificados. Eles têm uma composição que ajuda a nutrir o couro cabeludo e revitalizar os fios. Dessa forma, você evitará a desidratação e a quebra.

Mulher lavando o cabelo
Uma fórmula de xampu para cabelos danificados é a melhor opção para a lavagem após a praia.

2. Lave todos os dias

Se você vai passar vários dias imerso na piscina ou no mar, você deve ignorar a recomendação de lavar o cabelo em dias alternados. Nesse caso, uma lavagem completa diária é o ideal. A razão? Os vestígios de cloro, sal e areia ficam emaranhados no cabelo, prejudicando a sua aparência.

3. Cuide da temperatura da água

Evite tomar banho com água muito fria ou muito quente, pois isso pode prejudicar o resultado final. É aconselhável usar água morna. A temperatura é importante para facilitar o processo de remoção de oleosidade e sujeira, sem o uso excessivo de xampu.

4. Massageie com firmeza

Massageie com firmeza, mas observe a intensidade. Mais forte não significa que os efeitos do xampu ou do condicionarão funcionarão melhor. Pelo contrário, fazê-lo com muita força ativará as glândulas sebáceas na região, o que se traduz em um cabelo mais oleoso.

Em vez disso, esfregue o couro cabeludo em movimentos circulares suaves, levando a espuma até as áreas superior e inferior do cabelo. Estes últimos não geram gordura, então a espuma será suficiente para higienizá-los. Esfregue essas áreas na direção do crescimento do cabelo, não o contrário.

5. Não seque o cabelo ao ar livre

Por mais tentador que seja, deixar o cabelo secar ao ar livre pode comprometer a elasticidade e a coesão das fibras. Quanto mais tempo o cabelo se mantém úmido, mais sua membrana celular fica comprometida. Nesse sentido, usar um secador de cabelo a 15 centímetros da cabeça é suficiente. Não se esqueça de aplicar protetor térmico.

6. Evite dormir com o cabelo molhado

Depois de lavar os cabelos com os produtos adequados, deve-se secar bem, principalmente na hora de dormir. Dormir com o cabelo molhado pode causar fungos como os que provocam a caspa.

Como hidratar o cabelo depois de ir à praia?

A composição da água do mar pode trazer à tona a pior versão dos seus cabelos. Por quê Simples, causa ressecamento e fraqueza, principalmente se houver enfraquecimento da base. Portanto, o ideal é colocar em prática o seguinte:

  • Prepare o seu cabelo para a mudança do tempo alguns dias antes de iniciar a sua ida à praia. Você pode fazer isso aplicando óleos e cremes hidratantes.
  • Lave o cabelo com água doce sempre que sair da piscina ou do mar. Isso ajudará a evitar que a integridade do cabelo seja seriamente comprometida.
  • Use um produto para o cabelo que contenha proteção UV. Você deve reaplicá-lo toda vez que sair da água.
  • Assim que chegar em casa ou onde estiver hospedado, enxágue bem o cabelo. Em seguida, seque bem e aplique um produto oleoso. Este último pode ser abacate, um tratamento com óleo e semelhantes.
Como hidratar o cabelo depois de ir à praia?
Óleos e produtos oleosos como o abacate podem ajudar a nutrir os cabelos danificados pelas condições climáticas na praia.

Aplicar máscaras hidratantes duas vezes por semana

As máscaras hidratantes não substituem o condicionador ou outros produtos para os cabelos. Ainda assim, são um complemento para trazer os cabelos danificados de volta à vida. Portanto, após lavar o cabelo depois de ir à praia, faça o seguinte:

  • Azeite e aloe vera. Despeje 5 colheres de sopa do gel de aloe vera com 2 colheres de sopa de azeite no liquidificador. Bata até a mistura ficar homogênea. Em seguida, aplique o produto nos cabelos limpos. Deixe agir por 30 minutos, enxágue e seque. Após várias aplicações, você notará os cabelos mais sedosos e brilhantes.
  • Mel e ovo. O mel é um hidratante natural. O ovo fornecerá ao cabelo vitaminas e proteínas. Então, bata um ovo inteiro com 2 colheres de sopa de mel. Em seguida, impregne os cabelos com a mistura e deixe agir por 45 minutos. Remova com bastante água e xampu.

Lavar o cabelo depois de ir à praia é fundamental

As condições climáticas da praia afetam inevitavelmente o estado dos cabelos. Portanto, a lavagem após o contato com o mar, a areia e a brisa é fundamental. Certifique-se de usar os produtos corretos e não pule as etapas que recomendamos.

Além disso, tente adotar outras medidas complementares para amenizar os efeitos do sol, como o uso de chapéu e protetor térmico. Se você notar uma desidratação óbvia, recorra a máscaras e óleos.

Pode interessar a você...
O que é um protetor térmico para o cabelo e quando usá-lo?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O que é um protetor térmico para o cabelo e quando usá-lo?

O protetor térmico para o cabelo funciona como uma proteção contra as ferramentas de calor (secador, chapinha, etc). Saiba mais sobre ele!



  • Rudramurthy SM, Honnavar P, Dogra S, Yegneswaran PP, Handa S, Chakrabarti A. Association of Malassezia species with dandruff. Indian J Med Res. 2014;139(3):431-437.
  • Srinivasan G, Srinivas CR, Mathew AC, Duraiswami D. Effects of hard water on hair. Int J Trichology. 2013;5(3):137-139. doi:10.4103/0974-7753.125609.
  • Gavazzoni Dias MF. Hair cosmetics: an overview. Int J Trichology. 2015;7(1):2-15. doi:10.4103/0974-7753.153450
  • Ediriweera ER, Premarathna NY. Medicinal and cosmetic uses of Bee’s Honey – A review. Ayu. 2012;33(2):178-182. doi:10.4103/0974-8520.105233