Lambedor de beterraba, um xarope natural

· 26 de outubro de 2013
Os lambedores podem ser feitos a partir de legumes, frutas, verduras e condimentos. Este tipo de xarope é muito comum em cidades do nordeste e do interior do Brasil.

Os lambedores são produzidos a partir de plantas. Em casos de urgência como, por exemplo, as tosses fortes, o lambedor de beterraba é uma solução caseira e natural.

Os lambedores são uma espécie de xarope caseiro. São capazes de aliviar dores, inflamações, extirpar vírus, cansaços, etc..

Lambedor, um xarope natural

Onde encontrar seus ingredientes?

É possível encontrar em hortas nos quintais das casas, nas feiras livres, e diretamente com produtores.

Poder medicinal

As plantas da caatinga podem ser fornecedoras de saúde. Tais medicamentos naturais podem ser utilizados em forma de chás ou de xaropes. Como resultado, é possível gastar menos com medicamentos, uma vez que, por ser possível cultivá-las em casa, temos a medicina popular à disposição.

Desde a antiguidade, o ser humano utiliza lambedores; os remédios caseiros eram transformados em bálsamos terapêuticos, com poder de cura e de alívio.

Benefícios

• Efeito calmante (hortelã);
• Anestésico (hortelã);
Alívio para dores;
• Alívio para gripes e resfriados (beterraba, abacaxi);
Proteção contra a mucosidade nas vias respiratórias (beterraba);
• Alívio para cólicas, gases, etc.

Variações

Existem muitas, dentre as quais podemos citar as de hortelã, de abacaxi, o xarope de gengibre e romã, etc..

Daremos destaque ao lambedor de beterraba. A seguir ensinaremos uma receita prática e falaremos sobre os benefícios que tal produto natural possui.

A beterraba é rica em vitamina C, que tem a função de defender o organismo. Ainda é composta por uma substância denominada antocianina, que aumenta os efeitos da vitamina C. O xarope de beterraba é utilizado para o alívio da tosse.

Além disso, a beterraba ajuda a combater diversas inflamações, a prevenir várias doenças e a aumentar os níveis de colesterol bom.

Leia também: 3 xaropes caseiros para a tosse seca

Receita de lambedor de beterraba
A beterraba é composta por uma substância denominada antocianina, que aumenta os efeitos da vitamina C.

Receita de lambedor de beterraba

Ingredientes

• Uma beterraba
• Duas colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

Em um recipiente vazio e limpo, coloque as beterrabas cortadas em rodelas juntamente com o açúcar. Deixe descansar por 24 horas. Passado este tempo, recolha o xarope que ficou no fundo do recipiente.

Pode te interessar: 7 razões para incluir o suco de beterraba na dieta

Como tomá-lo?

Os adultos devem tomar duas colheres de sopa três vezes ao dia. Já as crianças, uma colher de sopa de uma a duas vezes por dia.

Contraindicação

É contraindicado para diabéticos por conter açúcar e poder aumentar a glicemia no sangue.