O que é o kundalini yoga?

O termo 'kundalini' se refere a uma energia espiritual e cósmica localizada na coluna vertebral.
O que é o kundalini yoga?

Última atualização: 16 Agosto, 2021

O termo kundalini yoga se refere às técnicas psicofísicas associadas à tradição do yoga tântrico originada na Índia.

Assim, esse tipo de yoga se baseia no desenvolvimento da energia kundalini shakti, que, segundo os hindus, é uma força misteriosa que reside no ser humano e deve se unir ao Shiva no chakra coronário (sahasrara), localizado no parte superior da cabeça.

O corpo é composto de sete chakras ou pontos de energia que estão alojados nos olhos e na testa, boca, pescoço, tórax, diafragma, abdômen e pelve. Esses anéis de tensão são os receptores e transmissores da energia vital do corpo. Os chakras são de vital importância, pois representam a consciência vital da nossa vida.

Pode-se dizer que o kundalini yoga é uma cobra que se enrosca em nossa coluna e espera o despertar. A energia kundalini ativa cada um dos chakras que possuímos, desde a pelve até a região do cérebro, expandindo o estado de consciência vital.

O que significa kundalini?

O termo “kundalini” (literalmente “espiral”) se refere a uma energia espiritual e cósmica que supostamente reside na base da coluna vertebral. É considerada uma manifestação da energia mahasakti macrocósmica nas dimensões microcósmicas do corpo humano.

É representado pela imagem de uma cobra adormecida repousando na base da espinha no chakra inferior, enrolada de forma que sua boca sele o canal central que sobe pela coluna.

De alguma forma, o kundalini yoga visa despertar essa força espiritual por meio de práticas espirituais: pressupõe-se que a energia kundalini permita alcançar uma liberação considerada uma forma superior, porque o poder central do corpo é despertado e o corpo é incluído no processo de transformação.

O criador do kundalini yoga

O professor e criador do kundalini yoga foi Yogi Bhajan. Ele dedicou sua vida a promover uma união terrena e espiritual. Ele deixou sua vida na Índia para viajar à Europa e compartilhar sua sabedoria da maneira mais curiosa: em vez de ensinar as pessoas, ele criou os Mestres, e assim garantiu a sobrevivência do kundalini.

Uma das frases Yogi Bahjan que permaneceram para a posteridade é: “Se você não pode ver Deus em tudo que existe, você não será capaz de vê-lo em nada.”

Benefícios do kundalini yoga

De acordo com a Yogateca, mais do que benefícios físicos, o kundalini yoga visa desenvolver a intuição e despertar a consciência trazendo calma mental, consciência espiritual e promovendo o fluxo de energia (Kundalini Shakti) por toda a coluna vertebral e pelo resto do corpo.

Assim, ainda que você já faça exercícios físicos regularmente, também será capaz de promover a autoconsciência e desenvolver uma consciência superior.

As aulas de kundalini yoga são divididas em:

  • Aquecimento: fase inicial em que ativamos nosso corpo físico.
  • Canto de Adi Mantra (Ong Namo Guro Dev Namo): nos une espiritualmente às pessoas que praticam yoga em qualquer parte do mundo.
  • Kriya: grupo de exercícios físicos em que diferentes partes do corpo são trabalhadas de forma a alcançar resultados concretos a nível físico e mental.
  • Relaxamento: nesse momento, o corpo assimila as mudanças produzidas pelo kriya.
  • Meditação: ajuda-nos a enfrentar diferentes desafios na vida, segurança, concentração, etc.
  • Entonação do Sol Eterno: canção de bênção que encerra o ciclo.
Pode interessar a você...
Temos que ser flexíveis para poder praticar ioga?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Temos que ser flexíveis para poder praticar ioga?

A ioga não é só realizar uma série de posturas que ajudarão a esticar os músculos. Veja por que não é necessário sermos flexíveis para poder pratic...



  • Jung, Carl Gustav (2015). La psicología del yoga kundalini. Colección Estructuras y procesos. Psicología cognitiva. Edición de Sonu Shamdasani, Madrid: Editorial Trotta.
  • Yogi Bhajan, The Aquarian Teacher, KRI International Teacher Training in Kundalini Yoga as taught by Yogi Bhajan, Kundalini Research Institute, 4th Edition, 2007.
  • Narayan R, Kamat A, Khanolkar M, Kamat S, Desai SR, Dhume RA. (1990) Quantitative Evaluation of Muscle Relaxation Induced by Kundalini Yoga with the Help of EMG Integrator. Indian J Physiol Pharmacol. Oct 1990.