Kombucha: o que é, para que serve e como preparar

A kombucha é uma bebida medicinal que podemos preparar nós mesmos em casa e que oferece diversas e valiosas propriedades benéficas para o organismo.

A kombucha é consumida em muitos países asiáticos há milhares de anos. Atualmente ganhou popularidade por seu alto teor de probióticos e por desintoxicar o organismo e fortalecer o sistema imunológico.

  • A kombucha consiste em um chá fermentado com espécies de fungos e bactérias. Estes fungos e bactérias geram gás carbônico, glicose e álcool etílico.
  • Tais componentes se unem na superfície do chá formando uma massa gelatinosa de cor creme e castanho.
  • As bactérias e fungos que são usados podem variar, dependendo do tipo de chá e do tempo de preparo.

Como preparar a kombucha?

Como preparar kombucha?

Ingredientes

  • 4 xícaras de água (1 L)
  • 3 colheres de sopa de açúcar de panela ou mascavo (70 g). Também pode usar açúcar orgânico
  • 1 fungo de kombucha
  • 6 bolsas de chá (verde, preto ou branco orgânicos) (60 g)
  • ½ xícara de líquido iniciador de kombucha (125 ml)

Nota: o líquido iniciador normalmente sobra de uma kombucha anterior. Se não o conseguir, use 1 ¼  de xícara (312 ml) de vinagre branco destilado ou vinagre de cidra de maçã pasteurizado.

Utensílios

  • Uma jarra de vidro para o preparo
  • Um pedaço de tecido ou toalha
  • Um elástico de borracha
  • Uma colher de sopa de material não metálico (barro ou madeira)
  • Um coador
  • Um canudo

O que fazer?

É importante ter em conta que o cultivo de bactérias e fungos que se formará no chá pode ser contaminado por agentes perigosos para a saúde, os quais se encontram presentes no ambiente no momento do preparo.

Portanto, deve-se desinfetar por completo a cozinha e lavar muito bem os utensílios que serão usados com bastante água quente e sabão.

Além disso, lembre-se de lavar muito bem as mãos.

Infusão do chá

Processo para preparar kombucha em casa

Esquente a água e, quando ferver, adicione o chá. O tempo de duração dependerá do chá usado:

  • Chá verde: 5 minutos
  • Chá vermelho: 7 minutos
  • Chá preto: 10 minutos

Quanto maior o tempo de repouso, mais carregado e mais amargo será o chá obtido. Também quanto melhor for a qualidade do chá usado, menos temperatura a água precisará.

Adoçar a infusão

  • Adicione o adoçante que escolher (açúcar mascavo ou qualquer outro) e mexa com uma colher.
  • Assegure-se de que fique dissolvido por completo.
  • A seguir, desligue o fogo e deixe repousar durante 4 horas até alcançar uma temperatura ambiente.

Acomodar a kombucha

Garrafas de kombucha

  • Com uma peneira, coe a infusão sobre a jarra de vidro onde se fermentará a kombucha.
  • A seguir, adicione o cultivo de kombucha e o líquido iniciador.

Fermentação e garrafa

Cubra o frasco com uma toalha limpa ou um pedaço de tecido e feche-o com um elástico de borracha.

A seguir, armazene a jarra com o chá em um lugar que não receba luz solar durante um período de 7 a 14 dias. Quando mais tempo ficar em repouso, mais amargo e carregado será o sabor do chá.

Prove para saber se está pronto

Preparando kombucha

Você pode começar a experimentar depois de 5 dias. Quando estiver pronto, você sentirá um sabor ácido.

  • Para fazer isso, introduza um canudo limpo sem danificar o fungo que se formou na superfície do recipiente.
  • Tampe a abertura do canudo e, depois de retirá-lo, solte o líquido em outro recipiente.
  • Se estiver muito doce, tampe novamente e deixe repousar mais uma vez.
  • Se o sabor ficar amargo, significa que o processo deu errado, mas não se preocupe, já que você pode usá-lo como vinagre em suas saladas.

Tomar a kombucha e reciclar o novo fungo

Comece tomando ¼ de xícara (62 ml) de kombucha pela manhã. Conforme passarem as semanas e seu organismo se adaptar ao consumo do chá, você poderá aumentar gradualmente a quantidade de ingestão.

Lembre-se de guardar pelo menos 10% do chá (como líquido iniciador) e o fungo que se formou na superfície como ingredientes para a próxima vez em que preparar kombucha.

Propriedades benéficas da kombucha!

Benefícios da kombucha

  • É boa para seus ossos: fortalece as cartilagens, por isso é recomendável para pessoas que sofrem de artrite.
  • Melhora a digestão e combate o mal-estar gastrointestinal, já que estimula o metabolismo.
  • Alivia a dor da enxaqueca.
  • Promove a regeneração celular. Pode ser usada para tratar doenças degenerativas. Também é muito benéfica para a saúde do cabelo.
  • Desintoxica o organismo graças ao seu teor de ácidos orgânicos, os quais também ajudam a circulação do sangue.
  • É rica em vitaminas e minerais primordiais para o bom funcionamento do sistema nervoso e muscular.
  • Por ser feita à base de chá preto, contém cafeína em pequenas quantidades, por isso estimula o sistema nervoso central.
  • Aumenta as defesas do corpo.
  • Regula o colesterol.
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