Kit de maquiagem para todas as ocasiões: elementos básicos

A cosmética se tornou um mercado muito diversificado. No entanto, é necessário filtrar e encontrar os produtos que melhor se adequam à sua rotina de maquiagem.
Kit de maquiagem para todas as ocasiões: elementos básicos

Última atualização: 29 maio, 2022

A maquiagem e suas diversas técnicas estão atraindo cada vez mais a atenção dos adeptos da beleza e cuidados pessoais. Embora existam produtos incríveis, recomendamos escolher os que compõem um kit básico de maquiagem para todas as ocasiões.

Se você é iniciante no assunto, esse é o momento certo para conhecer os produtos que realçarão a sua beleza de forma prática. E se você não souber por onde começar, a seguir mostramos alguns itens essenciais para dar ao seu rosto o que ele precisa.

Além disso, cabe notar que homens e mulheres podem recorrer a um bom kit básico de maquiagem para melhorar sua imagem pessoal através de bases e corretivos. Continue lendo e descubra quais são esses produtos ideais.

O que devo ter no meu kit básico de maquiagem?

Trazemos uma seleção de produtos que são essenciais em um kit de maquiagem, pois eles se adaptam a qualquer ocasião. No entanto, a decisão da quantidade e qualidade depende do seu gosto pessoal.

1. Primer ou pré-base

Antes de aplicar a base, esse tipo de produto prepara a pele e a hidrata. Uma de suas grandes vantagens é que eles prolongam a duração da maquiagem.

2. Base

O acabamento natural funciona bem para uso diário; portanto, uma base com textura leve e no mesmo tom da pele irá camuflá-la e mostrar uma aparência mais perfeita ou fresca. A base é e sempre será um dos produtos essenciais para um kit básico de maquiagem.

Para quem deseja cobrir as imperfeições, existem os chamados BB creams ou bases, que oferecem uma cobertura maior.

3. Corretivo

Eles estão disponíveis em formato de creme ou líquido. Inclusive nas cores verde, rosa e amarelo. Cada um é responsável por cobrir as diversas imperfeições da pele que podem ser desde manchas até cicatrizes de acne.

Com este produto você pode reduzir as temidas olheiras, e dar uma melhor aparência às linhas finas do queixo.

4. Paleta de Sombras

Já sabemos que existem centenas de cores e variedades, no entanto, é aconselhável ter uma paleta de cores básicas e neutras, que possam ser usadas a qualquer hora do dia. Bronzes, marrons, cinzas e nude são tons mais fáceis de misturar.

5. Blush

Este item geralmente tem uma grande variedade de tons para se adequar a cada tipo de pele. Hoje em dia eles costumam ser aplicados acompanhados de um iluminador e até de um bronzer. Isso dá um efeito de diminuição quando aplicado nas bochechas e têmporas externas.

4. Batom

Atenção: o nude e o vermelho são as cores mais versáteis para realçar os lábios, tanto de dia como de noite. Um dos truques é escolher um tom de batom duas vezes mais escuro que o tom natural dos lábios.

Batons para o kit básico de maquiagem.
Ter um batom no kit básico de maquiagem é fundamental, embora você não deva abusar das cores: dois tons acima é o suficiente.

5. Rímel

Antes de adquirir este produto, é preciso ter em mente qual o volume que se deseja atingir, bem como a cor que melhor combina com o tom dos seus olhos. Lembre-se que o tipo de pincel faz uma grande diferença.

6. Sobrancelhas

As sobrancelhas costumam emoldurar o rosto, mais um motivo para dar destaque a elas na hora de aplicar a maquiagem. As pomadas são ideais quando acompanhadas de ferramentas de aplicação como um pincel, mas os produtos de rímel se tornam uma ótima opção para quem tem sobrancelhas grossas.

7. Delineador

Se existe um produto que ganhou destaque, é esse. O eyeliner já não acompanha apenas os looks mais atraentes em uma balada; agora está presente como um item básico da necessaire. Seja ele líquido, em lápis ou creme, o segredo é praticar com qual deles você desenha melhor.

8. Espelho

Quanto menor e mais prático, melhor. Um espelho compacto caracteriza-se por ter uma forma cosmética que facilita o transporte na sua bolsa de maquiagem. Procure um que seja de dupla face; uma com ampliação e a outra normal.

9. Conjunto de pincéis

A escolha certa é comprar um jogo de qualidade; desta forma, eles irão espalhar melhor o produto, sem desperdiçá-lo. A isto também deve ser somada uma esponja que ajuda a misturar melhor as bases na pele.

Se o seu orçamento não permitir, compre uma esponja redonda grande para o blush e um pincel plano e outro de precisão para aplicar as sombras.

Itens de maquiagem.
A criação de um kit básico de maquiagem deve se concentrar em não ocupar muito espaço para garantir um fácil transporte.

10. Apontador

Lápis afiado sempre. Este é o principal objetivo deste pequeno objeto que geralmente vem com dois orifícios. Basta adquirir um produto que não quebre as pontas, pois senão você acabará esgotando o lápis cada vez que o usar.

11. Lenços de papel ou cotonetes

Seja corrigindo erros ou limpando as suas ferramentas, esses dois produtos complementam qualquer kit básico de maquiagem.

12. Curvador de cílios

Se o objetivo é destacar o visual delas, não hesite em comprar este item. Neste caso o que você procura é um modelador profissional, de preferência de aço e que não quebre os cílios.

Kit básico de maquiagem para o dia a dia

Se você desejar um produto específico que não foi mencionado, basta adicioná-lo ao seu kit básico de maquiagem sem nenhum problema. Lembre-se que o mais importante é conhecer as necessidades de cada pessoa, assim como escolher produtos de qualidade e adequados para cada tipo de pele. Se for um investimento pequeno, existem paletas no mercado que incluem sombras, blushes e iluminadores no mesmo pacote.

Agora que você já sabe tudo, comece fazendo uma lista dos seus produtos favoritos e, se for às compras, não se esqueça de conferir as avaliações para escolher a marca que mais combina com você.

Pode interessar a você...
4 dicas para prolongar a vida útil da maquiagem
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 dicas para prolongar a vida útil da maquiagem

Esqueça truques duvidosos e infundados sobre como prolongar a vida útil da sua maquiagem. É melhor que você siga as recomendações do fabricante.



    • Dulce Rivera Chino. Maquillaje y caracterización [Internet]. México: Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo; 2020 [revisado; 26 febrero de 2021]. Disponible en: https://repository.uaeh.edu.mx/revistas/index.php/ia/article/download/612/4386?inline=1
    • Bonet, R. A. M. O. N., and A. N. T. O. N. I. E. T. A. Garrote. “Cosmética labial.” Offarm 3 (2007): 26.
    • Eulalia Mateu. Beneficios e indicaciones del maquillaje corrector [Internet]. España: El Farmaceútico; 2019 [revisado; 26 febrero de 2021]. Disponible en: elfarmaceutico.es/index.php/profesion/item/10364-beneficios-e-indicaciones-del-maquillaje-corrector#.YDl5SekzbVp