Jennifer Aniston fala sobre suas tentativas fracassadas de fertilização in vitro e como elas a tornaram mais forte

A famosa atriz Jennifer Aniston confessou recentemente que tentou ser mãe por meio da fertilização in vitro, sem conseguir seu objetivo. O que ela aprendeu com o processo?
Jennifer Aniston fala sobre suas tentativas fracassadas de fertilização in vitro e como elas a tornaram mais forte
Leidy Mora Molina

Revisado e aprovado por a enfermeira Leidy Mora Molina.

Última atualização: 14 fevereiro, 2023

A confissão mais recente de Jennifer Aniston deixou seus seguidores sem palavras. A famosa atriz comentou que passou por vários processos de fertilização in vitro para se tornar mãe. No entanto, ele não alcançou seu objetivo. Apesar disso, a mulher expressou que essa situação a fortaleceu.

A notícia chega após décadas de especulação de que a intérprete dos maiores sucessos não queria ser mãe. Continue lendo para saber mais sobre essa história e a grande lição que ela nos deixa.

Jennifer Aniston abriu o jogo sobre seu desejo de ser mãe

Jennifer Aniston teve grandes sucessos ao longo de sua carreira de atriz. Apesar de seu talento comprovado, ela sempre esteve na boca de quem a criticava por não ser mãe, levantando várias teorias a respeito. Recentemente, ela confessou em uma entrevista que tentou engravidar em várias ocasiões. Ela até tentou fertilização in vitro (FIV), mas não teve sucesso.

Embora essa afirmação tenha sido uma bomba, o protagonista de comédias como Friends foi além e deixou uma ótima reflexão. Durante seu discurso, ele também falou sobre o custo emocionalmente doloroso que essas tentativas fracassadas deixaram para ela.

“Foi realmente difícil. Eu estava passando pela FIV, bebendo chás chineses, etc. Eu estava apostando tudo nisso. Gostaria que alguém me tivesse dito: “Congele seus ovos”. Faça um favor a si mesma. Você simplesmente não pensa sobre isso. Portanto, aqui estou eu hoje. O navio já partiu”.

Jennifer Aniston.
Apesar das especulações infundadas, agora sabemos que a atriz queria ser mãe.

“Eram mentiras”, comentou sobre as especulações

A protagonista do filme Marley e eu aproveitamos para falar sobre a percepção desagradável que o público criava em torno de sua maternidade e de seus casamentos. “Havia uma narrativa de que eu era apenas uma mulher egoísta”, disse ela.

Ela acrescentou que as pessoas pensavam que “eu só me importava com a minha carreira, que era uma mulher seja bem-sucedida e não queria um filho. A razão pela qual meu marido me deixou, por que nos separamos e terminamos nosso casamento, foi porque eu não lhe daria um filho. Essas eram mentiras descaradas. Não tenho nada a esconder agora.”

A atriz fez as pazes consigo mesma

Por fim, Aniston comentou que conseguiu fazer as pazes com sua situação porque isso a tornou uma mulher mais forte. “Não me arrependo de nada. Na verdade, sinto um pouco de alívio agora. Não preciso mais pensar nisso.” Ela conclui que agora tem se dedicado a se fortalecer, ao invés de criticar suas decisões passadas.

Sinto-me melhor sobre quem sou hoje, melhor do que nunca quando tinha 20, 30 ou 40 anos. Precisamos parar de dizer coisas ruins para nós mesmos.[/atomik – citação]

Fertilização in vitro.
O processo de fertilização in vitro não é o mesmo para todas as mulheres e a taxa de sucesso é geralmente em torno de 25%.

O que é FIV?

Conforme explicado pela Mayo Clinic, a fertilização in vitro (FIV) é uma série de procedimentos complexos usados para melhorar a fertilidade ou prevenir problemas genéticos e para auxiliar na concepção de uma criança. Seu sucesso depende de fatores como os seguintes:

Este processo é tão complexo que tem uma taxa de sucesso de 20-25% por ciclo. Para mulheres com mais de 35 anos, as chances caem ainda mais.

Alguns de seus efeitos colaterais e indesejados são os seguintes:

  • Síndrome de hiperestimulação.
  • Gravidezes múltiplas.
  • Defeitos de nascença.

Além da frustração das mulheres que não conseguem conceber um bebê e dos efeitos hormonais causados em seus corpos, estudos indicam que, à medida que as técnicas de fertilização in vitro se tornaram mais populares, esses riscos aumentaram. De qualquer forma, atualmente, técnicas e procedimentos estão sendo aplicados para reduzi-los.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.