Ioga infantil: grandes benefícios para o seu filho

25 de setembro de 2019
A ioga promove valores fantásticos. Em uma aula de ioga infantil se respira paz e alegria. É um ambiente paciente que gera um clima de respeito, amizade, tolerância e generosidade.

Um dos grandes benefícios da ioga infantil está no fato de que ela realmente contribui para o bem-estar físico e psicológico dos pequenos da casa. É necessário ter paciência e perseverança para incorporar as crianças nessas práticas e alcançar o equilíbrio necessário.

Nesses casos, o instrutor desempenha um papel importante, já que deve usar as ferramentas apropriadas para manter as crianças motivadas durante os exercícios. Para isso, é necessário ser criativo, enérgico e alegre. Deve aproveitar essa atividade com eles e fazê-los sentir que todo mundo é um ser maravilhoso.

A ioga é um estilo de vida que contribui significativamente para o equilíbrio mental e a autoestima. Assim, aumenta a concentração e exercita a memória. Também apoia o crescimento pessoal. Tudo isso permite que aquele que a pratica descubra seu potencial, libertando-se de pensamentos e emoções negativas.

Grandes benefícios da ioga infantil

Crianças praticando yoga

A palavra ioga vem do sânscrito e significa unir (corpo, mente e alma). Os benefícios da ioga são muito importantes no campo da saúde física e mental. Em seguida, mencionamos alguns.

1. Aumento da autoestima

Ao praticar ioga constantemente, a criança descobrirá seu espaço interior, o que lhe permitirá conhecer-se melhor e mudar à medida que evolui. Além disso, aprenderá a se conectar com o aqui e o agora. Isso a ajudará a aceitar o presente.

Consequentemente, poderá reduzir a ansiedade e a depressão acumuladas, tanto física quanto mentalmente. Dessa maneira, obterá o empoderamento de situações difíceis e tomará decisões sábias na resolução de cada caso em particular. Tudo isso fortalece a autoconfiança e aumenta sua autoestima.

Descubra também: 9 frases motivadoras para nossos filhos

2. Melhora a concentração

A prática de diferentes posturas melhora a concentração. O tempo gasto em cada posição exige que a pessoa se concentre e se conecte a cada parte do corpo. Dessa forma, pode melhorar a postura e permanecer mais tempo nela.

Portanto, é benéfico para o seu filho, pois ele pode aplicar essa técnica de concentração em todas as atividades rotineiras, tanto em casa quanto na escola. Isso o ajudará a obter grande sucesso em seus resultados.

3. A ioga infantil ajuda no gerenciamento de emoções

Os exercícios de meditação realizados na ioga despertam a consciência, o que é essencial para se libertar de emoções destrutivas como raiva, depressão ou medo, dentre outras.

Nesse sentido, é importante que as crianças cresçam com sentimentos como gratidão, amor e paz. O manuseio das emoções permite que elas mantenham o sistema nervoso relaxado e um estado de tranquilidade. Tudo isso leva à paz em sua consciência e até melhora sua capacidade de dormir à noite.

4. Influencia o sistema imunológico

Crianças praticando ioga infantil

O sistema de cada ser humano está interligado entre corpo, mente e espírito. Assim, se o plano mental é afetado por um problema, ele se reflete no físico; isso também acontece com as condições no nível físico: elas também afetam o nível mental.

Manter esse equilíbrio não é fácil. No entanto, com as práticas constantes da ioga, o sistema imunológico e o sistema muscular são fortalecidos.

5. Mantém flexibilidade e postura

Outro benefício de incluir a ioga como rotina diária é que ela ajuda a fortalecer o corpo, mantendo-o flexível e saudável. As posturas, inspiradas em elementos da natureza como, por exemplo, animais ou plantas, proporcionam às crianças uma conexão direta com seu corpo.

Leia este artigo: Aumente a flexibilidade dos músculos

6. A ioga infantil cria hábitos saudáveis nas crianças

A ioga infantil é uma maneira de ensinar a prática de hábitos saudáveis ​​desde a infância. Por um lado, as crianças aprenderão a ter um estilo de vida mais ativo, afastando problemas como, por exemplo, sobrepeso e obesidade.

Por outro lado, ao gerenciar suas emoções, elas reduzirão as birras e os problemas associados ao estresse. Como nos adultos, a ioga infantil equilibra corpo e mente.

Conclusões

Na sociedade em que vivemos hoje, a tensão predomina. Por isso, te recomendamos que você inicie seu filho desde tenra idade na prática da ioga. Com o tempo, você poderá ver os grandes benefícios da ioga para crianças. Isso reforça seu desenvolvimento e o ajudará a se tornar um adulto com bem-estar físico e emocional.

Por fim, a prática da ioga em crianças as ajuda a se conectar com seu interior, com seu coração; as ensina a amar e aceitar a si mesmas como são.

Não se esqueça que o mais importante é que essa prática seja feita em família, pois os pais são o exemplo de seus filhos. Se o seu filho faz isso isoladamente, os resultados não serão os mesmos.

  • Battle, C. L., Uebelacker, L. A., Magee, S. R., Sutton, K. A., & Miller, I. W. (2015). Potential for prenatal yoga to serve as an intervention to treat depression during pregnancy. Women’s Health Issues. https://doi.org/10.1016/j.whi.2014.12.003
  • Mahrer, A. R., Levinson, J. R., & Fine, S. (1976). Infant psychotherapy: theory, research, and practice. Psychotherapy. https://doi.org/10.1037/h0088326
  • Khalsa, S. B. S., & Butzer, B. (2016). Yoga in school settings: a research review. Annals of the New York Academy of Sciences. https://doi.org/10.1111/nyas.13025