Ioga a dois para fortalecer a relação

29 de junho de 2019
A ioga não oferece benefícios somente a nível individual. Aliás, praticada com o parceiro, translada seus benefícios tanto ao plano físico como psicológico para o casal e para a relação em si.

São muitos os benefícios de praticar ioga. Entretanto, não é obrigatório praticá-lo de forma individual. Pelo contrário, existe também a ioga para casais, uma interessante maneira de fazer algo juntos e aproveitar os benefícios desta disciplina em todos os níveis.

Ioga a dois

Vivemos em uma época de estresse constante. De fato, poucas vezes temos tempo para dedicar a nós mesmos, a nos cuidar e a relaxar. Neste sentido, menos tempo ainda temos para cuidar de nossa relação de casal. Deste modo, vamos acumulando estresse e diferenças, desgastando a relação.

Uma boa ideia para cuidá-la é fazer atividades juntos que possam oferecer benefícios a nível individual e de casal. Neste sentido, a ioga pode chegar a ser uma prática ideal. Aliás, trata-se de uma disciplina que gera benefícios no plano mental e físico.

  • Ajuda a melhorar a saúde mental. A paz interior, a concentração e a relaxação.
  • Por outro lado, brinda também benefícios físicos. A propósito, contribui para melhorar a saúde cardiovascular, a flexibilidade, a fortaleza e a resistência.

Mas, além disso, praticada em parceria, pode fortalecer a relação em muitos sentidos.

Benefícios da ioga a dois

1. Estimula a confiança e o trabalho em equipe

Postura de ioga a dois

Na ioga a dois ambos estarão focados em conseguir a posição adequada trabalhando mutuamente e em equipe.

Cada vez que se realize uma posição será necessário apoiar-se um no outro. Desta maneira, conseguir a posição correta é um trabalho de ambos. Portanto, a ioga em casal ajudará a que os dois se complementem confiando em que a outra pessoa ponha todo o seu apoio e assim, o suporte será de ambos. Finalmente, o objetivo será conseguido a dois.

No âmbito de casal, claro, isto se vê em um exercício de confiança mútua e segurança que pode fortalecer a relação.

Por outro lado, si existem certas diferenças, estas terão que ser deixadas de lado durante a aula de ioga pois os dois terão um objetivo juntos: realizar a postura. Deste modo, será necessário que os dois se relaxem, encontrem, compenetrem e deixem de lado essas diferenças para conseguir o objetivo. Será necessário, portanto, focar em algo positivo, esquecendo, pelo menos momentaneamente, os problemas que os separam.

Isso também pode te interessar: A desconfiança no casal: o que fazer?

2. Melhora a comunicação não verbal

Para fazer ioga a dois é imprescindível a compenetração. Para isso, deve existir comunicação e entendimento. Neste sentido, a ioga ajudará a desenvolver ou potencializar elementos de comunicação não verbal como olhares, gestos etc.

Efetivamente, trata-se de elementos imprescindíveis para poder chegar a essa compenetração necessária nesta disciplina. Aliás, terá também um impacto positivo na vida a dois.

3. Fortalecer vínculos

Ioga a dois fortalece a confiança

Com as técnicas da ioga o casal se sentirá mais unido, favorecendo a comunicação e o contato físico. A relaxação em todos os níveis de cada um durante a sessão de ioga cria um ambiente único e convida, sem dúvidas, a fortalecer os laços entre ambos. De fato, depois da aula de ioga vocês se sentirão relaxados, com mais calma e serenidade e, portanto, com mais empatia.

Neste sentido, o fato de terem chegado juntos a esse estado os fará sentir-se mais unidos. Além disso, os diálogos ou gestos de amor depois das sessões de ioga, neste estado de relaxação mental e físico, serão ideais para fortalecer a relação.

Não deixe de ler também: 7 formas de melhorar a comunicação entre o casal

4. Contato físico

Todos necessitamos o contato físico com as pessoas que queremos. Por isso, a ioga é uma disciplina ideal para casais porque estimula o contato físico em um estado de relaxação mental especial.

Aliás, este contato está baseado na compenetração dos corpos de ambos, o que é necessário para conseguir realizar as diferentes posturas. Deste modo, o objetivo é que esse contato os leve a entender o próprio corpo e o do parceiro, conectando a nível físico.

Estes foram somente quatro dos muitos benefícios que a ioga a dois pode brindar a uma relação. Certamente, há muitos mais. Efetivamente, inclusive os benefícios a nível individual terão efeitos positivos sobre a relação.

Além disso, a ioga é uma disciplina sem limitações, quer dizer, pode ser praticada por qualquer pessoa. Deste modo, não importa a idade que você tiver ou se está em forma ou não. Qualquer casal pode aproveitar os benefícios da ioga a dois e fortalecer desta maneira a sua relação.

  • Ross, A., Friedmann, E., Bevans, M., & Thomas, S. (2013). National survey of yoga practitioners: Mental and physical health benefits. Complementary Therapies in Medicine. https://doi.org/10.1016/j.ctim.2013.04.001
  • Ross, A., & Thomas, S. (2010). The Health Benefits of Yoga and Exercise: A Review of Comparison Studies. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. https://doi.org/10.1089/acm.2009.0044
  • Smith, C., Hancock, H., Blake-Mortimer, J., & Eckert, K. (2007). A randomised comparative trial of yoga and relaxation to reduce stress and anxiety. Complementary Therapies in Medicine. https://doi.org/10.1016/j.ctim.2006.05.001
  • Büssing, A., Michalsen, A., Khalsa, S. B. S., Telles, S., & Sherman, K. J. (2012). Effects of yoga on mental and physical health: A short summary of reviews. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. https://doi.org/10.1155/2012/165410
  • Jayasinghe, S. R. (2004). Yoga in cardiac health (A Review). European Journal of Cardiovascular Prevention & Rehabilitation. https://doi.org/10.1097/00149831-200410000-00002