Por que é importante comer uma pera por dia?

· 11 de junho de 2014
Além do seu alto teor de fibras, ideal para combater a prisão de ventre, as peras são ricas em antioxidantes e vitaminas e podem nos ajudar a prevenir o câncer.

“Estar mais saudável que uma pera”. Com certeza você já deve ter escutado esta expressão. E um dito popular nunca se engana. Hoje falaremos sobre por que é importante comer uma pera por dia.

A pera é, sem dúvida, uma das frutas mais benéficas e saudáveis que existem, um tesouro de refrescantes propriedades que você não pode deixar escapar.

O que você acha se a incluirmos em nossa dieta diária? Você não se arrependerá!

Peras vermelhas, verdes, amarelas… Existem de muitas categorias, e todas são igualmente saudáveis. Fonte de água, fibra, vitaminas e minerais, elas são adequadas para todos os membros da família e um ingrediente ideal para suas sobremesas, sucos e cafés da manhã.

Vamos conhecer mais informações sobre elas.

Benefícios de comer uma pera por dia

Peras-canasta

  • As peras dispõem de vitaminas A, B, C e E, ácido fólico, fibra, potássio, sais minerais, açúcares, iodo, ferro e cálcio. São um complemento vitamínico perfeito para começar o dia, e frequentemente recomendada como uma fruta indispensável para o café da manhã.
  • São antibacterianas graças aos seus taninos e ácido cafeico que nos protegem de infecções e doenças.
  • Combate os radicais livres. Já sabemos que os radicais livres são elementos prejudiciais que atacam nossas células provocando o envelhecimento. As peras são ricas em antioxidantes e, sendo assim mais que perfeitas para manter a nossa juventude. Além disso, é fantástico o seu alto conteúdo de vitamina C, quase 13%, assim como seus valores de vitamina K. Uma fonte ideal para nossa saúde.
  • Cuida do nosso coração. Regula a circulação sanguínea e evita os derrames cerebrais. A fibra presente nas peras, em grandes quantidades, ajuda a eliminar sais biliares e a reduzir o chamado colesterol ruim. E mais, existem vários estudos que dizem que comer uma pera por dia reduz  50% a chance de sofrer um derrame cerebral.

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Mais benefícios de comer uma pera por dia

  • Previne o câncer. Sua alta quantidade de antioxidantes, vitamina C, fibras e seu conteúdo em ácido fólico ideal para a construção celular, as tornam um excelente protetor para vários tipos de câncer. De fato, existem várias pesquisas que falam de como as peras podem ajudar a expulsar as substâncias químicas cancerígenas que se acumulam no cólon. Também é um excelente mediador para as mulheres na idade da menopausa, protegendo-as contra o câncer de mama.
  • Alivia a constipação. Graças ao seu alto teor de fibras e suas propriedades para desintoxicar, são um excelente modo de favorecer nosso intestino e de proteger nossa flora, evitando estes dias que nos custa mais ir ao banheiro.
  • Regula as digestões pesadas. Se você costuma sofrer na hora de fazer a sua digestão, e se sente inchado, pesado e com gases, não hesite em tomar, por exemplo, um suco de pera ou comê-la. Seu conteúdo à base de pectina é muito bom para evitar estes efeitos da má digestão.

Receita do suco de peras

jugo-de-pera

Podemos encontrar peras durante todo o ano, tudo depende do tipo, porém, segundo os especialistas, costumam ser especialmente boas de junho até fevereiro do ano seguinte.

Se você conseguir comprá-las e elas estiverem com um bom preço, recomendamos consumir uma por dia.

Sendo de forma natural, em geleias, no forno ou em suco no seu café da manhã. Aqui vamos oferecer uma receita simples e nutritiva de suco muito benéfico para começar o dia.

O que você precisa?

  • Duas peras
  • Meio copo de água
  • Uma colher de sobremesa de mel
  • Uma colher de sobremesa de suco de limão

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Como preparar?

Primeiro, lave bem as duas peras e descasque. Uma vez prontas, corte-as em duas metades e coloque no liquidificador. Depois de bater as peras, adicione água para que não fique grosso.

Adicione umas gotinhas de suco de limão e a colher de mel para adoçar. Se colocar um cubo de gelo, além de ficar delicioso, ficará refrescante.

  • Wang, H., Cao, G., & Prior, R. L. (1996). Total antioxidant capacity of fruits. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf950579y