Importância da mobilidade articular

De forma geral, não é dada muita importância ao cuidado e promoção da mobilidade articular. As pessoas costumam acreditar que os exercícios musculares são mais importantes, esquecendo do fato de que as articulações e os músculos são interdependentes.
Importância da mobilidade articular

Última atualização: 22 março, 2022

A mobilidade articular é um assunto do qual não se fala tanto, mas é essencial para a saúde. Lembre-se de que as articulações são componentes que funcionam como engrenagens.

No momento da atividade física, não apenas os músculos são exercitados, mas também as articulações. Levar isso em consideração ajuda a promover a mobilidade articular, sem provocar lesões.

Existem alguns pontos do corpo com os quais deve-se ter uma atenção especial. Entre eles o pescoço, tornozelos, ombros e quadris.

O que é mobilidade articular?

A mobilidade articular pode ser definida como a capacidade de movimento de cada articulação. Esse intervalo é medido em graus. O limite são os próprios ossos, a cartilagem, a fáscia ou a massa corporal.

O desempenho físico durante o exercício é determinado pela mobilidade articular, além da força, resistência e velocidade. Quando tal mobilidade é adequada, permite que o corpo suporte movimentos repetitivos e alta cargas sem lesões.

Além de prevenir lesões, a mobilidade articular é um suporte mecânico que permite alcançar uma maior potência física. Apesar de sua importância, muitas vezes ela é negligenciada nas rotinas de exercícios. O ideal é que ela seja exercitada na etapa de preparação ou aquecimento.

Aquecimento e alongamento para mobilidade articular.
O processo de aquecimento feito antes da atividade física e o alongamento no final promovem uma melhor saúde das articulações.

Por que ela é tão importante?

A mobilidade articular afeta os movimentos comuns e o exercício físico. Quando uma articulação não é exercitada por muito tempo, seu alcance é perdido.

Uma mobilidade adequada nas articulações reduz significativamente o risco de lesões. Daí a importância da prática de exercícios para as articulações em crianças e idosos.

Por outro lado, uma boa mobilidade articular afeta outras funções do corpo, como as seguintes:

  • Promove uma boa circulação e aumenta o oxigênio que chega aos tecidos.
  • Ajuda a redistribuir o fluxo sanguíneo corretamente.
  • Promove o bom desenvolvimento dos processos neuromusculares.
  • Ajuda a prevenir dores musculares e esqueléticas.

Deve-se levar em consideração que a maioria das lesões são causadas por movimentos bruscos que comprometem as articulações. Com uma boa mobilidade articular, é menos provável que isso aconteça.

Fatores que afetam a mobilidade articular

Existem vários fatores que podem afetar a mobilidade articular. Nestas condições, o movimento é limitado e há um risco aumentado de lesão.

A seguir estão alguns dos elementos que causam um impacto negativo:

  • Idade: a redução de ácido hialurônico e colágeno que ocorre com a idade influencia negativamente na mobilidade articular.
  • Problemas articulares: doenças como osteoporose, osteoartrite e artrite alteram a condição normal das articulações, provocando dor e rigidez.
  • Lesões: Luxações, fraturas ou outros traumas também afetam os movimentos.

Como melhorar a mobilidade articular?

Tudo o que já foi exposto nos permite entender a importância de cuidar e promover uma boa mobilidade articular. Como fazer isso? O ideal é combinar os exercícios com um estilo de vida saudável.

Alimentação correta

É altamente recomendável manter uma dieta saudável que inclua uma quantidade significativa de elementos como ácido hialurônico, colágeno, zinco, magnésio e vitamina C. A dieta mediterrânea é aconselhável.

Descanso adequado

Dormir o número de horas estipulado é um fator que ajuda a cuidar e regenerar as articulações. O descanso também inclui pausas ativas. Permanecer na mesma posição por muitas horas afeta a amplitude de movimento a longo prazo.

Exercícios de mobilidade articular

O ideal é realizar exercícios de mobilidade articular todos os dias. Apenas cerca de 10 minutos dedicados a esta atividade são suficientes para obter efeitos visíveis.

Quais são os exercícios mais recomendados? Alguns deles são os seguintes:

  • Círculos de ombro: deitado de barriga para baixo, desenhe círculos com os braços sem tocar o chão. Isso ativa os músculos das costas, braços e pernas.
  • Agachamento arqueiro: agachado, estenda uma perna o máximo possível enquanto mantém a outra perna dobrada.
  • Rolar no chão: para este exercício você deve apenas estender o corpo no chão e fazer curvas, mantendo os braços e pernas estendidos.
  • Barra fixa de frente: trata-se de se pendurar em uma barra. Por alguns segundos, faça força nos ombros. Em seguida, relaxe-os.
  • Yoga ou pilates: cerca de 10 minutos por dia de qualquer uma dessas práticas ajuda a manter uma boa saúde das articulações.
Exercícios para mobilidade articular.
Exercícios simples para encaixar em sua rotina diária podem fazer uma diferença positiva na saúde das articulações.

Consulte um médico

É sempre importante consultar um médico para que ele possa oferecer orientações sobre a melhor forma de proteger a mobilidade articular. É importante lembrar que cada pessoa é diferente e pode precisar de soluções diferentes das outras.

Melhores articulações para uma melhor qualidade de vida

O ideal é fazer exercícios de mobilidade articular antes de qualquer rotina de exercícios. Eles fazem parte do estágio de aquecimento e não devem ser ignorados, pois não apenas previnem lesões, mas também melhoram o desempenho.

Em termos gerais, uma boa mobilidade articular maximiza os resultados esportivos. O alongamento passivo não é suficiente; é preciso ir além e realizar movimentos especificamente voltados para preservar ou melhorar a mobilidade das articulações.

Pode interessar a você...
Quais são os alimentos que podem causar a dor articular?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Quais são os alimentos que podem causar a dor articular?

Existem “alimentos” que provocam inflamação e adoecem nosso corpo. Você gostaria de saber o que pode estar causando a dor articular? Saiba mais aqu...



  • Guzmán, S. G. Acciones para Motivar al Adulto Mayor con Afecciones Articulares a la Práctica del Ejercicio Físico.
  • Abal, S. G., & González, M. S. (2018). Eficacia del ácido hialurónico en el tratamiento de las enfermedades articulares. Revista Cubana de Reumatología, 20(3), 100-113.