Importância da cultura do bem-estar nas empresas
Ao longo dos anos e com a alta competitividade no trabalho, diferentes sistemas foram desenvolvidos para melhorar o desempenho no trabalho. A psicologia empresarial aplicada ao bem-estar dos trabalhadores consegue atingir os resultados para que as empresas se consolidem. Apresentamos as vantagens e importância da cultura do bem-estar nas empresas.
Descubra neste artigo por que as empresas mais vanguardistas investem tantos recursos em seus funcionários através de programas de bem-estar, integração social, e um bom ambiente de trabalho. Desta forma, o trabalhador integra-se mais na empresa, e a sente como parte de si mesmo.
O bem-estar nas empresas
Em primeiro lugar, existem mecanismos para identificar o bem-estar nas empresas. Se a empresa ainda é pequena não é necessário contratar auditorias caras. Nem precisa de especialistas para avaliar relatórios sobre o estado emocional dos trabalhadores.
Assim, basta realizar um acompanhamento periódico e levantar resultados e pesquisa, apenas com uma caixa de correio anônima, sobre as preocupações, os gostos, e as opiniões dos funcionários.
Logo, conhecer suas necessidades nos ajudará a conhecer em profundidade a realidade da empresa. E, desta forma, mais decisões participativas podem ser tomadas, incluindo suas aspirações. O motor de uma empresa são seus trabalhadores. Fazê-los se sentirem valorizados torna mais fácil para se identificarem com a marca, e também defendê-la.
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Os incentivos econômicos
Frequentemente, o primeiro ponto que deve ser levado em conta ao escolher um emprego é o salário. Por essa razão é altamente recomendável estabelecer sistemas de incentivo. Quando o trabalhador se esforça e cumpre os objetivos, sabe que sua qualidade de vida melhorará quando tiver um nível econômico mais alto.
Outra forma de incentivo antes dos méritos do trabalhador são os horários. Muitas empresas optam por conceder dias de folga se o desempenho atingir os objetivos acordados. Também nesta mesma linha os dias livres de aniversários, celebrações religiosas, etc… devem ser respeitados.
Embora pareça paradoxal, o desempenho aumenta se o trabalhador estiver bem descansado. As habilidades físicas e mentais são aprimoradas, se a pessoa não estiver sobrecarregada ou estressada.
A área de recursos humanos
O departamento de recursos humanos de uma empresa é responsável pela seleção e contratação de novos funcionários. Também é uma engrenagem para treinamento e gerenciamento de pessoal em muitas áreas, tais como:
- O bem-estar
- O respeito
- A tolerância
- A comunicação entre os setores
Nesse sentido, promover o bem-estar nas empresas requer a criação de uma boa equipe de recursos humanos. Profissionais dinâmicos que estabelecem um contato direto com a realidade e os problemas de cada setor, e têm o poder de resolver qualquer conflito.
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Treinamento e segurança
Às vezes, treinamento e segurança são um avanço que deve ser dado para manter o bem-estar nas empresas. Apostar ou investir em treinamento de pessoal torna a empresa mais competitiva e atualizada. Esforçar-se para se promover e subir de posição dentro da empresa incentiva valores construtivos, como o esforço e a perseverança.
Embora seja verdade que já existe um regulamento sobre a práxis de segurança nas empresas, o fato de cumpri-la proporcionará maior bem-estar ao funcionário. De fato, é muito importante estabelecer diretrizes e acompanhamento com os regulamentos de segurança.
Além disso, estas regras para a prevenção de riscos ocupacionais são baseadas em controles médicos, instruções sobre o manuseio do equipamento, o uso de roupas específicas, etc… Este sistema de trabalho mecaniza o processo produtivo e traz segurança, confiança, e saúde ao trabalhador.
Informação e clareza
Assim também é necessário conhecer o papel que cada pessoa deve desempenhar. Os deveres e obrigações devem ser muito claros para evitar possíveis conflitos. É conveniente dar conhecimento ao empregado de todas as informações que precisa para poder realizar o seu trabalho com eficiência.
Por isso, os períodos de experiência devem refletir a estratégia comercial, o organograma estrutural e, acima de tudo, os valores da empresa.
Um funcionário feliz é mais criativo, executa melhor liderança e negociações, tem menos absenteísmo laboral, e uma vida pessoal mais satisfatória. Além disso, em épocas de pico de desempenho ou crise comercial, o funcionário estará mais comprometido. A empresa conseguirá todo o seu talento e potencial dessa maneira.
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