Ideias criativas para designs de quartos pequenos: aproveite ao máximo o seu espaço
Não há designs chatos para quartos pequenos, apenas ideias sem criatividade. Se você tem poucos metros, não hesite em ler este artigo, pois vamos compartilhar algumas opções que o levarão a melhorar a aparência do seu quarto, por menor que seja.
A dica é otimizar o espaço disponível, escolher os móveis e objetos de decoração certos e destacar os detalhes que dão vida e autenticidade a esse tipo de ambiente.
Projetos de quartos pequenos: 5 ideias criativas
A população mundial continua a crescer, enquanto a disponibilidade de espaços é cada vez menor. Por isso, hoje em dia são comuns os apartamentos com cômodos pequenos, que exigem grandes ideias criativas para tirar o melhor proveito deles em termos de projetos decorativos.
É o seu caso? Se sim, saiba que planejamento é tudo quando se trata de testar projetos em cômodos pequenos, olhar para o espaço vazio e cheio permite que as ideias fluam. Então, a primeira coisa que você deve fazer é medir toda a área de cima para baixo, identificar se o teto é alto ou não e descobrir se existe a possibilidade de dividir o espaço em vários níveis.
Dessa forma, você saberá qual é o melhor tipo de móvel, se é melhor comprá-lo ou encomendá-lo sob medida. Você poderá identificar, rapidamente, se é melhor optar por uma cama baixa ou alta.
Antes de navegar por estas ideias, você deve ler o mapa e traçar a rota! Isso é o que garante o sucesso do design do seu quarto pequeno. A seguir, compartilhamos algumas ideias com você.
1. Destaque os detalhes em um fundo branco
Quando se trata de cômodos pequenos, a gama de cores escolhida para as paredes deve ser bem pensada. Isso porque as tonalidades utilizadas podem fazer com que um espaço pequeno pareça visualmente maior ou até menor.
Sob essa premissa, você deve saber que os tons claros são os mais adequados para adicionar medidores imaginários ao quarto. Em particular, o branco é o rei das cores neutras, que acrescenta profundidade ao espaço e, segundo a teoria das cores, proporciona uma sensação de paz, calma e tranquilidade que não é menor quando se trata de passar grande parte do seu dia em um espaço reduzido.
Assim, opte por pintar o quarto de branco e adicione toques de cor e brilho, a partir dos objetos decorativos. Por exemplo, adicione itens como vasos de plantas, roupas de cama com estampas coloridas ou um tapete em tons vibrantes.
2. Faça da cabeceira o ponto de atração
Falando em agregar pequenos detalhes que dão vida a um quartinho pintado de branco, encontramos a cabeceira. Este elemento é muito útil, pois adiciona conforto ao deitar para fazer uma pausa rápida ou ao estudar.
Esse é justamente um dos fatores que podem ser usados para adicionar cor e torná-lo o foco das atenções. O ideal é mandar fazer uma estrutura à medida, com dois ou três corpos, que inclua uma estante, uma mesinha de cabeceira e uma zona para guardar coisas.
Agora, se o cômodo de que estamos falando é tão pequeno que impede essa ideia de ser aceita, então você pode optar por uma estrutura simples e plana que ocupe o menor espaço possível em todas as suas dimensões. Inclusive uma forma de ganhar centímetros é pintando a cabeceira na parede, o que acha?
3. Opte por móveis de linhas finas com dupla função
Outra das ideias criativas para quartos pequenos que temos é a utilização de móveis muito finos, retos e arrumados que não ocupam espaço. Entre todas as opções disponíveis estão os móveis modulares, que são instalados presos às paredes, o que garante que nenhum centímetro seja perdido, além de permitir que você tenha áreas específicas para organizar e guardar seus pertences.
Por outro lado, temos móveis com dupla função. Assim é! Estamos falando de elementos como camas dobráveis, que podem ser usadas à noite, mas durante o dia podem ser usadas para localizar uma escrivaninha e poder fazer um home office ou para deixar a área livre e garantir um ambiente mais amplo.
Outra ideia criativa é colocar a cama encostada em uma das paredes e usá-la durante o dia como sofá. Você conseguirá isso colocando algumas almofadas confortáveis e bonitas bem colocadas.
Veja: Evite esses 2 tipos de plantas que atraem mosquitos se você é propenso a picadas
4. Personalize com fotos
Nada mais frio que um quarto pequeno sem personalidade. Se você quer evitar que isso aconteça na sua, não tenha medo de incluir na decoração informações pessoais, emocionais e motivacionais. Uma alternativa à cabeceira são as fotografias ou pinturas, que podem ser localizadas de diversas formas, tornando essa parede a protagonista.
Por exemplo, escolha uma seleção de uma, três ou seis fotos que preencham o seu ser ou que evoquem um grande momento especial da sua vida e coloque-as em molduras muito minimalistas, mas de tamanhos diferentes. No caso de você ter escolhido uma única imagem, seria ideal que fosse um plano bem horizontal e aberto para criar um equilíbrio ideal.
Essa mesma ideia criativa se aplica às pinturas. Você não apenas dará um toque especial ao seu quarto, mas também manterá a sensação de profundidade que uma cabeceira convencional pode lhe dar.
5. Dê vida a cantos e recantos difíceis
Alguns projetos de quartos pequenos podem parecer complexos; devido à presença de áreas difíceis, incluindo colunas ou janelas com alféizar interno. Porém, longe de ver isso como um problema, o convite é resolver com criatividade para aproveitar esses espaços.
Entre as ideias criativas que podem ajudar você a usar esses espaços com eficiência, falando em projetos de quartos pequenos, está a instalação de prateleiras flutuantes entre as colunas para colocar livros, acessórios e até prensas. Também é interessante utilizar espaços das janelas, como mesas de cabeceira ou estantes, para colocar objetos decorativos.
Mais uma! Use os espaços entre as colunas de forma oculta. O que você precisa fazer é instalar algumas prateleiras, colocar a cabeceira da cama na frente delas e usar essas prateleiras para guardar objetos que você não quer que fiquem à vista.
Quartos pequenos: experimente estes designs criativos!
Como você pode ver, com ideias criativas como as que compartilhamos com você, fica mais fácil decorar e adaptar quartos pequenos para que sejam funcionais, marcantes, confortáveis e agradáveis. Tudo o que você precisa fazer é pensar fora da caixa e se livrar de tudo que não é útil, mas ocupa espaço. Lembre-se que se trata de aproveitar cada centímetro sob um modelo minimalista, clean e funcional.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.