Hiporexia ou falta de apetite

A hiporexia pode ser causada por fatores fisiológicos, emocionais e sociais.
Hiporexia ou falta de apetite

Última atualização: 26 Julho, 2020

Hiporexia é a palavra médica usada para se referir a uma diminuição no apetite. Embora seja algo que possa ocorrer em qualquer idade, essa condição está notavelmente associada ao envelhecimento.

Os termos hiporexia e anorexia são semelhantes e, na prática, é difícil distingui-los. Na anorexia, o que acontece é uma total falta de apetite. Infelizmente, ambos causam deterioração da saúde devido à desnutrição ou falta de certas substâncias, como vitaminas.

Estima-se que a hiporexia afete cerca de 60% das pessoas com mais de 65 anos. De fato, quando se fala de pessoas com mais de 80 anos, parece que quase 90% delas sofrem com isso. Neste artigo, explicaremos tudo que você precisa saber sobre o tema.

O que causa a hiporexia?

Como mencionamos, a hiporexia consiste em uma diminuição do apetite. Essa perda de apetite leva a uma redução na ingestão de alimentos, razão pela qual geralmente é acompanhada por perda de peso e cansaço.

O problema da hiporexia é que, se for mantida ao longo do tempo, leva a um déficit significativo de nutrientes. É muito comum que essas pessoas tenham baixas concentrações de vitaminas e sofram de anemia.

Embora seja verdade que, com a idade, os requisitos de energia diminuam, essa não é a única causa desse problema. A perda de apetite está frequentemente associada a problemas psicológicos como estresse e depressão.

A solidão da velhice

Da mesma forma, muitos especialistas acreditam que a hiporexia é causada porque, com a idade, a sensibilidade também é perdida. Ou seja, devido à diminuição do olfato e do paladar, o apetite também é afetado.

Outras situações que podem levar à hiporexia são doenças agudas e crônicas. Além disso, em pessoas idosas, é muito comum encontrar casos de neoplasias ou patologias digestivas, que são causas diretas.

Outras causas comuns

A verdade é que o apetite é influenciado por muitos fatores em nossas vidas. No caso dos idosos, a hiporexia também está relacionada a situações como estar em um asilo, falta de cuidado ou a solidão. 

Da mesma forma, deve-se notar também que certos medicamentos podem causar esse quadro. Exemplos são codeína ou morfina, e até quimioterapia.

Também, não podemos nos esquecer de que, nessa idade, é muito comum ter problemas dentários. Qualquer patologia dentária ou secura na boca, que também aumenta ao longo do tempo, pode afetar a alimentação. Não ser capaz de comer alimentos mais sólidos pode ser muito desagradável.

Senhor idoso sem apetite

Quais são as consequências da hiporexia?

O fato de perder o apetite e de passar a se alimentar cada vez menos pode levar a uma situação de desnutriçãoNo caso dos idosos, essa desnutrição costuma aparecer lenta e progressivamente, dificultando a detecção.

Quando alguém está desnutrido, há uma diminuição na massa muscular. Há cada vez menos força e a sensação de fadiga aumenta. Além disso, os alimentos estão diretamente relacionados ao estado de saúde e ao sistema imunológico.

Dessa forma, a hiporexia pode fazer com que qualquer outra doença que a pessoa tenha piore. Portanto, é muito importante estabelecer um tratamento o mais rápido possível. O ideal é mudar os hábitos alimentares.

Recomenda-se fazer várias refeições por dia com uma menor quantidade de alimentos e mais calorias. Além disso, tente selecionar alimentos apetitosos e prolongar o tempo das refeições, sem distrações. No caso de essas medidas falharem, você pode tentar usar medicamentos que aumentem o apetite.

O mais importante é sempre consultar um médico se você tiver alguma dúvida. Ele poderá fazer uma avaliação da situação e recomendar medidas concretas para cada caso, de acordo com a causa.

Pode interessar a você...
O que fazer quando as crianças não querem comer
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
O que fazer quando as crianças não querem comer

A hora da refeição deve ser um momento agradável com a família, mas se as crianças não querem comer pode ser bastante desagradável. Se elas também perderem peso, medidas terão que ser tomadas.