Hábitos que devem ser transmitidos às crianças

Os hábitos que devem ser transmitidos às crianças são essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento. A seguir, vamos dar algumas ideias de quais hábitos você deve transmitir para encorajá-las a serem boas pessoas
Hábitos que devem ser transmitidos às crianças

Última atualização: 24 Maio, 2021

Uma das tarefas mais árduas dos pais é a definição dos hábitos que devem ser transmitidos às crianças para que elas se tornem boas pessoas. É necessário transmitir a elas costumes saudáveis ​​e positivos para que saiam pelo mundo para fazer o bem. Esta talvez seja uma das principais responsabilidades que os adultos enfrentam em relação aos seus filhos.

Os hábitos são comportamentos adquiridos pela repetição de atos iguais ou semelhantes. De acordo com a psicologia, um hábito pode envolver desde um gesto até a satisfação de desejos pessoais. São um elemento básico da aprendizagem, e, portanto, são os pais que devem ensiná-los.

Como transmitir bons hábitos às crianças?

O ponto principal é oferecer segurança às crianças. Ou seja, dar a elas a certeza de saber o que virá depois de cada atividade: comer, escovar os dentes, dormir. É necessário transmitir a elas tranquilidade e previsibilidade.

Ao fazer isso, as crianças se sentem melhor, mais seguras e mais confiantes em si mesmas. Em um ambiente familiar, elas se tornam mais afetuosas.

É mais fácil transmitir hábitos às crianças se todos da casa seguirem o mesmo padrão de comportamento. Ou seja, se a mãe, o pai e os irmãos souberem o que fazer e qual é o seu papel na família. É necessário dar a elas um papel em casa, encorajando a sua colaboração.

Um ponto fundamental é que a rotina e as suas ações diárias devem ser estáveis. Bedia afirma, em seu trabalho “La importancia de los hábitos y las rutinas en los niños de 3 años” (“A importância dos hábitos e das rotinas em crianças de 3 anos”) que os hábitos ajudam as crianças a serem autônomas. Ao adquiri-los, elas passam a contar com mais ferramentas para lidar com o dia a dia.

Ler com as crianças
A leitura e a vontade de aprender coisas novas são bons hábitos que podem ser transmitidos às crianças desde a infância.

Hábitos que devem ser transmitidos às crianças

O ideal é sempre ensinar os bons hábitos e explicar por que não se deve reproduzir aqueles que são ruins. Essa é uma tarefa crucial dos pais e um momento decisivo na vida da criança. A seguir, nós reunimos alguns que podem ajudar você na tarefa de ser mãe ou pai.

1. Não pular o café da manhã ou qualquer outra refeição

Não é mentira que o café da manhã é a refeição mais importante do dia para as crianças. Na verdade, devem ser feitas no mínimo três refeições diariamente, mas é a primeira do dia que fornece a energia necessária para enfrentar a jornada.

Ou seja, sem o café da manhã, o corpo entra em uma letargia metabólica, o que conhecemos no mundo tecnológico como um modo de economia de energia. A concentração é dificultada e surge a fadiga.

2. Ler diariamente

A leitura aguça os sentidos, estimula a troca de conhecimentos, promove a concentração e a empatia, além de proporcionar um conhecimento mais amplo do mundo.

Para a leitura diária, os pais podem ler um conto ou capítulos de um romance para os pequenos antes de dormir, deixando a intriga em relação ao que vai se seguir. É necessário estimular o interesse da criança, e não tornar esse momento uma obrigação.

3. Verificar os rótulos dos alimentos

Manter uma alimentação saudável inclui ler os rótulos do que comemos. Quando os analisamos, tomamos consciência do que estamos consumindo, da quantidade de açúcares e calorias ingeridas, da data de validade e do modo de preparo, assim como os ingredientes e aditivos.

Ao ler os ingredientes e as informações nutricionais, podemos comparar com outros produtos e saber qual é mais benéfico.

4. Demonstrar compreensão

Quando a criança está impaciente ou irritada com o comportamento de outra pessoa, lembre-a de que ela também não é perfeita e pergunte se ela gostaria de ser tratada dessa forma.

Mostre a ela que as pessoas têm pontos fracos em algumas atividades, e isso não as torna piores do que ninguém. É melhor mostrar ao seu filho que, se ele é bom em alguma atividade e outra criança não, ele pode ensiná-la a se sair melhor.

5. Dormir a quantidade de horas adequada

As horas de sono dependem da nossa idade. Entre 3 e 5 anos, as crianças deveriam dormir entre 10 e 13 horas por dia. Entre 6 e 13 anos, o objetivo seria de 9 a 11 horas por dia. Quando não se dorme o suficiente, há uma queda no desempenho diário, assim como problemas para pensar com clareza e para tomar decisões.

6. Limitar o tempo nas telas

Quando você permitir que a criança assista à televisão, use o celular, o computador ou o tablet, regule o tempo que ela passa jogando ou em frente às telas. Defina horários e permita o uso sempre em determinados momentos do dia. Para isso, você pode se ajudar usando o controle parental.

7. Fazer alguma atividade física ou educativa

Desde tenra idade, você pode inscrever as crianças em alguma atividade fora da escola, como dança, artes marciais, natação ou tiro ao alvo. Se o seu filho não for bom em atividades físicas, você pode apresentá-lo ao xadrez, ao estudo de idiomas, às aulas de piano ou de pintura.

Praticar esportes na infância
O exercício físico faz parte dos bons hábitos que podem ser transmitidos às crianças desde tenra idade.

8. Lavar as mãos

O hábito de lavar as mãos vai além de um mero código de comportamento. Fazer isso antes de comer ou depois de sair do banheiro evita a contaminação e mantém a boa saúde da criança.

Os hábitos que devem ser transmitidos às crianças são reflexos dos pais

Lembre-se de que os filhos são o reflexo de seus pais e não aprendem rapidamente. Os hábitos são adquiridos pela repetição e pela observação dos outros, praticando-os. Ao ensinar as crianças, você não se torna apenas um grande pai, mas um bom ser humano.

Não desanime ao longo do caminho. Trata-se de uma longa jornada que, na verdade, não tem fim. O importante é o processo e a consciência de estar formando seres humanos para o mundo do futuro.

Pode interessar a você...
Educação em casa: quando optar por ela?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Educação em casa: quando optar por ela?

A educação em casa, ou homeschooling, é uma alternativa que tem cada vez mais adeptos entre os pais, que veem nela uma oportunidade de educar seus filhos