6 hábitos que favorecem a prevenção do câncer

22 Agosto, 2020
A alimentação balanceada é um pilar básico de uma vida saudável, mas também é fundamental na prevenção do câncer. Comer de forma nutritiva mantém o bom funcionamento do sistema imunológico.

Estima-se que metade dos casos de câncer possa ser evitada com a adoção de um estilo de vida saudável. Neste artigo, mostraremos uma lista de hábitos que ajudam na prevenção do câncer, de acordo com a ciência. Saiba quais são e coloque-os em prática para melhorar a sua vida.

Uma das doenças mais comentadas atualmente é o câncer, e o número de casos diagnosticados todos os anos é cada vez maior.

O que devemos saber sobre o câncer?

O que devemos saber sobre o câncer?
O câncer é uma doença multifatorial que depende da genética e dos fatores ambientais.

É importante entender que o aparecimento de algumas células malignas no corpo é inevitável. No entanto, elas não desencadeiam o câncer se o corpo estiver equilibrado e se não o estimularmos com “gatilhos” que impulsionam a doença a se estabelecer.

A chave é atuar sobre as células potencialmente tumorais e aquelas que as circundam, o que compõe o microambiente tumoral, e conhecer e evitar algumas causas que o favorecem.

Segundo pesquisadores do Anderson Cancer Center, em Houston (EUA), os fatores genéticos são responsáveis ​​por 5 a 10% dos cânceres, enquanto as causas ambientais representam cerca de 90% dos casos. Daí, é possível deduzir que uma parte significativa dos cânceres pode ser evitada através da prática de hábitos saudáveis.

Hábitos que ajudam na prevenção do câncer

Quando se trata de estilo de vida saudável, a alimentação é de vital importância. Além disso, devemos incluir o exercício físico e o controle do estresse na nossa rotina.

1. Mantenha um peso adequado

Hábitos que ajudam na prevenção do câncer
Os maus hábitos alimentares têm sido associados a doenças como a obesidade e a hipertensão, que afetam negativamente a prevenção do câncer.

Mantenha um peso saudável ao longo da vida. O sobrepeso e a obesidade aumentam o risco de câncer e as recorrências, pois estão associados a inflamações sistêmicas de baixo grau, caracterizadas por níveis elevados de citocinas inflamatórias.

Essa condição está relacionada ao desenvolvimento de doenças, pois provoca uma alteração do sistema imunológico.

2. Alimentação saudável e a prevenção do câncer

A alimentação balanceada é um pilar básico de uma vida saudável, mas também é fundamental na prevenção do câncer. Estar bem nutrido mantém o bom funcionamento do sistema imunológico.

Estudos realizados sobre os efeitos positivos da ingestão de vegetais e frutas afirmam que eles são importantes na luta contra o câncer, pois fornecem nutrientes que ajudam a reparar as células danificadas. Portanto, é necessário consumir pelo menos cinco porções diárias destes alimentos.

Além disso, de acordo com o American Institute for Cancer Researchdevemos evitar o consumo excessivo de carne vermelha e alimentos processados, restringindo-os a momentos pontuais.

3. Não fume

Um dos hábitos mais prejudiciais à saúde é o tabagismo, que causa muitas doenças, inclusive o câncer. A OMS estima que 22% das mortes por câncer se originam desse mau hábito. Parar de fumar não é fácil, mas é uma escolha sábia que costuma ser difícil de tomar.

O tabagismo, além de causar mortes por câncer, também provoca ataques cardíacos, problemas cardiovasculares, fadiga crônica e muitas outras condições prejudiciais ao organismo.

Leia também: Como lidar com cada fase do processo de parar de fumar?

4. O exercício físico na prevenção do câncer

O exercício físico
O exercício físico oferece grandes benefícios ao organismo, dentre os quais se destaca a prevenção do câncer, graças ao seu efeito no sistema imunológico.

O exercício físico é um dos hábitos mais saudáveis ​​que podemos manter. Nossa saúde cardiovascular melhora, queima o excesso de calorias e também ajuda a prevenir muitas doenças, incluindo o câncer. A realização de 3 a 5 sessões (30 a 60 minutos) por semana é a maneira ideal de observar os benefícios para a saúde e a prevenção do câncer.

5. Evite a proliferação de células tumorais

Outro fato interessante é que podemos criar condições para que as células tumorais não se multipliquem. Um dos exemplos é incluir em nossa dieta substâncias que ajudem no reparo celular, como os antioxidantes.

Os vegetais crucíferos, as folhas verde-escuras e o alho são os alimentos que demonstraram ter um maior efeito inibitório na proliferação do câncergraças aos polifenóis que contêm.

Os vegetais ricos em carotenos, como a cenoura, a batata doce, o tomate, o caqui e o damasco, contêm provitamina A e, em alguns casos, licopeno, substâncias que inibem a divisão de células nocivas.

Não deixe de ler: Tratamento de tumores neuroendócrinos de pâncreas

6. Pratique alguma técnica de relaxamento

É fundamental manter o estresse sob controle. Entre os fatores ambientais, encontramos fatores psicoemocionais, que também podem desencadear (devido ao mau gerenciamento do estresse) um processo de doença.

Daí a importância de práticas que ajudem a melhorar a gestão do estresse, como o mindfulness, o exercício ou ter um maior contato com a natureza.

Por fim, esperamos que essas informações tenham sido úteis para você e que você as leve em consideração. Lembre-se de que o câncer pode ser evitado seguindo esses bons hábitos que favorecem a prevenção, além de fazer exames de rotina e manter uma vida saudável.

  • World Cancer Research Fund International/American Institute for Cancer Research. Continuous Update Project Report: Diet, Nutrition, Physical Activity and Gallbladder Cancer. 2015. Available at http://www.wcrf.org/sites/default/files/Gallbladder-Cancer-2015-Report.pdf
  • Teras LR, Kitahara CM, Birmann BM, et al. Body size and multiple myeloma mortality: a pooled analysis of 20 prospective studies. British Journal of Haematology 2014; 166(5):667-676.
  • Goodwin PJ. Obesity and breast cancer outcomes: How much evidence is needed to change practice? Journal of Clinical Oncology 2016; 34(7):646-648. Epub 2015 Dec 28. doi: 10.1200/JCO.2015.64.7503.
  • Chen Y, Wang X, Wang J, Yan Z, Luo J. Excess body weight and the risk of primary liver cancer: an updated meta-analysis of prospective studies. European Journal of Cancer2012; 48(14):2137-2145.
  • Steinmetz KA, Potter JD. Vegetables, fruit, and cancer prevention: A review. Journal of the American Dietetic Association. 1996.
  • Red meat (beef, pork, lamb). (). Retrieved from https://www.aicr.org/cancer-prevention/food-facts/red-meat-beef-pork-lamb/
  • Tabaco. Retrieved from https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/tobacco