O que é goma xantana e como ela ajuda na dieta

30 de outubro de 2019
A goma xantana é um aditivo alimentar que não possui proteínas ou gorduras e se destaca por sua alta contribuição de fibras alimentares. Assim, é um complemento ideal para atletas e aqueles que querem cuidar o seu peso.

Aqueles que seguem dietas sem glúten estarão familiarizados com o termo goma xantana. No entanto, se você não for um deles, certamente essas palavras serão estranhas. Não se preocupe, neste artigo, explicaremos o que é e o que isso tem a ver com sua dieta.

O que é goma xantana?

A goma xantana, é um polissacarídeo de alto peso molecular produzido e extraído naturalmente pelas espécies microbiológicas de bactérias chamadas Xanthomonas campestris. Também pode ser encontrado em certos vegetais, como couve-flor ou brócolis, entre outros.

É fabricada à base de ingredientes naturais. Em várias ocasiões, é derivada da fermentação do milho. Por esse motivo, as pessoas com intolerância a esse alimento devem tomar precauções.

No Brasil, sua produção é realizada a partir do caldo da cana de açúcar.

Suas características físicas são apresentadas na forma de um pó branco, que se dissolve facilmente na água, independentemente da temperatura. Soluções com alto grau de viscosidade podem ser alcançadas, adicionando-se um aditivo natural e concentrado.

Devido à sua alta capacidade para se dissolver quando misturada com um líquido e por ser um estabilizador, a goma xantana tornou-se um dos principais polissacarídeos usados ​​na indústria de alimentos. Seja em molhos, bebidas ou laticínios, entre outros.

Este polímero é conhecido como E-415. Esse código provavelmente seja familiar se você for um daqueles que lê os rótulos dos produtos que compra nos supermercados. A grande maioria o contém.

Descubra: Por que devemos evitar os alimentos processados?

Como a goma xantana ajuda a sua dieta?

O principal uso da goma xantana se concentra no setor de alimentos. Nesse ambiente, é usado como espessante e emulsificante de todos os tipos de alimentos.

Além disso, também pode ser o acompanhamento ideal em sua dieta. Contém várias propriedades interessantes para o organismo, que serão analisadas a seguir.

Cuida a sua figura

A goma xantana não possui proteína ou gordura. É caracterizada por seu alto componente em fibra alimentar, o que a torna um ingrediente ideal para atletas e todos aqueles que estão interessados ​​em cuidar de seu peso e de sua figura.

Prisão de ventre

A goma xantana ajuda a prisão de ventre

A goma xantana possui um suprimento extra de fibra, portanto funciona como um laxante ideal que melhora o trânsito intestinal. É ideal para a sua saúde digestiva, pois alivia o inchaço do estômago (distensão abdominal) e combate a prisão de ventre.

Diabetes

Devido à capacidade de facilitar a absorção de nutrientes no processo digestivo, a goma xantana ajuda a reduzir as chances de sofrer de diabetes, porque diminui os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Doença celíaca

Alimentos especiais para celíacos

Pessoas intolerantes ou alérgicas ao glúten devem eliminar essa proteína de suas dietas. De fato, não podem consumir centeio, trigo ou cevada e se restringe a ingestão de massas, pão e beber cerveja.

As texturas e sabores dos produtos assados ​​sem glúten são diferentes. Ficam mais secos, arenosos e quebradiços. No entanto, a goma xantana representa um substituto natural que permite unir, espessar e estabilizar pães, pizzas e até biscoitos, quando estiverem sendo preparados.

Leia também: Sobremesas para celíacos que deveria provar

Existem duas maneiras básicas de usar goma xantana em suas misturas para assar:

  • Adicioná-la diretamente sobre a farinha sem glúten.
  • Dissolvê-la em água, uma opção que a maioria das pessoas usa para que suas preparações sejam mais consistentes e macias.

Se você não souber qual a quantidade que deve usar para preparar suas misturas, poderá se orientar pela recomendação feita pelo Diário Oficial da Agência do Estado espanhol. No boletim número 44, aconselham que a dose de goma xantana não pode exceder 10 gramas por quilograma do produto.

Síndrome de Sjögren

Esse distúrbio do sistema imunológico é caracterizado pelo ressecamento frequente dos olhos e da boca. Nesse caso, a goma xantana também funciona como o complemento ideal, pois pode ser usada para facilitar a produção de saliva.

Efeitos secundários da goma xantana

Lembre-se de que os excessos sempre prejudicam. Portanto, regule muito bem o consumo diário de goma xantana. A dose recomendada é de 15 gramas por dia para evitar possíveis efeitos colaterais.

Então, exceder a quantidade diária estipulada pode causar gases, náusea, tontura e distensão abdominal. Da mesma forma, pessoas que são muito sensíveis do estômago podem sofrer esses sintomas mesmo antes de excederem a quantidade total recomendada.

De qualquer maneira, se você quiser incluí-la em sua dieta para usufruir de todos os benefícios que explicamos, recomendamos que consulte um especialista. Lembre-se de que cada organismo é diferente e, portanto, tem requisitos específicos. Sendo assim, com orientação profissional, você garantirá que seu corpo tenha exatamente o que precisa.