Gaspacho verde: como prepará-lo?

30 Dezembro, 2018
O importante de preparar bebidas naturais para depurar o organismo ou desintoxicar é que realmente os ingredientes contenham benefícios que as ajudem a cumprir com o objetivo.

Depois de vários meses ou anos entre consumos de diferentes substâncias, comidas e bebidas, o corpo passa por uma etapa na qual é necessário depurá-lo. Ou seja, eliminar a maioria das toxinas que entraram. Existem vários métodos, mas hoje aprenderá um natural, saudável e eficaz: o gaspacho verde.

Gaspacho verde

Manter a depuração no corpo é essencial para prevenir possíveis doenças ou problemas no futuro.

Lembre-se que as toxinas se acumulam no organismo através do que ingerimos, tocamos, cheiramos e respiramos; principalmente, porque se encontram em tudo o que nos rodeia, sem que possamos evitar.

Por isso, é importante, eventualmente, fazer algo para eliminar os excessos no organismo. Assim é possível aliviar a carga que os órgãos, tão importantes para estas funções, como o fígado e os rins devem sustentar.

Nesse sentido, o gaspacho verde cumpre com esse objetivo rigorosamente. Inclui o melhor de vários ingredientes e, uma vez dentro do corpo, é absorvido pelo organismo por meio da corrente sanguínea, aliviando a tensão e ajudando as células a se desfazerem das toxinas.

Ainda mais, para ter um corpo menos intoxicado possível é bom ingerir bebidas ou alimentos com propriedades desintoxicantes ou depurativas, como o gaspacho verde.

Além disso, evitar ao máximo os alimentos processados, farinhas refinadas e qualquer tipo de enlatado, principalmente pelo alto nível de conservantes.

Felizmente, há uma alternativa que não leva mais de 20 minutos para preparar. É completamente natural e com alto valor proteico e depurativo.

Como preparar um gaspacho verde para depurar

O truque: combinar frutas e vegetais

Frutas e legumes para o gazpacho verde

A saber, grande parte do trabalho de desintoxicação é feito combinando dois grupos alimentares importantíssimos.

As frutas, por um lado, têm o benefício das vitaminas e minerais que agem neutralizando algumas toxinas e ajudando o sistema imune.

E por outro lado, os vegetais, em sua ampla maioria, têm propriedades antioxidantes e contam com uma carga significativa de oligoelementos.

Um exemplo disso é, sem dúvida, a espinafre. Rica em nutrientes como:

  • Água, quase 60% dentro de sua composição química.
  • Minerais (sódio, fósforo e magnésio, entre outros).
  • É uma fonte de aminoácidos essenciais (não contém todos, mas alguns que o corpo não produz).

De fato, é possível tirar proveito em uma só bebida, como o gaspacho verde, para depurar e ao mesmo tempo trazer um pouco de amor e cuidado.

Para isso, precisará de poucos ingredientes, o que é mais uma boa notícia. Tente-o em casa e prove por um mês para notar a diferença.

Conheça os 7 sintomas que experimentamos quando os rins começam a falhar

Receita de gaspacho verde

Gazpacho com aipo

Ingredientes

  • 3 ramos de aipo
  • 1 abacate pequeno
  • A casca de 1 limão
  • 2 colheres de azeite de oliva extra virgem (30 ml)
  • 1 colher de cominho em pó (15 g)
  • 2 xícaras de espinafre (80 g)
  • 3 xícaras de água (750 ml)
  • 1 pitada de sal

Descubra: 5 receitas com espinafres para incluir na dieta

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, pique os ramos de aipo. O ideal é que o faça em metades, não em pedaços muito pequenos.
  2. Em seguida, retire a casca do abacate e a semente. Para esta receita de gaspacho verde somente usará a polpa.
  3. Em um copo de liquidificador, coloque os seguintes ingredientes: água, sal, azeite de oliva, cominho em pó e as folhas de espinafre.
  4. Depois, incorpore a polpa do abacate e os ramos de aipo.
  5. Comece a bater por aproximadamente 1 minuto, até notar que a mistura fique consistente e com uma textura homogênea.
  6. Por fim, sirva em um prato fundo para caldos ou sopas, e comece a ralar a casca do limão. Um pouco bastará.
  7. Se desejar, pode adicionar um toque extra de azeite de oliva e germinados de cebola.

 

  • Medina-Remón, A., Vallverdú-Queralt, A., Arranz, S., Ros, E., Martínez-González, M. A., Sacanella, E., … Lamuela-Raventos, R. M. (2013). Gazpacho consumption is associated with lower blood pressure and reduced hypertension in a high cardiovascular risk cohort. Cross-sectional study of the PREDIMED trial. Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases23(10), 944–952. https://doi.org/10.1016/j.numecd.2012.07.008
  • Li, M. Y., Hou, X. L., Wang, F., Tan, G. F., Xu, Z. S., & Xiong, A. S. (2018, February 17). Advances in the research of celery, an important Apiaceae vegetable crop. Critical Reviews in Biotechnology. Taylor and Francis Ltd. https://doi.org/10.1080/07388551.2017.1312275
  • Roberts, J. L., & Moreau, R. (2016, August 1). Functional properties of spinach (Spinacia oleracea L.) phytochemicals and bioactives. Food and Function. Royal Society of Chemistry. https://doi.org/10.1039/c6fo00051g