Fortaleça as relações familiares
Fortaleça as relações familiares com essas dicas que compartilharemos com você. Lembre-se de que ter um ambiente saudável e harmonioso em casa ajudará os pequenos a crescer de forma saudável e assertiva.
É verdade que em qualquer vínculo familiar pode haver atrito ou feridas afetivas não cicatrizadas, capazes de causar danos. Porém, cabe a cada um fazer a sua parte para tentar solucionar e superar esses problemas.
Vamos nos aprofundar.
Fortaleça as relações familiares: dicas principais
Nossa vida, e como consequência, a de nossos filhos, é determinada por tudo aquilo que nos rodeia. As relações em geral sofreram mudanças nos padrões que afetam nosso ambiente.
O papel da família é a base da educação e dos valores que o indivíduo irá adquirir posteriormente. É o núcleo principal que vai moldar a identidade pessoal, por meio dos ensinamentos e dos vínculos entre seus membros.
Portanto, devemos nos esforçar para manter esses vínculos ativos e cuidar deles todos os dias, pois os teremos apenas uma vez na vida.
1. Programe visitas periódicas aos familiares
Estabelecer padrões de aproximação familiar dará aos seus filhos um guia para o mundo. Eles aprenderão com a experiência quando aplicarem os princípios e valores que lhes são ensinados.
Por exemplo, a aproximação dos avós oferece um sentido de lealdade para com todos os membros da família.
2. Planejem atividades juntos
O ritmo do dia a dia, às vezes, nos impede de compartilhar tempo suficiente em família. Fortaleça as relações familiares dedicando um dia da semana para fazer coisas juntos. Sair para passear, ir ao cinema ou tomar sorvete ajuda a fortalecer os laços familiares.
Isso estimula o sentido de unidade em seus filhos. Ensina que se manter unido pode ser bem útil diante das adversidades.
3. Ria muito
Pode até parecer estranho, mas rir em família é uma das coisas mais agradáveis do mundo. Manter o bom humor, mesmo diante das dificuldades, ensina seus pequenos a favorecer uma atitude positiva.
Use o riso como forma de escape para os momentos estressantes. Dessa forma, as crianças descobrirão que a cada coisa deve ser dada sua devida importância.
Não deixe de ler: Risoterapia: quando rir cura
4. Seja compreensivo
Mesmo com aqueles familiares que tenham te machucado no passado. O amor leva ao perdão e todos nós precisamos perdoar e ser perdoados.
Sentir amor por quem nos tenha machucado não surge da noite para o dia. Requer muito esforço e maturidade, o que cria um forte aprendizado. As famílias que dão amor, preparam adultos mais equilibrados para o mundo.
5. Trabalhem juntos por um objetivo
Peça aos seus filhos que proponham um projeto para que possam trabalhar em equipe e alcançar um objetivo. Por exemplo, se algum de seus pequenos quer ir em algum lugar em particular, deixe que este distribua as tarefas para cada membro da família e supervise seu cumprimento.
Isso o ajudará a ter um lugar importante no projeto e lhe ensinará que as famílias mais fortes são as que trabalham juntas. Se você promover em seus filhos a opção de tomar algumas decisões, também os motivará a cumprir as regras quando outra pessoa estiver no comando.
6. Mantenha o contato
Sempre terá algum familiar que mora em outra cidade ou até mesmo país. A tecnologia permite nos manter próximo a eles e que nossos filhos se envolvam nessa relação. Sugira aos seus filhos que liguem nos aniversários ou datas especiais.
Mande uma mensagem gravada de vez em quando ou converse com seus filhos sobre entes queridos que estão longe. Com isso, seus filhos vão crescer vendo que é importante manter um bom relacionamento familiar.
Recomendamos ler: Contato zero: o bálsamo da dependência emocional
7. Escute mais
Fortaleça as relações familiares escutando mais todos os seus membros.
- Escute com o coração e você descobrirá maneiras infinitas de alcançar sua família e fazer com que seus membros se sintam compreendidos.
- Também cultive a paciência e a tolerância, dessa forma seus filhos se beneficiarão de um ambiente familiar harmonioso.
O aprendizado significativo que dê aos seus filhos pode envolver outros membros da família, como avós e tios. Isso traz a possibilidade de perceber diferentes pontos de vista, promovendo a tolerância.
Uma criança responsável será um adulto sensato
Fortalecer os vínculos com a família também proporcionará benefícios para todos os membros envolvidos. As crianças que têm a sorte de crescer em um lar amoroso e emocionalmente equilibrado serão adultos inspiradores.
Esta experiência lhes formará em áreas vitais para o desenvolvimento integral como seres humanos do bem. Assim, eles saberão distinguir os relacionamentos saudáveis dos tóxicos e repetirão os padrões saudáveis ao longo de sua vida adulta.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Oliva Delgado, A. (2006). Relaciones familiares y desarrollo adolescente. Anuario de Psicologia.
- Braz, A., Cômodo, C., Zilda, D. P., Del Prette, A., & Fointaine, A. (2013). relaciones familiares. Apuntes de Psicología. https://doi.org/10.1016/0021-9517(89)90168-1
- Santi, P. H. (2000). Rol de género y funcionamiento familiar. Revista Cubana de Medicina General Integral.
- Braz, A., Comodo, C., Del Prette, Z., Del Prette, A., & Fontaine, A. (2013). Habilidades sociales e intergeneracionalidad en las relaciones familiares. Apuntes de psicología.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.