Fios brancos prematuros: dicas para preveni-los

Os fios brancos prematuros se originam pela redução da produção de melanina. Evitar o consumo de cigarro e melhorar a dieta pode ajudar a retardar sua aparição. Apresentaremos aqui outras dicas para combater este problema.
Fios brancos prematuros: dicas para preveni-los

Última atualização: 25 Fevereiro, 2021

O aparecimento de fios brancos prematuros é um tema que costuma causar preocupação, principalmente entre as mulheres. Ainda que não seja um problema grave, às vezes indica certas deficiências nutricionais, transtornos da tireoide e excesso de estresse. Você sabe como prevenir fios brancos prematuros?

O desenvolvimento ocorre quando há uma redução nos níveis de melanina, o pigmento encarregado de dar cor aos fios. Isso, por outro lado, pode ser o resultado de uma dieta pouco saudável e hábitos nocivos, como o consumo de tabaco e álcool.

Ainda que exista a aplicação de tintas para escondê-los, o mais aconselhado é tentar evitar seu aparecimento com um estilo de vida saudável. Por isso, neste artigo, compartilharemos algumas dicas para serem incluídas em sua rotina. Tome nota!

Conselhos para prevenir os fios brancos prematuros

Não existe uma fórmula mágica para evitar o aparecimento dos fios brancos; contudo, existem alguns hábitos e remédios naturais que podem atrasar seu aparecimento.

Já saiu algum fio branco em sua cabeça? Aplique estes conselhos para prevenir os fios brancos prematuros.

1. Consumir vitamina B

Uma dieta balanceada pode contribuir muito para a saúde de todo o corpo. No entanto, quando se trata de prevenir fios brancos prematuros, acredita-se que seria aconselhável consumir regularmente alimentos que contêm vitaminas do complexo B.

Sua assimilação favoreceria a atividade dos melanócitos, células responsáveis ​​por manter a produção ideal de melanina. As vitaminas B são obtidas a partir dos seguintes alimentos:

  • Vísceras.
  • Peixe.
  • Frutos secos.
  • Grãos inteiros.
  • Gema de ovo.

2. Adicionar mais ferro à dieta

Outro nutriente importante para prevenir os fios brancos prematuros é o ferro. Esse mineral essencial incide na produção de melanina e, ademais, é determinante para proteger o cabelo. Sua absorção participa na formação de glóbulos vermelhos, por isso que evita a anemia.

Algumas fontes de ferro são as seguintes:

  • Milho.
  • Carnes vermelhas.
  • Oleaginosas.
  • Fígado de vaca.
  • Vegetais verdes.
  • Peixes e mariscos.

3. Evitar o consumo de cigarro

Evitar o consumo de cigarro

Fumar é um hábito que prejudica muito a saúde de todo o corpo e isso inclui o cabelo. Na verdade, existem estudos que mostram que existe uma relação entre a queda de cabelo e o tabagismo. E há hipóteses de que também possa contribuir para o aparecimento de cabelos grisalhos.

Pessoas que têm o mau hábito de fumar geralmente desenvolvem cabelos grisalhos antes dos 40 anos. As substâncias tóxicas do cigarro aceleram a deterioração do cabelo e, além disso, também podem afetar a queda dos fios.

É fundamental abandonar este hábito para exibir um cabelo forte e jovem.

4. Proteger o cabelo contra os raios do sol

Alguns consideram que o cabelo e o couro cabeludo sofrem os efeitos negativos da exposição direta ao sol. Portanto, para evitar o envelhecimento prematuro e outros problemas com os cabelos, chapéus e produtos com filtro solar devem ser usados. Além disso, seria bom usar máscaras revitalizantes após receber o impacto solar.

5. Aplicar cebola crua

Embora a cebola crua não tenha o cheiro mais agradável, diz-se que aplicá-la diretamente nas raízes ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro. Isso se deve ao seu conteúdo de catalase, uma enzima que protegeria os folículos capilares para reduzir a descoloração do cabelo.

Para usar este remédio, existem duas opções:

  • Esfregar meia cebola sobre o couro cabeludo.

Em ambos casos, o tratamento deve agir por, pelo menos, 30 minutos, e por fim, deve-se lavar com água abundante e xampu.

6. Massageie com óleo de coco para evitar os fios brancos prematuros

Massagem para reduzir os fios brancos

Acredita-se que a massagem com óleo de coco seja uma boa alternativa para prevenir o envelhecimento prematuro. Devido ao seu conteúdo em vitamina B, ácidos graxos e aminoácidos, esse óleo ajudaria a nutrir os folículos capilares e, em geral, a ter uma cabeleira mais saudável. Além disso, estimularia a circulação e favoreceria a produção de melanina.

Uma vez aplicado em todo o cabelo e raiz, deixe atuar entre 30 e 40 minutos antes do enxágue.

7. Lavar com água de alecrim

Pessoas com cabelos escuros (castanhos e pretos) podem lavar os cabelos com água de alecrim e assim manter seu tom vivo e bonito. Acredita-se que o ideal seja usá-lo como último enxágue, pelo menos três vezes na semana.

Por outro lado, costuma-se dizer que com o líquido que sobra do cozimento de vários ramos de alecrim, a saúde capilar pode ser melhorada e, assim, evita-se o cabelo grisalho.

Sua contribuição de ácido caféico e ácido rosmarínico exerceria um efeito antioxidante que preveniria e reduziria a presença de cabelos grisalhos prematuros.

8. Usar máscaras de abacate

Máscara de abacate
O abacate contém vitaminas A, C e E, minerais e gorduras saudáveis. Portanto, sua aplicação pode servir como coadjuvante contra o ressecamento dos cabelos.

Devido ao seu conteúdo em vitamina E, ácidos graxos e proteínas, o abacate também seria um alimento ideal para nutrir os cabelos. Por isso, há quem aplique máscaras de abacate para melhorar os cabelos e prevenir o aparecimento de cabelos grisalhos prematuros.

Os fios brancos aparecerão no devido tempo

Embora existam vários remédios para prevenir fios brancos prematuros, a verdade é que nenhum deles é comprovadamente eficaz. Portanto, você não deve confiar apenas neles quando se trata de exibir um cabelo jovem e saudável.

Os fios brancos aparecerão quando chegar a hora, gostemos ou não. Até então, é melhor aproveitar a vida e manter bons hábitos.

It might interest you...
3 truques caseiros para cobrir os fios brancos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
3 truques caseiros para cobrir os fios brancos

Está em busca de soluções naturais para cobrir os fios brancos que teimam em aparecer entre seus cabelos? Conheça estas alternativas.