Fios brancos prematuros: dicas para preveni-los

21 de dezembro de 2018
Os fios brancos prematuros se originam pela redução da produção de melanina. Evitar o consumo de cigarro e melhorar a dieta pode ajudar a retardar sua aparição. Apresentamos aqui outras dicas para combater este problema.

O aparecimento de fios brancos prematuros é um tema que costuma causar preocupação, principalmente entre as mulheres.

Ainda que não seja um problema grave, às vezes indica certas deficiências nutricionais, transtornos da tireoide e excesso de estresse.

Seu desenvolvimento ocorre quando há uma redução nos níveis de melanina, o pigmento encarregado de dar cor aos fios. Isso, por outro lado, pode ser o resultado de uma dieta pouco saudável e hábitos nocivos, como o consumo de tabaco e álcool.

Ainda que exista a aplicação de tintas para dissimulá-los, o mais aconselhado é tentar evitar seu aparecimento com um estilo de vida saudável.

Por isso, neste artigo, compartilharemos algumas dicas para serem incluídas em sua rotina. Tome nota!

Conselhos para prevenir os fios brancos prematuros

Não existe uma fórmula mágica para evitar o aparecimento dos fios brancos; contudo, existem alguns hábitos e remédios naturais que podem atrasar seu aparecimento.

Já saiu algum fio branco em sua cabeça? Aplique estes conselhos para prevenir os fios brancos prematuros.

1. Consumir vitamina B

Os alimentos ricos em vitamina B podem ajudar a manter o cabelo saudável e livre de fios brancos prematuros. Sua assimilação favorece a atividade dos melanócitos, células encarregadas de manter uma produção de melanina ótima.

A vitamina B pode ser obtida dos seguintes alimentos:

  • Gema de ovo
  • Vísceras
  • Grãos inteiros
  • Suco de cenoura
  • Peixe gorduroso
  • Frutos secos

2. Adicionar mais ferro à dieta

Outro nutriente importante para prevenir os fios brancos prematuros é o ferro. Esse mineral essencial incide na produção de melanina e, ademais, é determinante para proteger o pelo.

Sua absorção participa na formação de glóbulos vermelhos, por isso que evita a anemia. Pode-se encontrar o ferro em, por exemplo:

  • Carnes vermelhas
  • Fígado de boi
  • Frutos secos
  • Vegetais verdes
  • Milho
  • Peixes e mariscos

Leia também: As consequências do déficit de ferro

3. Evitar o consumo de cigarro

Fumar pode causar o aparecimento de fios brancos

As pessoas que têm o mau costume de fumar costumam desenvolver fios brancos antes dos 40 anos. Por isso, é primordial abandonar este hábito para ter um cabelo forte e jovem.

As toxinas do cigarro aceleram o deterioramento capilar e, ainda mais, podem incidir na queda do cabelo.

4. Proteger o cabelo contra os raios do sol

O cabelo e o couro cabeludo sofrem efeitos negativos pela exposição direta ao sol. Portanto, para prevenir os fios prematuros e outros problemas capilares, é bom usar chapeis e produtos com filtro solar.

Além disso, é bom usar máscaras revitalizantes depois de receber o impacto solar.

5. Aplicar cebola crua

Ainda que a cebola crua não tenha o cheiro mais agradável, sua aplicação direta sobre as raízes ajuda a reduzir o aparecimento dos fios brancos.

Isso se deve ao seu teor de catalase, uma enzima que protege os folículos pilosos para reduzir a descoloração capilar.

Para utilizar este remédio, existem duas opções:

  • Esfregar meia cebola sobre o couro cabeludo.
  • Extrair suco de cebola e esfregá-lo por todas as raízes.

Em ambos casos, o tratamento deve agir por, pelo menos, 30 minutos, e por fim, deve-se lavar com água abundante e shampoo.

6. Massagear com óleo de coco

Massagem para reduzir os fios brancos

As massagens com óleo de coco são uma excelente alternativa para prevenir os fios brancos prematuros.

Graças ao seu conteúdo de vitamina B, ácidos graxos e aminoácidos, ajuda a nutrir os folículos pilosos para obter um cabelo forte.

Além disso, estimula a circulação e favorece a produção de melanina.

É importante adquirir óleo de coco 100 % orgânico, já que as apresentações refinadas não têm as mesmas propriedades. Uma vez aplicado por todo o cabelo e raízes, deixe agir entre 30 a 40 minutos antes de lavar.

7. Lavar com água de alecrim

A cocção de vários ramos de alecrim em água fornece uma loção cheia de benefícios para a saúde capilar.

Devido ao seu teor de ácido cafeico e ácido rosmarínico, exerce um efeito antioxidante que evita e reduz a presença de fios brancos prematuros.

Esse remédio natural é recomendado para cabelos de tonalidades escuras, como preto ou castanho. O ideal é utilizá-lo como último enxague, no mínimo três vezes na semana.

Talvez te interesse: Cabelo suave e escuro com óleo de alecrim

8. Usar máscaras de abacate

Por seu teor de vitamina E, ácidos graxos e proteínas, as máscaras com abacate previnem o envelhecimento precoce do cabelo. Ademais, a absorção desses nutrientes reestrutura os fios e minimiza os efeitos das toxinas e o sol.

Além disso, recomenda-se preparar a máscara com um abacate bem maduro. Depois de aplicá-la em todo o cabelo, deixe agir por 40 minutos antes de lavar.

Em síntese, o aparecimento do cabelo grisalho ou esbranquiçado é um processo normal do envelhecimento.

No entanto, aplicar algumas dessas dicas pode retardar sua aparição e evitar que apareçam fios brancos de forma prematura.