Filmes para refletir sobre saúde

Você gosta de temas relacionados à saúde? Então esta lista de filmes é perfeita para você.
Filmes para refletir sobre saúde

Última atualização: 04 fevereiro, 2022

O cinema é uma excelente forma de entretenimento. No entanto, ele também constitui uma ferramenta adequada para aprender e estimular a reflexão. Essa arte tem a capacidade de tocar as emoções dos espectadores e fazê-los imaginar diversas situações, além de sensibilizá-los para questões específicas. Neste artigo você encontrará filmes para refletir sobre saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Desta forma, ter saúde é um dos maiores desejos da humanidade.

Por outro lado, quando não há saúde, as pessoas enfrentam uma série de desafios físicos e emocionais complexos. De fato, muitas vezes a saúde não é valorizada até que uma doença seja enfrentada na própria carne ou pela proximidade com um ente querido.

A seguir apresentamos alguns filmes que falam sobre médicos, pessoas que sofrem de doenças físicas ou mentais e, em geral, histórias sobre a importância da saúde.

Para sempre Alice

Esta excelente produção é um drama dirigido por Richard Glatzer e Wash Westmoreland, estrelado por Julianne Moore e com a participação de Alec Baldwin e Kristen Stewart. Esta obra foi vencedora de diversos prêmios, principalmente nas categorias relacionadas à atuação principal.

O filme conta a história de uma psicóloga renomada, professora da Universidade de Harvard, que é diagnosticada com Alzheimer. A partir desse momento, sua forma de se relacionar com o mundo e com os entes queridos muda completamente.

Esse é um filme sentimental que nos fala sobre as dificuldades de receber um diagnóstico que muda completamente a vida de uma pessoa, bem como a complexidade das decisões que precisam ser tomadas.

Pessoa com Alzheimer.
Um diagnóstico de Alzheimer modifica toda a estrutura vital do paciente e de seus familiares.

Patch Adams  – O amor é contagioso

Este filme, dirigido por Tom Shadyac, tornou-se um clássico que tocou os corações de muitas gerações. Trata-se de uma comédia dramática que nos conta a história de um médico que vira a medicina de cabeça para baixo para torná-la mais humana e alcançar uma relação positiva com os pacientes, colocando o humor como fator fundamental na recuperação.

A obra conta a história real do pai da risoterapia, um médico americano conhecido por seu ativismo na criação de espaços mais agradáveis para as pessoas em hospitais. Em uma entrevista para o jornal El Mundo, ele afirmou o seguinte: “Não conheço uma só doença que possa ser curada com a seriedade. O que mais cura é o amor, o humor e a criatividade “.

Meu pai

Este é um filme de 2020 dirigido por Florian Zeller. É um drama psicológico que conta a história de um homem de 80 anos chamado Anthony, interpretado por Anthony Hopkins, que tem uma personalidade forte e rejeita os cuidadores que sua filha, interpretada por Olivia Colman, contrata para ele.

Este homem está apresentando cada vez mais os efeitos da doença de Alzheimer, o que faz com que ele se desconecte gradualmente da realidade. A filha enfrenta muitos dilemas diante da responsabilidade de cuidar do pai. Esse filme foi indicado a 6 Oscars e ganhou em duas categorias: Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado.

O físico

Este filme alemão, dirigido por Philipp Stölzl, é uma adaptação cinematográfica do romance histórico de mesmo nome escrito por Noah Gordon. Ele conta a história de Rob Cole, interpretado por Tom Payne, um menino que fica órfão após a mãe morrer devido a uma estranha doença.

Este acontecimento o motiva a estudar medicina e ir à Pérsia para aprender com o sábio Ibn Sina, que lhe ensinará os mistérios do corpo humano. Esse é um filme ambientado no século XI.

Mãos talentosas

Esta produção biográfica, dirigida por Thomas Carter, conta a história de Ben Carlson, um neurocirurgião com uma história de superação. Este médico tem uma infância e uma vida difíceis, que o levam a superar múltiplos obstáculos.

Um dia ele enfrenta uma cirurgia de separação de dois bebês unidos por suas cabeças. Esta delicada intervenção representa um ponto chave para a existência dele; há um sério risco de vida para ambos pacientes.

Um golpe do destino

Um golpe do destino é um filme americano de 1991 dirigido por Randa Haines, baseado no livro do Dr. Edward Rosenbaum: A Taste Of My Own Medicine (cuja tradução para o português é idêntica ao nome do filme). A obra conta a história de Jack MacKee, um médico que vivencia situações que o fazem ter uma transformação em sua visão de vida, saúde, doenças e relacionamentos interpessoais. Em suma, esse é um dos melhores filmes para refletir sobre saúde.

Uma prova de amor

Este é um drama que nos permite refletir sobre as complicadas decisões da bioética. O filme dirigido por Nick Cassavetes conta a história de um casal que tem uma filha diagnosticada com uma doença grave. Então, eles decidem ter outra filha por meio de reprodução assistida para que ela seja geneticamente compatível com a irmã e possa se tornar doadora dela.

Esta menina que doa sangue e medula para sua irmã com leucemia decide levar seus pais ao tribunal aos 11 anos, para se tornar medicamente emancipada. Dessa forma, nos deparamos com reflexões complicadas sobre dilemas difíceis de enfrentar.

100 metros

Este filme emocionante conta a história de um homem diagnosticado com esclerose múltipla que é informado por seu médico que nunca mais poderá andar. No entanto, ele confronta esse diagnóstico e é capaz de completar um evento de triatlo, contra os prognósticos de todos ao seu redor.

Esclerose múltipla.
Pacientes com esclerose múltipla apresentam graves problemas neurológicos que evoluem de forma desfavorável ao longo do tempo.

Ma ma

Este filme, dirigido por Julio Medem e estrelado por Penélope Cruz, conta a história de uma professora chamada Magda que é diagnosticada com câncer de mama. Após essa notícia, ela decide fazer mudanças em sua vida para preenchê-la com vitalidade e otimismo. Dessa forma, essa é uma produção que nos mostra a possibilidade de sermos felizes mesmo em tempos difíceis.

Amigos improváveis

Esta é uma divertida comédia francesa que conta a história de duas pessoas de origens completamente diferentes que se tornam amigas e se ajudam a crescer mutuamente. Uma delas é um aristocrata tetraplégico e o outro um migrante africano.

Além de ser um filme que nos permite refletir sobre saúde, ele também nos mostra com bastante humor a história real de uma pessoa com deficiência e a abordagem dela em relação à vida e aos relacionamentos.

Assista também a documentários

Os filmes para refletir sobre saúde costumam ser muito divertidos e nos oferecem histórias que nos prendem. Por isso eles são tão adequados para gerar empatia e aprender sobre diferentes assuntos.

No entanto, se você quiser explorar mais sobre a saúde e o corpo humano, também pode optar por assistir a documentários. Nestas obras haverá uma perspectiva mais científica sobre as doenças e enfrentamento delas.

Pode interessar a você...
Nunca desista! Sete filmes que nos motivam a lutar pelos nossos sonhos
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Nunca desista! Sete filmes que nos motivam a lutar pelos nossos sonhos

Conheça os filmes que nos motivam a lutar pelos nossos sonhos e que podem mudar a sua vida para sempre através de uma linda inspiração. Descubra!