10 sinais e sintomas que podem indicar a presença de um câncer de mama

Irregularidades no contorno das mamas, alteração do tamanho de alguma delas, aparecimento de nódulos na axila ou dor na mama ao apalpar são alguns dos sintomas iniciais mais frequentes do câncer de mama.
10 sinais e sintomas que podem indicar a presença de um câncer de mama

Última atualização: 01 Dezembro, 2021

A maioria das pessoas ignora alguns sinais enviados pelo organismo para avisar que algo está errado. Isso também pode acontecer em casos de câncer de mama. É verdade que nem sempre é necessário se alarmar pela presença certos sintomas, mas eles não tampouco devem ser ignorados completamente, pois nunca se sabe quando estes anunciam um problema grave.

No caso do câncer de mama, os especialistas insistem que a detecção precoce é a medida mais eficaz para diminuir os impactos negativos e, ao mesmo tempo, aumentar a expectativa de vida da paciente.

Sintomas iniciais do câncer de mama

Os sintomas iniciais do câncer de mama muitas vezes são ignorados e, na maioria dos casos, a doença só é detectada quando já se encontra em um estágio avançado.

Saber os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama é uma medida preventiva que possibilita a detecção da doença de forma precoce. Por esse motivo, hoje te mostraremos 10 sinais e sintomas que podem indicar a presença desta doença.

1. Perda de peso inexplicável

Quais são os erros que impedem a perda de peso.

Perder peso de forma inexplicável, ou seja, sem estar fazendo uma dieta ou executando um plano de treinamento para isso, torna necessário um momento de reflexão para avaliar o que pode estar acontecendo e para procurar um médico.

  • Os especialistas do portal Cancer.net indicam que a perda de peso é um dos primeiros sinais notórios e comuns de câncer.
  • Se o emagrecimento começou com uma perda de apetite, é necessário consultar um médico o mais rápido possível.
  • A perda repentina de 5 ou mais quilos pode ser um dos primeiros sinais da presença de um câncer de mama.

2. Cansaço extremo

Sentir cansaço após um dia de trabalho ou depois de viver uma situação tensa é normal e comum. Porém, quando o cansaço se torna crônico, ou seja, não desaparece apesar de que seja dedicada uma quantidade adequada de tempo ao descanso, e a fadiga é acompanhada por outros sintomas (como dor óssea localizada), então é hora de procurar um médico para uma avaliação.

Os especialistas da Associação Americana do Câncer explicam que, quando o cansaço está relacionado ao câncer, as pessoas podem se sentir fracas, preguiçosas, exaustas ou extremamente desgastadas, tanto que deixam de fazer pequenas tarefas como usar o controle remoto da TV, pegar o celular, ir ao banheiro, comer, etc.

3. Sangramentos ou hemorragias anormais

Qualquer tipo de sangramento ou hemorragia em momentos inesperados deve ser um sinal de alerta, seja para o câncer de mama ou para outra doença. Geralmente as pessoas com este problema apresentam um pequeno sangramento no mamilo.

4. Nódulos

A maioria dos caroços ou nódulos costuma ser benigno, mas descobri-los é sempre alarmante. Durante anos foi difundido que caroços ou nódulos nos seios podem ser um sinal de câncer. No entanto, o aparecimento deles nem sempre significa a presença da doença, uma vez que estas estruturas também podem surgir devido a uma infecção ou cistos.

Segundo especialistas da Associação Espanhola contra o Câncer (AECC), o aparecimento de um nódulo na axila também é um dos sinais mais frequentes do câncer de mama.

5. Alterações na pele

Eczema na pele.
O eczema de pele é uma patologia que pode receber os benefícios do vinagre de maçã, mas é necessário tomar alguns cuidados para usá-lo.

A pele que recobre a mama também pode sofrer algumas alterações que alertam para uma possível presença de câncer. Entre os sinais que devem ser observados estão:

  • Úlceras.
  • Vermelhidão.
  • Mudanças na coloração.
  • Celulite ou “pele de laranja”.

6. Retração do mamilo

Ao examinar as mamas é muito importante observar atentamente os mamilos para verificar se eles estão normais e não apresentam nenhuma alteração. A retração dos mamilos é um sintoma quase óbvio do câncer de mama.

7. Dor na mama (ao apalpar)

Nos estágios iniciais é incomum que a paciente sinta dor ao apalpar ou apertar um pouco a mama. No entanto, quando a doença já está avançada, é muito comum sentir sensibilidade e dor nas mamas apenas ao tocá-las.

É importante estar atento para não confundir essa dor com a que ocorre devido à síndrome pré-menstrual ou a uma infecção, como a mastite.

Também pode te interessar:  Quais são as causas dos nódulos mamários?

8. Mudanças no tamanho das mamas

O tamanho das mamas é muito importante para detectar um câncer precocemente. Perceber que uma delas parece inflamada ou com um tamanho incomum é um sinal que requer atenção imediata.

Sinais e sintomas que ajudam a detectar um câncer de mama.

9. Secreção mamilar

Algumas vezes a secreção mamilar não é um problema, e desaparece por conta própria com o passar dos dias. No entanto, em muitos casos de câncer ela foi relatada como um dos sintomas, uma vez que as mulheres diagnosticadas relataram a presença de uma secreção com odor desagradável em um ou ambos mamilos.

10. Irregularidades

Perceber mudanças na forma ou textura da mama é outra maneira de detectar um câncer precocemente. Irregularidades no contorno, bem como vermelhidão ou pequenos orifícios na pele são sinais evidentes da doença.

Quais são os fatores de risco para o câncer de mama?

O câncer de mama afeta principalmente as mulheres, mas também pode se desenvolver em homens. Os principais fatores de risco associados são os seguintes:

  • Sofrer de obesidade.
  • Não ter tido filhos.
  • Ser mulher e ter mais de 55 anos.
  • Ter tido uma menopausa tardia ou prematura.
  • Ter um histórico familiar de câncer de mama.
  • Ter iniciado o ciclo menstrual antes dos 12 anos de idade.

Lembre-se de que um diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento, portanto, procure um médico se perceber algum ou vários destes sintomas, e eles te preocuparem.

Pode interessar a você...
É possível prevenir o câncer de mama?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
É possível prevenir o câncer de mama?

O câncer de mama é um dos cânceres mais diagnosticados em todo o mundo, principalmete em mulheres. Veja sobre prevenir o câncer de mama.