Faça suas próprias bags para o supermercado

· 10 de maio de 2019
Proteja o meio ambiente e seu bolso, criando seus próprios sacos de pano para usar no supermercado. Eles são fáceis de fazer e aperfeiçoar para afira sua criatividade.

Fazer bags de pano para o supermercado é uma boa maneira de proteger o meio ambiente, economizar e sair nas ruas sendo verdadeiros fashionistas! Assim como você está lendo, costurar sua própria bag é a oportunidade perfeita para personalizá-la com o seu estilo.

Como fazer bags de pano: passo a passo

Mulher manuseando bags de pano

Atualmente, em alguns lugares, devemos pagar pelas sacolas no supermercado e essa mudança significou uma boa redução na produção de plástico. No entanto, sugerimos que você dê um passo além e opte por fazer bags de pano, para evitar comprar mais plástico.

Materiais necessários

  • 2 guardanapos de pano, da cor que você mais gostar
  • 2 tiras grossas
  • Tecido estampado para decoração (quantidade necessária)
  • Papelão
  • Fio
  • Agulha
  • Tesoura
  • Giz para tecido
  • Lápis
  • Alfinetes
  • Máquina de costurar
  • Ferro

Não perca: 5 artesanatos simples feitos em EVA

Passos para fazer as bags de pano

A decoração

  1. Primeiramente, corte um retângulo de 15 x 11 cm no papelão, ou qualquer figura que você preferir.
  2. Em seguida, coloque o papelão no tecido estampado e use o giz para marcar a figura. Desta forma, você estará fazendo a decoração.
  3. Calcule cerca de dois centímetros ao redor para fazer uma bainha para que o acabamento fique melhor.
  4. Passe com ferro a decoração, marcando a bainha. Isso permitirá que você costure mais fácil.
  5. Prenda-a em um dos guardanapos com alfinetes, colocando-o onde você mais gosta: no centro, em um canto …
  6. Por fim, costure em volta da decoração com a máquina de costura. Caso contrário, você pode fazer isso manualmente. Mas o passo final de costura ao fazer bags de pano deve ser feito por máquina para garantir a resistência do mesmo.

As bags

  1. Depois de costurar a decoração, coloque o outro guardanapo por cima e prenda com alfinetes. Lembre-se que a decoração deve estar no meio dos dois guardanapos, já que você vai costurar dentro da bolsa.
  2. Em segunda, costure três lados dos guardanapos, juntando-os. Preste especial atenção a qual lado você deve deixar aberto para que a decoração esteja correta.
  3. No canto inferior do saco, prepare um triângulo e prenda com alfinetes. Costure para formar a base do saco. Repita no outro canto inferior.
  4. Por fim, faça uma bainha em cima da bolsa (a que está aberta) e costure com a máquina.

Talvez te interesse ler também: 10 artesanatos para manter seu escritório em ordem

As alças das bags

  1. É hora de colocar as alças. Primeiramente, corte uma tira com um comprimento de 30 centímetros (você pode fazer a alça mais longa, se desejar. Meça e escolha o comprimento) e depois faça o mesmo com a outra.
  2. Em seguida, prenda as alças na parte superior da bag com alfinetes.
  3. Por fim, costure as alças formando um retângulo e um X por dentro. Desta forma, você estará dando a bolsa mais estabilidade e força.

Ideias para fazer bags de pano originais

Criatividade para fazer bags de pano

Usando as indicações acima, você pode fazer bags de pano de estilos diferentes. Basta deixar sua imaginação voar e logo terá muitos modelos diferentes para ir ao supermercado.

  • Você pode usar um pano branco e pintar sobre ele. Além disso, pode até convidar seus filhos para te ajudar. Não precisa ser um ‘Picasso’ para obter uma boa bag de pano: corte uma batata no meio e molhe-a em tinta de tecido, depois decore com ela ou simplesmente ponha tinta nas mãos de seus filhos e pinte a bolsa com suas impressões.
  • Outra opção é combinar, por exemplo, guardanapos de cores diferentes, tecidos estampados ou o que você imaginar para obter um estilo muito colorido e original.
  • Caso não te anime pintar um desenho, que tal escrever uma frase? Mas, para isso, você pode usar marcadores para tecido. Fácil e lindo!

Como você pode ver, fazer bags de pano para o supermercado, estilosas e práticas não é tão difícil quanto você imagina. Por fim, lembre-se de fazer costuras com uma máquina de costura para evitar acidentes.

  • Lara, J. (2008). Reducir, Reutilizar, Reciclar. Dpto. Universitario Para El Desarrollo Sustentable, Instituto de Ciencias.
  • Real Academia Española. (2014). Reciclar. https://doi.org/Article
  • Larraín, S. (2002). Ética, Vida, Sustentabilidad. In Ética, Vida, Sustentabilidad.