Exercícios ideais para quem tem mais de 40

Devemos adaptar os exercícios às nossas capacidades, mas é importante ir aumentando a intensidade à medida que ganhamos resistência para, assim, obter melhores resultados.
Exercícios ideais para quem tem mais de 40

Última atualização: 10 Janeiro, 2021

Existem exercícios ideais para quem tem mais de 40? Em que consiste? Quais benefícios podem oferecer? Eles podem ser praticados diariamente ou é melhor deixá-los apenas para alguns dias por semana?

A seguir vamos tirar todas essas dúvidas e também revelar algumas dicas que podem ser úteis para você quando se trata de se manter saudável e em forma após os quarenta anos. Continue lendo para saber mais!

A idade não é um impedimento

Atualmente, muitas pessoas consideram que a idade por si só não é um impedimento para manter um estilo de vida ativo. Por isso, é cada vez mais comum ver pessoas de todas as idades se exercitando em academias e espaços públicos de recreação e esportes.

Hoje, sabe-se que os exercícios ajudam a ter mais saúde e bem-estar. Além disso, permite manter uma boa aparência, o que pode, sem dúvida, ser uma boa fonte de motivação quando se trata de ser disciplinado e constante.

Agora, todos deveriam se exercitar da mesma maneira todos os dias, independentemente da idade? Não, nem todas as pessoas precisam da mesma rotina de exercícios.

exercícios ideais para quem tem mais de 40

As recomendações podem variar de pessoa para pessoa, dependendo do seu estado de saúde e outras particularidades. Embora seja verdade que existem algumas diretrizes comuns, como as indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os adultos (18 a 64 anos) devem dedicar cerca de 150 minutos por semana à prática de atividade física aeróbia, de intensidade moderada. Outra opção é fazer 75 minutos de atividade física aeróbica vigorosa a cada semana ou seguir um plano que combine as duas opções.

Com a prática de exercícios físicos regulares, as funções cardiorrespiratórias, musculares, articulares, neurológicas e cognitivas podem ser melhoradas e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de sofrer de doenças não transmissíveis, além de transtornos do humor, como ansiedade e depressão.

Por outro lado, segundo os autores de Exercício físico para todos os idosos: mover-se é cuidar de si:

  • A atividade física moderada pode desacelerar o declínio funcional e reduzir o risco de doenças crônicas em idosos.
  • Da mesma forma, apontam que a prática de atividade física, exercício ou esporte é mais do que justificada, não só na área da saúde, mas também como atividade social e recreativa.

E o que os estudos indicam a esse respeito?

Nesse sentido, um estudo revelou que a realização de exercícios de musculação a partir dos 40 anos permite ganhar resistência e manter a saúde, bem como evitar a perda drástica de massa e força muscular.

Exercícios ideais para pessoas com mais de 40 anos

Embora seja geralmente recomendado caminhar ou trotar 30-40 minutos por dia (ou o tempo que o médico indicar), este não é o único tipo de exercício que pessoas com mais de quarenta anos podem praticar.

Alguns levantamentos de peso são uma boa opção, pois permitem melhorar a postura e trabalhar várias áreas musculares. Além disso, as seguintes opções podem ser consideradas.

Independentemente da idade, é essencial fazer aquecimento ou alongamento para evitar lesões.

1. Ioga e Pilates

Existem alguns exercícios com os quais você poderá restaurar a elasticidade da pele e evitar o incômodo excesso de pele sob os braços ou no queixo.

  • Recomendamos a prática de ioga e pilates.
  • Além disso, com esses exercícios você pode melhorar a sua postura e evitar dores na região lombar.
  • Eles também o ajudarão a relaxar e perder peso.

2. Cardiovasculares

Para melhorar a sua saúde cardíaca, não há melhor exercício do que o ciclismo. Andar de bicicleta, seja ao ar livre ou em uma estática, aumenta a resistência do coração.

Ao mesmo tempo, é uma atividade divertida, que pode lhe ajudar a fazer novos amigos e a emagrecer.

3. Aumento da resistência

Com relação ao fortalecimento e aumento de sua resistência, aconselhamos utilizar as máquinas das academias de ginástica. Com elas, você poderá fortalecer os seus músculos e tonificá-los ao mesmo tempo.

Se você não gosta de malhar em uma academia, pode adquirir esses aparelhos e levá-los para casa: assim terá o seu próprio espaço de exercício sempre disponível.

4. Para fortalecer sua musculatura

exercícios ideais maiores de 40

Outro exercício ideal para os idosos é a natação. Com este exercício, você não só fortalecerá todos os músculos ao mesmo tempo, como também poderá adquirir maior capacidade pulmonar.

Isto o ajudará a não se cansar tão rápido e a controlar o ar que entra e sai de seu corpo.

Você quer se manter em forma?

Como podemos ver, a passagem do tempo não é desculpa para desistir de fazer exercício. Portanto, nunca desista de se exercitar ou praticar atividades para se manter em movimento.

Se tiver dúvidas sobre como manter a forma, consulte o seu médico ou um personal trainer. Existem muitos exercícios ideais para os maiores de 40!

A idade não é um obstáculo para alcançar os seus objetivos, e também não é desculpa para negligenciar a sua saúde. Seja a sua própria motivação e adote um estilo de vida saudável. Você logo notará a diferença.

Pode interessar a você...
Produtos de beleza para mulheres com mais de 40 anos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Produtos de beleza para mulheres com mais de 40 anos

Cedo ou tarde nossa pele começa a requerer um cuidado especial. Saiba quais são os produtos ideais para mulheres com mais de 40 anos.