Exercícios ideais para quem tem mais de 40

Devemos adaptar os exercícios às nossas capacidades, mas é importante ir aumentando a intensidade à medida que ganhamos resistência para, assim, obter melhores resultados.

À medida que os anos passam, a resistência de nosso corpo vai diminuindo progressivamente. Assim, nossos músculos, pele e ossos vão se enfraquecendo.

Por isso, com o passar do tempo, começamos a ter dificuldades na hora de realizar alguma atividade que, anteriormente, conseguíamos realizar com facilidade.

Entre as atividades mais comuns em que começamos a encontrar problemas estão caminhar, correr, escrever, cozinhar, ou nos vestir sozinhos.

Por estas razões, é fundamental, independentemente da idade que você tenha, que sempre mantenha um bom estado físico e se exercite.

Se você levar uma vida sedentária, é muito provável que comece a sentir dores musculares. Você também pode apresentar problemas nas artérias e ossos, por falta de exercício.

Claro, não deverá ultrapassar o limite de exercícios, nem de levantamento de peso, levando-se em conta que, quanto mais o tempo passa, mais delicados se tornam os nossos músculos e ossos.

O exercício é muito bom para oxigenar nosso corpo e manter em boas condições nossos músculos e órgãos. Também é fundamental manter uma boa alimentação.

Com o passar dos anos, você agradecerá por ter tomado esta decisão, porque será uma pessoa com muita força e energia, com menos risco de adoecer.

Recentemente, uma pesquisa revelou que os exercícios de resistência a partir dos 40 anos aumenta o tecido muscular, e, além disso, aprimora sua capacidade de realizar atividades diárias.

Por isso, a seguir apresentamos uma série de exercícios com os quais você poderá manter sua força e músculos intactos. Assim conseguirá evitar doenças que são causadas pela falta de flexibilidade, oxigenação e força.

Exercícios para reverter a perda de massa muscular e óssea

Imagen da formação dos ossos após os 40 anos de idade

Com o passar dos anos, e depois de atravessar a barreira dos 40, é muito comum que o organismo vá perdendo massa muscular e a densidade óssea.

Além disso, pode apresentar problemas de pressão arterial, e começam a aparecer doenças como:

  • Osteoporose
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Doenças cardíacas

Por esta razão, a melhor solução para combater estes efeitos é levantamento de pesos individuais.

  • Ao levantar pesos, você poderá recuperar a densidade óssea.
  • Esses exercícios também melhoram a postura e evitam doenças ou lesões na região lombar. Além disso, são excelentes para os braços.

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Exercícios para recuperar a flexibilidade do seu corpo

Há alguns exercícios com os quais você pode conseguir recuperar a elasticidade da sua pele e evitar aqueles inconvenientes excessos de pele sob os braços ou em seu queixo.

  • Recomendamos a prática de Ioga e Pilates. Com estes exercícios, você pode melhorar sua postura e evitar dores lombares, ao mesmo tempo em que ajudam a relaxar e perder peso.

Cuidar do coração

Cuidar do coração é importante após os 40 anos de idade

Para melhorar a sua saúde cardíaca, não há melhor exercício do que o ciclismo. Andar de bicicleta, seja no campo ou em uma estática, aumenta a resistência do coração.

Ao mesmo tempo, é uma atividade divertida, que pode lhe ajudar a fazer novos amigos e a emagrecer.

Aumento da resistência

Com relação ao fortalecimento e aumento de sua resistência, aconselhamos utilizar as máquinas de academias de ginástica. Com elas, você pode fortalecer seus músculos e tonificá-los ao mesmo tempo.

Se você não gostar de malhar em uma academia, pode adquirir esses aparelhos e levá-los para casa: assim terá o seu próprio espaço de exercício, sempre disponível.

Para fortalecer sua musculatura

Mulher com mais de 40 anos sofrendo de dor na cervical

Recomendamos a prática de natação. Com este exercício, você não só fortalecerá todos os músculos ao mesmo tempo, como também poderá adquirir maior capacidade pulmonar.

  • Isto vai ajudar você a não se cansar tão rápido e a controlar o ar que entra e sai de seu corpo.

Como se vê, a passagem do tempo não é desculpa para desistir de fazer exercício. Em contrapartida, quanto mais idade tiver, mais aconselhável é se exercitar, já que, dessa forma, você pode garantir que você terá uma vida saudável em qualquer fase.

Você vai se sentir melhor e se adaptará a situações antes vistas como muito difíceis.

Além disso, poderá viver sem o medo de lesões ou ferimentos, pois sabe que tem uma resistência e capacidade muscular adequada a qualquer aventura.

A idade não é um obstáculo para alcançar seus objetivos, e também não é desculpa para negligenciar a sua saúde. Seja sua própria motivação e adote um estilo de vida saudável. Você logo notará a diferença.

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