Exercícios para fortalecer o tríceps

15 de setembro de 2019
Deseja ter braços mais tonificados e resistentes? Então não perca alguns exercícios para fortalecer o tríceps. Além da estética, eles te ajudarão a evitar lesões.

Fortalecer o tríceps não é apenas necessário para ter braços tonificados. Seu tríceps funciona toda vez que você empurra uma porta ou o carrinho de supermercado, por exemplo. Eles também trabalham em equipe com o bíceps e outros músculos do braço para estabilizar o ombro em alguns movimentos.

Por isso, o fortalecimento do tríceps vai além da tonificação e da autoestima, por sua vez, ajudará a prevenir lesões. Confira alguns exercícios fáceis e necessários para trabalhar esse músculo.

Como o tríceps é fortalecido?

O tríceps é um músculo que, como o nome indica, possui três cabeças: medial, lateral e longa. Juntas, elas permitem estender o cotovelo. A cabeça longa também ajuda a estabilizar o ombro. Por isso, para fortalecer o tríceps, você deve fazer exercícios que induzam a extensão do cotovelo, mantendo o ombro estável.

A melhor maneira de fortalecê-los é fazendo exercícios que funcionem nas três partes, como veremos em seguida.

Exercícios para fortalecer o tríceps

Antes de entrar totalmente nos exercícios, lembre-se das seguintes recomendações:

  • Aqueça adequadamente antes de fazer qualquer exercício.
  • Mantenha a retração escapular durante todo o movimento. Isso evita lesões no ombro e melhora a eficácia do exercício.
  • Se você não tem experiência anterior com nenhum desses movimentos, faça de 10 a 20 repetições de teste sem peso, para que seu corpo se familiarize e reduza o risco de lesões.
  • Visualize o movimento enquanto o faz, para desenvolver a conexão mente-corpo.
  • Se o exercício causa dor que não diminui com a repetição, pare de fazê-lo.

Também pode te interessar a leitura: 5 exercícios para moldar os braços sem ir à academia

Extensão do tríceps com polia

Moça fazendo exercícios para os braços

Este exercício é muito simples, perfeito para pessoas com qualquer nível de treinamento, do iniciante ao mais avançado. Tem muitas variantes com as quais você pode jogar para fazer o exercício mais ou menos desafiador, como:

  • Mude a posição da polia (alta ou baixa) para trabalhar o músculo em diferentes ângulos.
  • Mude sua posição: na frente da polia ou de costas para ela.

Em qualquer variante, o importante é manter a retração escapular e concentrar o movimento no cotovelo.

Chute de tríceps

É preferível fazer este exercício com halteres. Para isso:

  • Primeiramente, pegue o haltere com uma mão.
  • Em seguida, apoie o joelho e o braço do lado em que você não está trabalhando no banco.
  • Retrair as escápulas.
  • Levante o cotovelo, de modo que fique no mesmo nível do ombro. Esse alinhamento deve ser mantido durante todo o exercício.
  • Por fim, estenda o cotovelo.

O erro mais comum é perder o alinhamento do cotovelo-ombro. É importante dominar essa posição primeiro para evitar lesões. Para fazer isso, execute o movimento na frente de um espelho para manter a posição correta.

Leia também: Exercícios para ganhar músculo e força

Extensão de cotovelo, French Press ou extensor de tríceps

Você pode fazer esse movimento com barras ou halteres. Se você fizer isso com uma barra, é preferível que seja a barra EZ para manter o pulso em uma posição neutra durante todo o exercício.

Erros comuns da extensão de cotovelo:

  • Deixar o peso cair na testa. Para executar o exercício da melhor maneira, deixe cair lentamente o peso por cima da cabeça.
  • Mova seu ombro demais. Lembre-se de que o tríceps é um extensor de cotovelo e um estabilizador de ombro. Concentre-se em mover o cotovelo enquanto mantém o ombro perpendicular ao teto.

Flexão para fortalecer o tríceps

flexão para fortalecer o tríceps

Este exercício fortalece o tronco, além disso, também os ombros e braços. Mas, antes de fazer a variante para fortalecer o tríceps, é importante que você domine primeiro a flexão clássica.

A variante tríceps consiste em mudar o apoio das suas mãos. Assim, em vez de ser perpendicular aos seus ombros, suas mãos ficarão perpendiculares ao seu peito.

Recomendações finais

  • Em primeiro lugar, se você não conseguir executar 4-5 repetições corretamente com o peso escolhido, reduza o peso.
  • Além disso, se você não conseguir fazer as repetições com peso, não importa. Você pode fazê-las sem peso ou alterando a posição do seu corpo. Por exemplo:
    • Você pode facilitar as flexões se as fizer na parede e não no chão.

Em conclusão, lembre-se de que o objetivo é fortalecer seu corpo e prevenir lesões. Definitivamente, não faz sentido aumentar o seu peso se você não se exercitar adequadamente. Domine o movimento e adicione resistência.

  • Manpreet S. Tiwana; Bruno Bordoni. Anatomy, Shoulder and Upper Limb, Triceps Muscle. : StatPearls; Last Update: January 6, 2019. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK536996/ (accessed 06 August 2019).
  • Brad Jon Schoenfeld, Andrew Vigotsky, Bret Contreras, Sheona Golden, Andrew Alto, Rachel Larson, Nick Winkelman & Antonio Paoli . Differential effects of attentional focus strategies during long-term resistance training. European Journal of Sport Science 2018; 18(5): https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17461391.2018.1447020 (accessed 06 August 2019).
  • You-Sin Kim, Do-Yeon Kim, Min-Seong Ha. Effect of the push-up exercise at different palmar width on muscle activities. Journal of Physical Therapy Science 2016; 28(2): . https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4792988/ (accessed 06 August 2019).