Excesso de peso e cólon inflamado: como tratar
Escrito e verificado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
Muitas são as causas que podem ocasionar o excesso de peso. Mas é certo que, às vezes, fatores como a genética, o estresse ou alterações na tireoide causam alguns quilos a mais.
Além disso, devemos prestar muita atenção ao fato de que manter uma boa saúde hepática e um cólon limpo e forte é algo vital.
Certamente já tenha tentado várias dietas sem sucesso. Seu metabolismo vai se tornando um pouco mais lento e é quase impossível eliminar a gordura que se acumula na barriga e nos quadris.
O que se pode fazer? O conselho de um médico e de um nutricionista sempre será adequado, mas também pode pôr em prática os seguintes conselhos.
Relação entre um cólon inflamado e o excesso de peso
O corpo está acostumado a sofrer muitas mudanças hormonais e metabólicas ao longo da vida. Além disso, é normal que chegue um momento em que seja mais difícil perder peso.
Por conseguinte, começa a seguir dietas muito estritas com as quais, longe de perder peso, o que consegue é se sentir mais desanimado, com fome e com um mal-estar geral.
Qual é a causa disso? As mudanças metabólicas afetam tanto o fígado quanto o cólon. É preciso abordar o problema por outra perspectiva, já que não se trata de “comer menos”, mas sim de “comer bem” e de melhorar os hábitos de vida, tanto físicos, como emocionais.
Dessa maneira, mostraremos algumas pistas que podem indicar se o cólon está inflamado e que será necessário realizar algumas mudanças de vida:
- Inchaço abdominal.
- Má digestão recorrente.
- Gases, mal-estar geral.
- Constipação alternada com dias de diarreia.
- Cansaço.
- Dor de cabeça que não se alivia com analgésicos. Isso se deve ao fato do fígado e do cólon estarem “saturados” e não poderem processar adequadamente os medicamentos. Portanto, não são tão efetivos como esperado.
- Notar a língua muito branca e um sabor amargo pelas manhãs.
- Há momentos do dia com muita fome, mas, depois a inapetência faz com que, por exemplo, não consiga nem jantar. Essas variações causam a escolha de hábitos alimentícios inadequados, que alteram ainda mais a saúde geral.
Leia mais: Aprenda a comer bem mudando os hábitos
Pautas para limpar o cólon e combater o excesso de peso
1. Em jejum
Ao acordar, tome em jejum, algum desses três remédios. Aliás, o ideal seria consumi-los durante 10 dias seguidos e depois parar por uma semana.
Além disso, se desejar, pode alterná-los. São fáceis de preparar e irão depurar o organismo, fortalecer o cólon e o fígado; assim como alcalinizar o corpo e fornecer vitaminas:
- Uma colher de azeite de oliva virgem extra (20 gramas) com umas gotinhas de suco de limão.
- Um copo de água morna com o suco de meio limão.
- Um copo de água com uma colher de bicarbonato de sódio (20 gramas) misturado com o suco de meio limão.
Saiba mais: 6 coisas saudáveis que você pode fazer em jejum
2. Seu café da manhã
Nunca deixe de tomar o café da manhã: é a parte mais importante do dia e a que permitirá colocar o metabolismo para trabalhar no combate do excesso de peso. Dessa forma, apresentamos algumas opções muito saudáveis:
- Um iogurte grego com uma colher de sementes de linho ou linhaça. Chá verde. Uma maçã.
- Suco de um mamão. Uma tigela de aveia com 5 amêndoas.
- Suco de mirtilos. Um sanduíche de pão de centeio com um ovo cozido cortado em lâminas, temperado com azeite de oliva.
- Iogurte grego com um kiwi em pedacinhos. Uma pera.
- Suco de grapefruit (toronja). Uma omelete com espinafres.
3. A importância de beber dois litros de água por dia
É fundamental lembrar-se de beber abundante água todos os dias, visto que ajudará a depurar as toxinas e melhorar o funcionamento do fígado e os rins.
Se for difícil beber esses 8 copos de água diariamente, acrescente na sua garrafinha de água um pouco de suco de limão, ficará muito mais agradável.
4. As melhores infusões
Existem 5 infusões muito adequadas para limpar e revitalizar o cólon que cairão muito bem depois do almoço. Anote:
- Infusão de hortelã.
- Infusão de tomilho.
- Infusão de sálvia.
- Infusão de anis.
- Infusão de camomila.
5. Um remédio para fortalecer e depurar o cólon
Confira essa receita medicinal que deve ser tomada duas vezes por semana, de manhã ou de tarde. É uma vitamina deliciosa e medicinal.
Ingredientes:
- Uma folha de figo da Índia.
- O suco de uma laranja.
- 1 colher de aloe vera (20 gramas).
- Um copo de água (200 ml).
Procedimento
- Primeiramente, cozinhe por 20 minutos a folha de figo da Índia com a aloe vera.
- Em seguida, desligue o fogo e acrescente o suco de laranja.
- Depois, coloque a mistura no liquidificador e obtenha uma vitamina bem homogênea.
- Ainda mais, se desejar, pode acrescentar um pouco de mel.
6. Cuidado com alguns aspectos emocionais
Há uma série de detalhes que deve eliminar da vida para combater o excesso de peso e cuidar da saúde do fígado e do cólon. Não se trata somente de melhorar a alimentação, estamos falando também do mundo emocional. Anote:
- Controle adequadamente as emoções, a ansiedade, as preocupações e o estresse, já que afetam diretamente a função de muitos dos órgãos, como o cólon ou o fígado.
- Melhore os hábitos de vida, saia para andar meia hora por dia.
- Além disso, tenha relacionamentos sempre positivos, por isso, deixe de lado as amizades tóxicas.
- Elimine as gorduras, os açúcares e as comidas pré-cozidas da dieta. Afinal, são mal processadas, caem mal, provocam inflamações e adoecem.
Por fim, comece hoje mesmo a se sentir melhor e a combater o excesso de peso!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Costa, M. L., Oliveira, J. N., Tahan, S., & Morais, M. B. (2011). Overweight and constipation in adolescents. BMC Gastroenterology. https://bmcgastroenterol.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-230X-11-40
- Misra, S., Lee, A., & Gensel, K. (2006). Chronic constipation in overweight children. Journal of Parenteral and Enteral Nutrition. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16517951
- Peter, K. V. (2006). Handbook of Herbs and Spices. Handbook of Herbs and Spices. https://www.sciencedirect.com/book/9781845690175/handbook-of-herbs-and-spices
- Tapsell, L. C., Hemphill, I., Cobiac, L., Patch, C. S., Sullivan, D. R., Fenech, M., … Inge, K. E. (2006). Health benefits of herbs and spices: the past, the present, the future. The Medical Journal of Australia. http://ro.uow.edu.au/cgi/viewcontent.cgi?article=2450&context=hbspapers
- Timlin, M. T., Pereira, M. A., Story, M., & Neumark-Sztainer, D. (2008). Breakfast Eating and Weight Change in a 5-Year Prospective Analysis of Adolescents: Project EAT (Eating Among Teens). PEDIATRICS. https://www.nfaap.org/sso/sso.aspx?nfredirect=https%3A%2F%2Fpediatrics.aappublications.org%2Fcontent%2F121%2F3%2Fe638.short%3Fsso%3D1%26sso_redirect_count%3D1&no-redirect
- Dallman, M. F., Pecoraro, N., Akana, S. F., La Fleur, S. E., Gomez, F., Houshyar, H., … Manalo, S. (2003). Chronic stress and obesity: a new view of “comfort food”. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. https://www.pnas.org/content/100/20/11696.short
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.