Como evitar a retenção de líquidos para acabar com o inchaço corporal
O que conhecemos como retenção de líquidos ou inchaço corporal pode ser a consequência do acúmulo de água nos tecidos de nosso corpo.
Por que isso acontece? Normalmente por um desequilíbrio existente entre o fluxo de líquidos de uma região do corpo até a outra.
Nosso organismo está continuamente equilibrando o nível de líquidos para que se mantenha nas proporções adequadas.
Quando tomamos água além da conta, eliminamos o excesso através dos rins, sob a forma de urina, ou através das glândulas sudoríparas.
O problema surge quando nosso corpo não pode eliminar esse excedente de líquido. O equilíbrio não pode ser mantido, e isso dá lugar à chamada retenção de líquidos.
Hidratação e edemas
Não é o mesmo ter uma hidratação adequada e ter edemas. Os edemas são uma clara mostra do armazenamento de água em nosso organismo (sobretudo se aparecem nas pernas).
As pernas, onde a circulação precisa de mais força para um correto funcionamento, são o local onde mais aparecem os desajustes (por exemplo, ao passarmos muito tempo sentados ou de pé).
Geralmente os edemas são causados por:
- uma situação hormonal dominada pelo estrogênio,
- um excesso de sódio na dieta,
- pouca circulação do sangue por causa do sedentarismo.
Se essa retenção de líquidos se localiza também na parte superior de nosso corpo (braços, mãos e até no rosto), pode se dever a um mau funcionamento dos rins.
Nas mulheres, é bastante normal que apareça uma retenção de líquidos durante o ciclo menstrual.
Não se esqueça de ler: 8 coisas sobre a sua menstruação que você provavelmente desconhece
A função das veias
Nossas veias, ao contrário do que podemos pensar, não são canais estáticos. O revestimento das veias permite a entrada ou saída de líquidos.
Às vezes, por diferentes razões, o mecanismo que regula esse fluxo de líquidos não funciona bem, então, se acumulam em algumas partes do corpo.
Por que isso ocorre? Pode se dever a várias razões, como por exemplo:
- Geralmente, é porque as veias não têm a firmeza necessária para reter o líquido, o que acontece quando surgem as varizes.
- Também pode ser porque a pessoa passou muito tempo de pé e há uma pressão exagerada do sangue no interior das veias.
Sinais da retenção de líquidos
Um indicativo claro da retenção de líquidos é quando pressionamos a pele de nossas pernas e vemos que fica uma marca da pressão exercida.
Veremos então, uma espécie de afundamento, e essa marca se mantém durante um certo tempo.
Se a retenção de líquidos e inchaço ocorrem com frequência e surgem edemas visíveis, o melhor é consultar um médico.
Assim, poderemos prevenir as complicações que podem estar relacionadas com a circulação.
Alguns conselhos para eliminar a retenção de líquidos e inchaço corporal
- O exercício físico é fundamental para evitar o inchaço. É preciso escolher os exercícios que não exijam muita resistência, nem que causem um forte impacto muscular.
- A atividade física ativará a circulação por todo o corpo, sobretudo nas pernas, mediante uma compressão dos músculos sobre as veias.
Quer saber mais? leia: 5 soluções naturais para combater as varizes com sucesso
- A ativação da circulação tornará possível que o excesso de água seja eliminado pela urina.
- Meias elásticas também ajudam a evitar a retenção de líquidos, sobretudo nas pessoas muito sedentárias, que passam muito tempo de pé ou sentadas.
- Mas a meia deve ser vestida antes do início das atividades diárias.
- Consumir muitas frutas e legumes sempre é positivo para nosso organismo. Este hábito também ajuda a combater a retenção de líquidos.
- O abacaxi e o mamão, assim como outras frutas ricas em potássio, como a banana, o melão e a melancia, são alimentos muito úteis para quem tende a reter líquidos.
Mais conselhos
- Para melhorar o aspecto dos tornozelos inchados, é muito útil pôr as pernas para cima, em diferentes momentos do dia.
- Os pés devem ficar acima dos joelhos, e os joelhos, por sua vez, acima do quadril.
- A roupa que usamos diariamente deve ser confortável porque, roupas apertadas demais dificultam a circulação e favorecem, portanto, a retenção de líquidos.
- Devemos nos acostumar a consumir menos sal. Ainda que nosso organismo requeira uma dose mínima, o excesso de sal também potencializa a retenção de líquidos e o inchaço.
- É recomendável acrescentar algumas ervas aromáticas e plantas com propriedades diuréticas a nossa dieta. Como exemplos, citamos a cavalinha, o chá verde, o dente-de-leão, etc.
Experimente nossas sugestões, entretanto a consulta ao médico é fundamental.
Continue conosco e conheça mais dicas para a sua saúde, beleza e bem-estar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- José M. Rosés. Pere Pujol. Hidratación y ejercicio físico. http://www.audyn.org.uy/sitio/repo/arch/apunts.pdf
- MedlinePlus. Edema. https://medlineplus.gov/spanish/edema.html
- Asociación Española de Pediatría. MARCADORES CLÍNICOS DE ENFERMEDAD RENAL. INDICACIÓN E INTERPRETACIÓN DE LAS PRUEBAS COMPLEMENTARIAS. RECOGIDA DE MUESTRAS Y ANÁLISIS SISTEMÁTICO DE LA ORINA. https://www.aeped.es/sites/default/files/documentos/01_marcadores_enf_renal.pdf
- El Sevier. Sistema cardiovascular, anatomía general: arterias y venas. https://www.elsevier.com/es-es/connect/medicina/sistema-cardiovascular-anatomia-general-arterias-venas
- Sociedad Española del Corazón. Soluciona la retención de líquidos. https://fundaciondelcorazon.com/corazon-facil/blog-impulso-vital/2649-soluciona-la-retencion-de-liquidos.html
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.