
Neste artigo destacamos algumas diretrizes para distinguir as pessoas tóxicas que nos cercam. Cortesia e educação não estão em desacordo com o ato de dar um basta neste tipo de pessoas, e nos distanciarmos delas. Ninguém é obrigado a suportar essa…
Os hormônios fazem o estresse afetar homens e mulheres de maneira diferente. Embora sejam mais sensíveis a esse fator, as mulheres o administram com estratégias mais inteligentes.
O estresse afeta as mulheres de maneira diferente. Embora seja verdade que esta condição não conhece gênero ou idade, o impacto físico e psicológico apresenta certas particularidades no gênero feminino.
É muito comum ouvir na mídia e nas revistas especializados sobre o estresse em termos genéricos, mas raramente é levado em conta, por exemplo, a particularidade da mulher e como essa dimensão afeta sua realidade pessoal. .
As mulheres têm uma fisiologia diferente da dos homens, onde o peso dos hormônios faz com que o estresse as afete de maneira diferente.
Além disso, se a isso acrescentarmos o fato de que suas responsabilidades, as vezes, vão do campo de trabalho à família (cuidado de crianças e até de parentes idosos), sua realidade é misturada por muitos outros fatores.
Tudo isso faz com que seja necessário abordar essa realidade para oferecer melhores meios de gerenciamento e reação.
Os estudos nos dizem que as mulheres são, em média, mais sensíveis que os homens ao estresse, no entanto, graças ao estrogênio, elas o enfrentam melhor e são mais resistentes.
O professor Karl Pibram, da Universidade da Califórnia, argumentou em seus trabalhos que as mulheres enfrentam o estresse de maneira mais lógica e verbal que os homens, estratégias que, sem dúvida, as tornam mais habilidosas diante dessa dimensão.
Vamos ver, no entanto, quais são as fontes mais comuns de estresse.
O estresse nas mulheres difere do sexo masculino em duas dimensões específicas. A primeira tem como origem o cortisol (o hormônio que liberamos em situações estressantes). Nesse caso, elas são mais sensíveis a este glicocorticoide e, portanto, a sintomatologia é mais ampla.
Em segundo lugar, define sua capacidade de reagir a esses estados. Como indicamos anteriormente, as mulheres sabem administrar melhor esses estados: elas pedem ajuda antecipadamente e se apoiam em amigos e familiares.
Vejamos agora em que consiste esta sintomatologia:
Tudo isso se deve ao fato das células da epiderme reagirem imediatamente aos hormônios do estresse, causando vasoconstrição, provocando ainda que apareça mais pelos, que suemos mais e que nosso rosto sempre pareça cansado.
Pode te interessar: Risoterapia: uma técnica excelente contra o estresse
Quando a situação de estresse se torna mais intensa e persistente, a mulher pode ser afetada por realidades muito mais complexas que podem ter como efeito as seguintes doenças:
Se há algo negativo no estresse é que nos tira anos de vida, nos envelhece e altera gravemente nossa saúde, nosso corpo fica cheio de toxinas e a cada dia se torna mais difícil de fazer nossas vidas diárias com a mesma força e coragem do passado.
É preciso controlar a situação. De que maneira? Te ensinamos:
Não deixe de ler: 5 formas de relaxar em menos de 10 minutos
Para concluir, já sabemos que o estresse afeta as mulheres de maneira diferente. Vamos, portanto, aprender a identificá-lo e dar uma resposta rápida a esses estados tão perigosos para o nosso bem-estar.