Esta é a melhor maneira de treinar com o próprio peso

· 2 de março de 2019
Os exercícios para treinar com o próprio peso são uma opção muito adequada para aqueles que não gostam de ir para academia, ou que simplesmente não têm tempo para isso.

Os dias de levantamento de pesos na academia terminaram. Iremos te apresentar alguns exercícios para treinar com seu próprio peso. Trata-se de uma lista de exercícios corporais completos que envolvem mais da metade dos músculos do corpo.

Saiba que ao fazer com que vários músculos trabalhem juntos de maneira simultânea, podemos aumentar a efetividade do treinamento. Assim conseguiremos alcançar o objetivo mais rápido.

Diferentemente dos exercícios de fitnessajudam a prevenir os desequilíbrios musculares e reduzem o risco de lesões. Veja qual é a melhor forma de treinar com seu próprio peso!

Esta é a melhor maneira de treinar com o próprio peso

A seguir oferecemos alguns exercícios que permitem treinar com seu próprio peso. Tome nota!

1. Flexões

Pode treinar os braços com o próprio peso

As flexões são um dos melhores exercícios corporais totais que podemos fazer. Os motores principais na flexão são o peitoral superior, o tríceps e os deltoides anteriores.

  • As flexões fortalecem os músculos essenciais para a vida diária e imitam um movimento comum de empurrão.
  • Em primeiro lugaro, coloque-se em posição de prancha com as mãos apoiadas no chão e os pés separados na largura do quadril, com as mãos diretamente abaixo dos ombros.
  • Finalmente, assegure-se de não abaixar a lombar e dobre os cotovelos ao descer, mantendo os ombros para baixo e para trás em cada flexão.

Não deixe de ler: 5 exercícios que você deve praticar se quiser cuidar dos ossos

2. Bicicleta

Para realizar este exercício de corpo completo, devemos nos esticar no chão com os joelhos dobrados até o peito. As mãos devem ficar atrás da cabeça.

  • Em primeiro lugar, eleve o cotovelo direito até o joelho esquerdo enquanto que a perna direita se afasta.
  • Logo, continue alternando os lados como se estivesse pedalando.
  • Finalmente, complete 10 repetições em cada perna.

A bicicleta é um exercício que pode parecer complicado para os principiantes, já que foca no trabalho abdominal. É possível que aumentar a intensidade paulatinamente.

3. Barra fixa

A barra fixa é outro exercício impressionante que deveria ser absolutamente um elemento básico de sua rotina de treinamentoO movimento começa com as palmas para fora e com os braços estendidos, pendurando uma barra.

  • O objetivo é situar o queixo sobre a barra e minimizar o movimento do torso e a parte inferior do corpo.
  • Uma vez que seu queixo tenha superado a barra, de uma maneira controlada, abaixe de novo até que os braços estejam quase completamente estendidos.

Como você pode ver, são muitos os músculos que são ativados enquanto se faz este exercício!

Leia também: Os melhores exercícios de agachamento

4. Agachamento isométrico com a coluna na parede

Pode treinar as pernas com o próprio peso

Quem precisa de uma cadeira quando se tem uma parede? Trata-se de um perfeito exercício para fortalecer as pernasDevemos deslizar lentamente a coluna para baixo de uma parede até que as coxas fiquem paralelas ao chão.

  • Primeiramente, durante o exercício, devemos nos assegurar de que os joelhos estejam por cima dos tornozelos e manter a coluna reta.
  • Logo, cada série deve ser de aproximadamente 60 segundos.
  • Finalmente, se quiser complicar o exercício pode elevar os braços para frente e mantê-los suspensos no ar.

Leia: 4 exercícios de um alongamento correto

5. Afundo em banco

Este exercício te ajudará a construir seu tríceps. Para fazê-lo deve se colocar de costas apoiadas em um banco de exercícios ou outra superfície estável. Esta deve ser o suficientemente larga para que você possa colocar as mãos na altura dos ombros.

  • Em primeiro lugar, coloque as mãos no banco atrás da coluna com as palmas para baixo e fique com os joelhos em ângulo reto.
  • Logo, jogando os ombros para trás, desça o corpo até que os cotovelos estejam em um ângulo de 90 graus.
  • Finalmente, empurre para cima e repita a operação.

Em conclusão, existem muitas razões para treinar com seu próprio peso corporal. Devido às numerosas variações de cada exercício, estamos convencidos de que não poderá perder a motivação. Verá como notará os resultados!