Espinafre, cenoura e limão: bebida para eliminar toxinas

Em vez de consumir bebidas industrializadas, seria aconselhável preparar nossos próprios refrescos em casa com ingredientes naturais como frutas, verduras e legumes.
Espinafre, cenoura e limão: bebida para eliminar toxinas

Última atualização: 23 Fevereiro, 2021

Quando falamos em usar espinafre em vitaminas, o mais comum é que nos lembremos da mistura que leva maçã, aipo e suco de limão, ou da mistura feita com banana e leite. Porém, existe outra bebida para eliminar toxinas, que é deliciosa e muito refrescante e combina espinafre, cenoura e limão.

Para alguns, essa bebida é simplesmente um refresco. Ou seja, uma bebida natural e hidratante que se bebe gelada, geralmente em épocas de calor ou simplesmente após ter feito algum tipo de esforço físico.

Outros a consideram uma alternativa às bebidas industrializadas, que hoje tanto preocupam pelos seus efeitos na saúde. Por outro lado, há quem a consuma para eliminar as toxinas do corpo e assim melhorar a sua saúde.

Seja qual for o motivo do preparo, a verdade é que é uma boa opção para aqueles dias de calor, quando é preciso se manter bem hidratado.

As contribuições de seus ingredientes

espinafre, cenoura e limão-bebida para eliminar toxinas

Vejamos a seguir quais são as contribuições que os ingredientes desta bebida podem proporcionar, segundo dados de especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN) e da Associação 5 aldia:

  • Espinafre: este legume é fonte de proteínas, fibras, ferro, potássio, folatos, vitamina C, A, E e betacarotenos.
  • Cenoura: este legume é fonte de vitamina A, vitamina B9 (ácido fólico), carotenoides e, em menor quantidade: vitamina C, vitamina B6, ferro, iodo e potássio. Também contribui com pequenas quantidades de fitoesteróis, sendo a maioria beta-sitosterol, seguido de estigmasterol e campesterol.
  • Limão: esta fruta é fonte de vitamina C, ácidos orgânicos e flavonoides. A polpa também contém ácidos orgânicos, principalmente ácido cítrico e, em menor proporção, málico (considerados responsáveis ​​pelo sabor ácido desse alimento), acético e fórmico.

Bebida refrescante para eliminar toxinas feita com espinafre, cenoura e limão

Ao tomar essa bebida junto com uma refeição ou lanche, podemos diminuir e manter a ansiedade de comer sob controle. Dessa forma, evitaremos comer alimentos não saudáveis, como salgadinhos industrializados, doces e similares.

Ingredientes

  • 2 cenouras.
  • O suco de 1 limão.
  • Casca de limão.
  • 1 copo de água (250 ml).
  • 2 punhados de espinafre fresco (50 g).
  • Opcional: 1 colher de chá de mel (5 g).

Procedimento

  • Primeiro, esprema o limão e reserve o suco. Se a fruta for orgânica, você também poderá ralar um pouco a casca para adicioná-la à bebida, como decoração.
  • Bata o suco de limão com o restante dos ingredientes: espinafre, cenoura, água e mel.
  • Se você optar pela vitamina, a textura ficará cremosa; a bebida será mais rica em fibras e saciante.
  • Se escolher o suco, terá uma bebida mais leve. Ambas as opções serão muito refrescantes.
espinafre,cenouras e limão-bebida para eliminar toxinas

Bebida para eliminar toxinas: recomendações de consumo

Não é necessário consumir esta bebida com o estômago vazio para aproveitar melhor seus ingredientes. Servir fresca em um lanche ou refeição é o suficiente. Também não é necessário substituir as refeições principais por esta bebida, porque não precisamos passar fome.

Se queremos emagrecer, purificar ou desintoxicar o corpo, o mais adequado é que, ao mesmo tempo que incluímos esta bebida na nossa alimentação, melhoremos os nossos hábitos alimentares e procuremos adoptar um estilo de vida saudável. Vale lembrar que a combinação perfeita é alimentação saudável e exercícios diários.

Além disso:

  • Ao consumir esta ou qualquer outra bebida natural, o ideal é não adicionar qualquer tipo de adoçante, mas sim desfrutar da doçura dos ingredientes tal como são.
  • Não é aconselhável consumir grandes quantidades de qualquer bebida como esta, por mais natural que seja. Portanto, devemos tentar manter a moderação.
  • O espinafre pode ser substituído por um pouco de beterraba, alface roxa ou um pedaço de fruta da sua preferência.

A bebida de espinafre, cenoura e limão é apenas uma das alternativas saudáveis ​​que podem nos ajudar a amenizar o calor nesses dias de verão, mas sempre podemos pesquisar e preparar outras receitas.

Pode interessar a você...

Combata a celulite e melhore sua pele com essa bebida natural de linhaça!
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Combata a celulite e melhore sua pele com essa bebida natural de linhaça!

A linhaça possui propriedades diuréticas e anti-inflamatórias que ajudam a purificar o corpo dos líquidos e detritos retidos, além de agir contra a celulite



  • GARCIA DAMBORENEA, R., SANCHO, J. L. D. E., VILLAR COLSA, F., GOMEZ ULLATE, P., LAMPREABE, I., OROFINO, L., & MU�IZ MARTIN, R. (1977). LOS DIURETICOS. Gaceta Médica de Bilbao.
  • González-Molina, E., Domínguez-Perles, R., Moreno, D. A., & García-Viguera, C. (2010). Natural bioactive compounds of Citrus limon for food and health. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis. https://doi.org/10.1016/j.jpba.2009.07.027
  • Peñuela, J. M. (1994). Influencia de los procesos de cocción y conservación sobre el contenido de nitratos y nitritos en espinacas (spinacia oleracea l.). Universidad Complutense de Madrid, Servicio de Publicaciones. https://doi.org/10.1179/1476830511Y.0000000011