Escadas decorativas: nova tendência

17 de julho de 2019

As escadas decorativas são uma nova tendência no campo da decoração de casas. Isto se deve ao fato de serem muito práticas, leves e fáceis de usar em qualquer espaço. Essas escadas podem ser encontradas em diferentes cores e texturas no mercado. No entanto, se você é uma pessoa criativa, pode reciclar suas escadas velhas e transformá-las em um elemento de decoração essencial em sua casa.

Com estas escadas os seus espaços terão uma aparência diferente, muito fresca e divertida. Além disso, você verá que pode colocar muitos objetos em cima e economizar espaço, para dar um outro uso.

Como usar as escadas decorativas?

Recicle uma escada velha em escadas decorativas

Pode-se dar muitos usos às escadas decorativas. Elas são tão versáteis que você pode colocá-las em diferentes espaços de sua casa como por exemplo no quarto, na cozinha, no banheiro ou no jardim. As escadas podem substituir móveis como estantes de livros, prateleiras ou mesas de cabeceira. Isso porque elas têm muito espaço para colocar todos os tipos de elementos. De livros a lâmpadas, se você as usar como mesa de cabeceira.

Em seguida, confira uma lista de elementos para colocar em cima das escadas, nos diferentes espaços da casa:

  • Quarto: Você pode usar as escadas para colocar livros, velas, joias, chapéus ou bolsas. Além disso, pode servir como mesa de cabeceira ou rack para roupas.
  • Banheiro: você pode colocar toalhas ou frascos para uso pessoal, como perfumes ou cremes.
  • Cozinha: você pode criar um espaço adicional onde faça uso de plantas de diferentes tamanhos. Também pode adicionar livros de receitas, frascos com especiarias ou aventais de cozinha.
  • Jardim: em espaços externos, você pode ousar mais. Por exemplo, pode colocar flores, plantas, alimentos para pássaros ou ferramentas de jardinagem.

Estes são apenas exemplos, mas você pode usar os elementos que desejar. Pode criar espaços únicos e divertidos.

Você também pode ler: 5 mesinhas de cabeceira muito originais

Benefícios de usar escadas decorativas

Você pode obter muitos benefícios ao usar escadas decorativas. O primeiro deles vem do fato de que as escadas te ajudam a economizar espaço, já que é possível colocar muitos elementos em cima delas. Elas ocupam pouco espaço, porque são muito estreitas e podem ser encostadas na parede.

Além disso, você pode criar espaços muito chamativos e funcionais, para acomodar elementos importantes, mas de forma que pareçam muito bem à vista. Você pode usar a escada como uma mesa de cabeceira, onde colocar seus livros e velas, para criar uma noite perfeita e uma atmosfera romântica.

O segundo grande benefício é que a escada é um elemento decorativo muito econômico. Comprar uma escada não é caro e é muito fácil de transportar. Você pode até mesmo conseguir uma de graça, se decidir reciclar escadas antigas que tem em sua casa.

Se você é uma pessoa que prefere investir dinheiro em objetos de decoração, pode encontrar escadas muito modernas e extravagantes. No entanto, tenha em mente que isso aumentará seus gastos.

Leia também: Ideias para uma decoração rústica

Cores em tendência para escadas

Escada em forma de estante

As cores que são tendência são os tons pastel e café ou madeira. Rosa, azul, verde ou cinza são as principais cores desta tendência. A ideia é que as escadas se destaquem como elemento decorativo no espaço.

No entanto, se você preferir as cores mais sóbrias, pode escolher tons pastéis ou a protagonista habitual; a cor branca. Neste caso, a escada não se destaca como um objeto decorativo, mas você pode colocar elementos no topo com cores brilhantes para alcançar esse impacto visual.

Você também pode usar sua criatividade para personalizar as escadas ao seu gosto. Não tenha medo de inovar com cores ou texturas fora das convencionais. Você pode projetar sua escada usando formas, figuras, laços ou elementos divertidos.

Cuidados que deverá tomar

Embora as escadas sejam um elemento muito versátil e prático, é preciso ter um cuidado especial para evitar que sua decoração estrague. O mais importante, ao usar essas escadas, é colocá-las em um local isolado.

Ou seja, elas precisam estar em um lugar onde não caiam ou sofram qualquer dano. É importante escolher espaços amplos. Além disso, certifique-se de que tenham uma boa base, para que não escorreguem. Uma boa opção é colocar um tapete sob as escadas. Especialmente naquelas que estão contra a parede.

  • García Reino, Gabriel Eduardo. Creación de mobiliario modular con material reciclado para espacios mínimos habitables. BS thesis. 2018.
  • Gordon-Smith, Jane. Cómo decorar y reciclar objetos usados. No. 745.7 G662c. Madrid, ES: Celeste Ed., 1998.
  • Soria López, Javier, Leonardo Meraz Quintana, and Luis Fernando Guerrero. “En torno al concepto de reutilización arquitectónica.” Bitácora arquitectura 17 (2007): 32-39.