Ervas medicinais usadas na luta contra o câncer

Combinadas com os tratamentos convencionais, estas terapias à base de ervas podem ajudar a aliviar os sintomas da doença e melhorar a qualidade de vida.
Ervas medicinais usadas na luta contra o câncer

Última atualização: 30 outubro, 2018

As ervas medicinais foram usadas durante séculos para combater todo tipo de doença, ainda que se tratasse daquelas que ainda não tinham cura, como é o caso de alguns tipos de câncer que, até o presente momento, não foi possível encontrar um medicamento que o detenha e elimine-o.

Como bem sabemos, existem muitas ervas que podem nos ajudar de modo eficaz na luta contra doenças graves; muitas dessas ervas são investigadas por grandes estudiosos e a sua efetividade é comprovada na maioria dos casos.

Porém, ninguém pode assegurar que com tais terapias alternativas se cure definitivamente qualquer tipo de câncer. Contudo, o que se pode comprovar é que essas terapias à base de ervas ajudam a melhorar a qualidade de vida dos pacientes e, melhor ainda, aliviam muito os sintomas.

Esses tratamentos devem ser acompanhados por tratamentos convencionais, pois jamais deve-se deixar de lado um tratamento médico para utilizar remédios naturais à base de ervas.

Não recomendamos que faça isso; você poderá pôr em risco a sua saúde e até mesmo sua vida. Portanto, lembre-se de que as terapias tradicionais e as naturais podem funcionar juntas. Sempre comente com seu médico quando desejar tomar algumas infusões para ter certeza sobre a aprovação dele ou não. 

As plantas mais usadas são:

  • Equinácea
  • Chá verde
  • Gengibre
  • Erva-de-São-João

ervas medicinais

Recomendamos que você tome as seguintes ervas em infusões preparadas em casa. Elas também podem ser adquiridas em cremes ou pomadas para o uso tópico, ou em cápsulas e pílulas.

Tipos de ervas medicinais recomendadas para o combate ao câncer

A cúrcuma

É conhecida por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias; é muito usada para tratar o câncer de cólon e vários tipos de pólipos, além de conter antioxidantes que beneficiam o fígado.

A equinácea

É excelente para favorecer o sistema autoimune; usa-se para prevenir e tratar catarros, e auxilia no combate de tumores cerebrais porque ajuda a controlar o crescimento celular.

O absinto (também conhecido como losna ou sinto)

É um poderoso antimicrobiano e antifúngico, sendo indicado para pacientes com leucemia. Em estudos recentes, foi demonstrado que o absinto contém propriedades anticancerígenas.

A camomila

Essa planta também é de grande ajuda para controlar o crescimento celular em pacientes com leucemia.

O berberis

A grande família desses arbustos chamados Berberidaceae mostrou-se bastante eficiente quando nos referimos ao tratamento contra o câncer, principalmente o dos ovários.

O sobreiro

É usado em tratamentos para fortalecer o sistema imunológico, também detém os processos de metástase, reduzindo o tamanho dos tumores, além de ter propriedades antimicrobianas e antioxidantes.

Lembre-se

Como dissemos, as ervas medicinais por si só não têm efeitos curativos definitivos, já que isso ainda não foi comprovado por nenhum estudo científico no mundo.

O que podemos assegurar é que, ao combiná-las com os tratamentos convencionais, são de grande ajuda para reduzir e melhorar os efeitos de qualquer tipo de câncer.

Muitas destas ervas medicinais ajudam a controlar o estresse mental que ocorre ao sabermos que estamos sofrendo de algum tipo de câncer. Geralmente, com o uso de terapias alternativas, é possível melhor muito a saúde de todo o organismo.

Lembre-se de que é uma ajuda e que você deve considerar que, quando falamos em prevenção e a cura de doenças, não devemos deixar de lado nem negligenciar nenhum tipo de recomendação. Também devemos ter certeza sobre a procedência e a qualidade dessas plantas.

Pode interessar a você...
O que a OMS diz a respeito da carne em relação ao câncer?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O que a OMS diz a respeito da carne em relação ao câncer?

Você sabia que entre 75% e 80% dos problemas cancerígenos são derivados por fatores externos que alteram nosso organismo?


Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.