6 erros de cuidado que estão secando sua planta-jade

A planta-jade é uma planta bonita e muito fácil de cuidar, suscetível a certos erros de cuidado que é melhor não cometer. Confira a seguir quais são!
6 erros de cuidado que estão secando sua planta-jade

Última atualização: 16 fevereiro, 2024

Se você tem uma planta-jade e suas folhas estão secando, talvez você esteja cometendo alguns erros de cuidado sem saber. Essa planta, também conhecida como planta da sorte, é muito fácil de cuidar, mas, por causa disso, muitas pessoas se descuidam, levando a proliferação de doenças e morte da planta.

Para que isso não aconteça com você, descubra qual dos erros que vamos apontar a seguir que você está cometendo. Você verá que aplicando uma solução, sua planta reviverá e você poderá desfrutar novamente de sua beleza.

Evite esses erros de cuidado com sua planta-jade!

Você saberá se está cometendo algum dos erros de cuidado que vamos listar com sua planta-jade, quando perceber que ela está ficando sem folhas porque estão caindo ou ficando amareladas, murchando ou sem brilho. Preste atenção e corrija o que for necessário para salvar sua linda planta!

1. Rega excessiva ou insuficiente

A planta-jade requer rega moderada, portanto, deixar de regá-la pode fazer com que a planta murche e seque. Por sua vez, as folhas vão cair facilmente. No entanto, isso é fácil de consertar, retomando a rega e acompanhando como a planta se recupera, aos poucos.

Por outro lado, quando há rega excessiva, comete-se um erro que pode não ter solução. Isso faz com que as folhas de jade fiquem amareladas e, ao tocá-las, você verá que perderam a firmeza. O excesso de água também faz com que ela apodreça desde as raízes, sintoma disso são as folhas e caules translúcidos.

Para tentar corrigir esse erro, você precisará retirar a planta do substrato e remover completamente as raízes podres. Além disso, deixe a planta algumas horas ao sol para se livrar desse excesso e semear novamente.

2. Drenagem deficiente

A drenagem é muito importante para todos os tipos de plantas, em maior ou menor grau. É o que garante que a água de que a planta não precisa não fique estagnada, evitando que as raízes sejam danificadas.

Em particular, a planta-jade precisa de um substrato muito bem drenado e arejado para que não retenha mais água do que o necessário. Da mesma forma, o solo deve ser bem drenado para evitar o crescimento de fungos e outros microrganismos que gostam de umidade.

Se você está cometendo esse erro de cuidado com sua planta-jade, corrija-o adicionando partes iguais de perlita, pedra-pomes ou turfa ao substrato.



3. Iluminação inadequada

Sendo nativa da África do Sul, as plantas-jade precisam de uma área com boa iluminação. De fato, quando a estação do ano impede que isso aconteça, como no outono, é normal que a planta-jade perca as folhas, o que se deve à ausência de luz.

Outro sintoma que indica que a planta não está recebendo luz suficiente é quando ela estica. Isso ocorre porque a própria planta tenta alcançar a fonte de luz mais próxima.

Um dos grandes erros de cuidado que se cometem com a planta-jade é mantê-la em uma área da casa onde não receba luz. Resolva colocando-a próxima a uma janela por onde entra luz, mesmo que seja indireta. Claro, durante o inverno essa posição deve mudar, porque as correntes frias podem danificá-la.

4. Temperaturas elevadas

A Crassula ovata também precisa de uma temperatura ideal, que fica entre 13 e 24 graus Celsius. Isso ocorre porque a geada pode ser mortal para a planta, assim como temperaturas muito altas podem queimá-la.

Nesse sentido, outro dos erros de cuidado que você deve evitar com sua planta-jade são as mudanças bruscas de temperatura, como quando você se muda de cidade. Você notará que, quando isso acontece, as folhas da planta caem, embora, sem dúvida, crescerão novamente quando a planta se adaptar ao novo ambiente.

5. Pragas negligenciadas

Um dos erros mais comuns no cuidado da planta-jade é negligenciar as pragas e deixá-las assumir o controle e causar danos. Ainda mais porque elas tendem a ser transmitidas de uma planta para outra, então se você tem um jardim interno, todos os seus espécimes estão em risco.

Mas quais são as pragas mais comuns da planta-jade ? Encontramos cochonilhas e ácaros, bem como fungos ou mofo. Você deve saber que nem sempre são fáceis de detectar, mas uma revisão periódica permitirá identificar qualquer coisa fora do comum.

As cochonilhas são eliminadas ao limpar as folhas e o caule com uma mistura de água e álcool isopropílico, enquanto os ácaros são mortos diluindo óleo de nim na planta.



6. Déficit de nutrientes

Como dissemos antes, a planta-jade não precisa de muitos cuidados, mas isso não significa que não precise de um substrato bem nutrido. Você notará que há uma deficiência de nutrientes quando a planta cresce muito devagar ou não cresce nada, somada à constante perda de folhas.

Segundo especialistas, a observação é fundamental para identificar deficiências nas lavouras, sem a necessidade de recorrer a laboratórios. Por isso, também tenha atenção se a planta amarelar ou começar a murchar até a morte, mesmo que você esteja regando e seguindo outras dicas básicas que já falamos.

Ao identificar problemas com nutrientes, aplique um fertilizante. Você pode fazer isso uma vez por ano, não espere que a planta pareça doente. Mas, é claro, não exagere. Em grandes quantidades, o fertilizante queima as raízes e isso também é prejudicial. Para evitar esses riscos, você pode usar um orgânico como o café moído.

Agora você sabe como cuidar adequadamente da sua planta-jade!

Reconhecer os erros de cuidado que você pode estar cometendo é um grande passo para poder cuidar dela adequadamente. A partir de agora, siga este guia e desfrute da beleza contida nessa bela planta relacionada à boa sorte e à abertura de novas oportunidades, segundo algumas correntes como o feng shui.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.