Ensine ao seu filho a importância da responsabilidade
O cumprimento das responsabilidades começa desde que a criança é pequena. Os pais têm o compromisso de ensinar a importância da responsabilidade aos seus filhos.
A família também desempenha um papel muito importante no ensino deste valor, começando com o exemplo dos pais e da família. Levando em conta que a criança aprende e faz o que vê.
A responsabilidade se define como o cumprimento das obrigações ou de tomar uma decisão.
Como identificar a uma pessoa responsável?
É importante reconhecer que a pessoa responsável realiza suas tarefas com diligência, seriedade e prudência. Já que sabe que as coisas devem ser feitas do começo ao fim. Ao ensinar ao seu pequeno a ser uma pessoa responsável, aprenderá a se comportar de maneira que possam confiar nele.
Ser responsável ensinará seu filho a refletir seriamente antes de tomar qualquer decisão. Levando em conta os resultados e efeitos que possam afetar a sua vida ou a dos outros. Também será capaz de reconhecer os erros cometidos e se mostrará disposto a repará-los.
Recomendações para ensinar seu filho o valor da responsabilidade
A seguir, te damos algumas recomendações para que ensina seus filhos desde pequenos a ser responsáveis no cumprimento de seus deveres.
Evite usar o modelo de castigo
A melhor maneira de ensinar a seu filho a ser uma pessoa responsável é sendo exemplo para ele. É importante mostrar como pais que são pessoas comprometidas e que cumprem com as suas tarefas. Assim poderão esperar que eles também as façam com responsabilidade.
A criança aprende e faz o que vê, muito mais rápido do que quando dizemos o que fazer. Por esse motivo, as atitudes agressivas ou castigos não são a forma mais adequada para conseguir os objetivos.
Seu filho deve aprender a dialogar, escutar e valorizar a opiniões dos demais, da mesma forma que suas próprias opiniões. O diálogo, a comunicação e o raciocínio devem substituir a agressividade e a imposição pela força.
Talvez te interesse ler: Autoestima, chave para a nossa felicidade
Evite usar o modelo de pais superprotetores
Há pais que tratam de evitar qualquer dificuldade que os filhos possam enfrentar. Eles resolvem tudo, sem deixar que a criança tome consciência de que está metida em um problema. Com este modelo a criança vai crescendo com a convicção de que não tem que se preocupar com nada.
Trazendo como consequência que seu filho nunca tome decisões e não assuma a responsabilidade do caso. Isso torna seu filho totalmente dependente e inseguro, não saberá claramente a importância da responsabilidade.
Ensine-o a valorizar o dinheiro
Desde muito cedo, as crianças devem começar a compreender o valor do dinheiro e a importância da responsabilidade que leva a tê-lo.
Se os pais não sabem administrar bem o dinheiro que entra em casa, terão como resultado não saberem orientar seus filhos a economizar dinheiro. Em todo caso, são os pais os responsáveis por educar seus filhos para que conheçam como a economia funciona.
Existe uma grande diferença entre a necessidade e o desejo. Por isso, deve explicar ao seu filho que ele deve comprar o necessário e esperar um pouco para adquirir o que deseja. Além disso, deve planejar um orçamento junto com seu filho para que economize e posa comprar o que deseja, como por exemplo um brinquedo.
Reconheça as condutas responsáveis de seu filho
Geralmente os pais fazem as observações quando há correções a fazer. Porém, deve reconhecer os momentos em que seu filho age com responsabilidade, dizê-lo o que está fazendo bem e reconhecer seus esforços.
Isso ajudará a reforçar positivamente tal conduta. As crianças desfrutarão de seu louvor e haverá mais possibilidades de voltarem a ter uma conduta responsável.
Leia também: Meu filho desafia meus limites: como devo encarar isso?
Conclusão sobre a importância da responsabilidade
Para finalizar, os pais devem lembrar que ensinar a seus filhos a importância da responsabilidade é uma missão exclusiva deles. Toda criança procura por um modelo a seguir e o que veem diariamente é o de seus pais.
Quanto à tomada de decisões, é preciso ensinar a criança a enfrentar os problemas por ela mesma. Isso lhe ajudará a aumentar sua autoestima e o sentido de responsabilidade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- León Sánchez, B. (2011). La relación familia y escuela y su repercusión en la autonomía y responsabilidd de los niños/as. XII Congreso Internacional de Teoría de La Educación.
- Desarrollo de conductas responsables de 3 a 12 años. Gobierno de Navarra. Departamento de Educación y Cultura. Disponible en: http://dpto.educacion.navarra.es/publicaciones/pdf/conductas.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.