Energia solar para casa: vantagens e desvantagens

Você já se perguntou quais são os benefícios e desvantagens de utilizar painéis solares em casa? Continue lendo e descubra!
Energia solar para casa: vantagens e desvantagens

Última atualização: 14 abril, 2022

Antes de tomar a decisão de substituir a energia elétrica por painéis solares, é importante reunir o máximo de informações possível para saber se essa é uma alternativa viável para você. Descubra  as principais vantagens e desvantagens de usar energia solar em casa neste artigo.

Instalar painéis solares em casa é uma decisão ambientalmente responsável. Trata-se de um investimento de longo prazo, pois embora a princípio possa ser um pouco caro implementar essa alternativa, com o tempo as contas de luz serão reduzidas, e mais valor comercial será agregado ao imóvel.

O que é energia solar?

Antes de se aprofundar nas vantagens e desvantagens da energia solar em casa, é importante saber o que ela é. Este tipo de energia renovável tem crescido em popularidade nos últimos anos, devido às suas grandes contribuições para o cuidado com o meio ambiente.

A energia solar, como o próprio nome indica, é obtida a partir do sol e de sua radiação direta sobre a Terra. Com ela é possível gerar eletricidade e calor para todos os tipos de usos.

Embora esse seja um tipo de energia renovável e sustentável, não está isenta de poluentes que podem prejudicar o meio ambiente. No entanto, é uma das maneiras mais limpas.

Quantos tipos de energia solar existem?

Saber diferenciar corretamente os tipos de energia solar nos ajudará a definir qual o mais recomendado para nós. De acordo com a forma de obtenção, ela pode ser classificada em 3 classes:

  1. Fotovoltaica: é a mais comum e se caracteriza por transformar os raios solares em energia, através do uso de painéis ou células. O silício é o principal material presente nos painéis solares. Este elemento, quando excitado pela luz solar, faz com que os elétrons se movam livremente, gerando uma corrente elétrica.
  2. Fototérmica: diferentemente da fotovoltaica, que utiliza a energia do sol para transformá-la em eletricidade, a fototérmica absorve a radiação em caixas d’água e a transforma em calor, que é utilizado para aquecer fluidos e utilizá-los para aquecimento.
  3. Termoelétrica: converte a energia solar em eletricidade de forma indireta, usando energia fototérmica para aumentar a temperatura de um fluido até que ele evapore. Esse vapor ativa uma turbina que começa a girar e gerar energia cinética. A turbina é conectada a um gerador e o movimento produz eletricidade.
Painéis de energia solar no telhado.
Os painéis solares são apenas uma alternativa para captar a energia do sol. Existem outras variações.

Vantagens da energia solar

Os painéis solares são uma ótima alternativa ecológica quando queremos consumir energia própria e reduzir custos futuros nas contas. Seus benefícios são múltiplos e vale a pena conhecê-los se planejamos fazer esse investimento.

1. É uma energia limpa

O principal atrativo da energia solar, ao contrário de outras fontes, é que ela não gera nenhuma emissão poluidora que possa afetar o meio ambiente. Uma vez instalados os painéis solares, não haverá emissões de gases de efeito estufa, por exemplo.

O que polui é o processo de fabricação dos painéis. Veremos isso mais tarde.

2. Economia financeira e energética

É verdade que a aquisição de painéis solares pode ser cara no início. No entanto, com o tempo esse investimento compensa através de contas mais baratas e da possibilidade de revender a energia que não é consumida por meio de medidores bidirecionais.

3. Disponível em todo o mundo

Enquanto o sol brilhar na Via Láctea, haverá energia solar que podemos aproveitar em nosso planeta. Uma de suas maiores vantagens é que podemos usá-lo em todo o mundo, em maior ou menor grau.

Além disso, essa é uma boa alternativa para locais remotos que não podem depender de redes elétricas devido à sua localização. Basta investir na aquisição de painéis solares e pronto. Energia ecológica em qualquer lugar!

4. Não gera poluição sonora

Ninguém gosta do barulho irritante e desnecessário que pode ser causado pelas redes elétricas. Ao contrário dos geradores convencionais, os painéis solares não produzem nenhum ruído externo.

5. A manutenção é barata

Uma vez feito o investimento inicial, basta uma ou duas limpezas por ano para manter os painéis em boas condições. Além disso, a maioria tem uma garantia de 25 anos, tornando-os uma boa alternativa a longo prazo.

Desvantagens do uso da energia solar

É claro que os prós superam em muito as desvantagens potenciais. No entanto, estas são 5 desvantagens de usar painéis solares em nossas casas:

1. O investimento e a instalação são caros

Muitas pessoas não têm certeza de mudar para a energia solar, já que o investimento para pagar os painéis não é muito barato. No entanto, se pensarmos nisso a longo prazo, é uma boa alternativa para economizar dinheiro no futuro.

2. Nem sempre haverá energia constante

A energia solar depende exclusivamente da radiação solar; portanto, não podemos calcular exatamente quanta eletricidade será gerada diariamente, pois o clima desempenha um papel fundamental. Dependendo se o ambiente está ensolarado ou nublado, pode-se obter mais ou menos energia do que o necessário.

3. Polui um pouco

Como explicamos anteriormente, a energia solar é um tipo de energia limpa, renovável e sustentável. No entanto, a realização de painéis solares e o respectivo transporte deixam uma pegada de carbono no ambiente e na atmosfera, embora muito menos do que com outros tipos de energia.

4. Tem potência e capacidade limitadas

O tamanho dos painéis solares é muito importante, no sentido de que um pequeno armazenará menos energia do que um maior. Isso significa que o poder pode ser limitado quando se trata de atender às necessidades de uma casa.

5. Os painéis não são adequados para todos os tipos de telhado

Alguns materiais usados em construções antigas, como telhas de ardósia ou cedro, podem causar problemas na instalação de painéis solares. Além disso, obter uma mão de obra capacitada também aumenta os custos iniciais.

Lembre-se que esse é um investimento para o futuro. Então, se você está prestes a se mudar, talvez ainda não seja o momento ideal para fazer isso.

Instalação de um painel solar.
A instalação deve ser feita por mão de obra especializada. Isso pode aumentar o custo do trabalho.

Considere usar energia solar

Os painéis solares são uma ótima alternativa para quem busca uma opção limpa, sustentável, renovável, duradoura e que ajude a cuidar do meio ambiente. No entanto, é importante ter o máximo de informação possível sobre as vantagens e desvantagens da energia solar antes de tomar a decisão de fazer o investimento inicial.

Ela é a energia do presente e do futuro, devido ao grande número de benefícios que oferece ao ecossistema. É de vital importância conhecer a situação em que nos encontramos atualmente para considerar se essa opção atende às nossas necessidades. Você tem vontade de usá-la em casa?

Pode interessar a você...
Jovem cria mochilas solares para crianças que não têm eletricidade
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Jovem cria mochilas solares para crianças que não têm eletricidade

Mudar a vida das pessoas pode ser simples. Desta vez foi uma jovem que decidiu criar mochilas solares para crianças em África.



  • Gramajo, Juan Monzón. “Energía solar en el Hogar¿ conviene o no?.” Revista Sol 1 (2017): 12-13.
  • Yim, Rodríguez-Díaz, et al. “100KW en la cuadrícula de sistema energía solar para el hogar.” Temas Agrarios 24.2: 158-169.
  • Maldonado, Yecid Alfonso Muñoz, German David Acebedo Roncancio, and Juan David Santamaría Saavedra. “Evaluación del potencial de energía solar en Santander, Colombia.” Prospectiva 17.2 (2019): 1.