Em que consiste a rotina de treino de Rodrygo Goes?

Rodrygo Goes diz priorizar a agilidade à musculatura. Como o atacante ganha velocidade nos treinos?
Em que consiste a rotina de treino de Rodrygo Goes?

Escrito por Leonardo Biolatto

Última atualização: 29 julho, 2022

Rodrygo Goes é um novo herói do Real Madrid. O jovem brasileiro virou a maré na última partida contra o Manchester City e permitiu que Benzema estabelecesse a vitória definitiva na semifinal da Liga dos Campeões.

Do que é feito esse jovem de 21 anos que explode com precisão em campo? O mesmo personal trainer o acompanha desde os 13 anos e confessou que não procura músculos notórios, mas sim velocidade e reação.

Contamos algo sobre a história pessoal de Rodrygo Goes e os segredos de sua formação que o estão posicionando como um atacante indiscutível do Real Madrid e da Seleção Brasileira.

A história de vida de Rodrygo Goes

A jovem promessa do Real Madrid nasceu em Osasco, interior de São Paulo (Brasil), em 2001. Seu pai sempre foi fã de futebol e passou essa paixão para o filho.

Tanto que o sonho específico era jogar no Real Madrid. O pai de Góes era fã dos “merengues” e tinha como referência Robinho, o escolhido pelo próprio Pelé como seu herdeiro.

Aos 9 anos, o Santos contratou Rodrygo Goes. O mesmo clube de Pelé. Em 2017 ele passou das divisões inferiores para a primeira divisão, pois todos perceberam que ele tinha um toque especial.

A temporada de 2018 com o Santos acabou consolidando-o. Goes jogou 58 jogos naquele ano e marcou 12 gols. Mas também terminou com 12 assistências, chamando a atenção do futebol europeu.

Em 2019, o Real Madrid o comprou. As conversas estavam adiantadas desde antes, mas ele ainda não tinha idade legal para cumprir os regulamentos internacionais de contratação.

Seus dois gols contra o Manchester City em um jogo tão importante  mostram que ele é um artilheiro nato. E o acompanhamento de quase 10 dez anos com o mesmo personal trainer nos dá a diretriz da dedicação do brasileiro.

Real Madrid, onde joga Rodrygo Goes.
O Real Madrid contratou o brasileiro quando ele atingiu a maioridade, mas as negociações vinham desde antes.

Velocidade mais que força

O personal trainer de Rodrygo Goes é Marcel Duarte. Ele foi contratado pelo pai do jovem para continuar o acompanhamento de longo prazo. Tanto que estão juntos há quase 10 anos.

A nossa abordagem está totalmente centrada na qualidade dos seus movimentos e nas suas capacidades e características.

~ Marcel Duarte ~

Embora ele esteja relutante em admitir que eles estão fazendo um importante trabalho de força, as fotos não deixam margem para dúvidas. O atacante publicou diferentes imagens em suas redes sociais que mostram o crescimento de sua massa muscular.

E é que o futebol atual não admite corpos fracos ou que permaneçam estagnados. Vários jogadores de elite são a prova de que a academia desempenha um papel importante na alta performance. É o caso de Goretzka, Cristiano Ronaldo ou Lewandowski.

Mas a massa muscular não pode deixar de lado a explosão, principalmente nos atacantes. Goes é ágil.

O equilíbrio do aeróbico com o anaeróbico

Até onde sabemos, o treino de Rodrygo Goes combina rotinas de força com corrida. O jogador foi visto correndo ao se recuperar de lesões, por exemplo.

pesquisas em medicina esportiva que destacam a importância do equilíbrio. Ou seja, que o aumento da massa muscular total não resulta em ficar mais pesado para correr por 90 minutos, por exemplo, ou para correr para pegar uma bola.

O equilíbrio é alcançado quando o músculo em expansão é realmente capaz de trabalhar com oxigênio. Essa medida indicará que o atleta não apenas levanta pesos com facilidade, mas também pode se mover com facilidade.

A força é muito importante, mas o equilíbrio é necessário.

~ Rodrygo Goes ~

Uma das chaves para conseguir isso é reduzir a gordura corporal a níveis quase mínimos. De atores de cinema como Henry Cavill aos melhores do planeta com a bola, como Cristiano Ronaldo, eles reduzem a porcentagem de lipídios ligados ao músculo, é uma obsessão.

Perder gordura corporal com exercícios e dieta

O exercício por si só não é suficiente para reduzir a gordura corporal a níveis mínimos. Rodrygo Goes tem um plano alimentar rigoroso, como muitos outros craques do futebol. Essas diretrizes baseiam as calorias em proteínas e gorduras saudáveis, deixando os carboidratos simples em segundo lugar.

Ao mesmo tempo, como indicam estudos realizados com jovens jogadores de futebol de elite, existem certas rotinas que promovem reações explosivas. Dentre elas, as mais importantes são os seguintes:

  • Salto com agachamento.
  • Salto com contramovimento.
  • Sprints curtas.

A repetição desses exercícios pontuais leva os músculos a recrutar várias fibras. Quando as partes do tecido muscular destinadas a movimentos rápidos entram em ação quase diariamente, elas liberam todo o seu potencial no jogo.

A redução da gordura corporal no futebol de elite busca remover os lipídios que se encontram entre as fibras musculares, principalmente entre as mais rápidas. Isso acelera a reatividade e o jogador consegue aproveitar melhor o oxigênio para ser mais rápido.

Rodrygo vai velocidade no futebol.
Um jogador de futebol nunca pode perder velocidade, porque em campo ele fará a diferença quando alcançar a bola.

Rodrygo vai por muitos mais anos

O treino e a disciplina de Rodrygo Goes garantem-nos um jogador excepcional por muitos anos. Seus companheiros do Real Madrid dizem que ele nunca entra em conflito, que sempre ouve as instruções e que usa os mais velhos da equipe para aprender, como Modric.

Dados os resultados óbvios, muito provavelmente se personal trainer continuará sendo o mesmo.

Pode interessar a você...
Eurocopa feminina: futebolistas femininas chamam a atenção do mundo
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Eurocopa feminina: futebolistas femininas chamam a atenção do mundo

O Campeonato Europeu Feminino é o torneio de seleções mais importante da Europa. Este ano será realizada uma edição da Eurocopa que pretende ser hi...



  • Chamorro, R. G., & Lorenzo, M. G. (2006). Volumen de oxígeno por kilogramo de masa muscular en futbolistas. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte/International Journal of Medicine and Science of Physical Activity and Sport6(21), 44-61.
  • Di Giminiani, R., & Visca, C. (2018). Adaptaciones de la Fuerza Explosiva y de la Resistencia en Jugadores de Fútbol de Élite Jóvenes Durante dos Temporadas de Fútbol-Ciencias del Ejercicio. Revista de Entrenamiento Deportivo32(3).
  • Acero, R. M. (2000). Velocidad en el fútbol: aproximación conceptual. Revista Digital, Buenos Aires, ano5.
  • Obando, D. A. A., Martinez, A. I. C., Moreno, E. R. A., Patarón, C. P. E., & Caguana, J. G. C. (2021). Los ejercicios isométricos como preparación física en el rendimiento deportivo de jóvenes futbolistas. Polo del Conocimiento: Revista científico-profesional6(6), 1279-1294.