Como eliminar as verrugas da pele sem deixar cicatriz

2 de outubro de 2015
O gel de aloe vera é muito eficaz na hora de eliminar as verrugas. Além disso, graças a suas propriedades, ele acelera o processo de recuperação da pele para que a mesma não fique com cicatrizes.

As verrugas são tumorações benignas de pele causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Não costumam causar dor e podem surgir em diferentes partes do corpo, já que se propagam com bastante facilidade.

A maioria dos casos de verrugas é benigna e não costuma representar nenhum tipo de problema para o organismo. Embora algumas delas possam ficar com um tamanho maior e até causar dor, isso é muito raro e ocorre com uma frequência extremamente reduzida.

O processo de eliminação das verrugas é algo difícil e que requer uma boa dose de paciência. Infelizmente, os tratamentos naturais que iremos compartilhar a seguir não serão capazes de eliminá-las da noite para o dia.

Por isso, a palavra chave para obter resultados é a constância e regularidade na aplicação.

Estes remédios naturais, além de combaterem as verrugas, também possuem propriedades que ajudam a eliminá-las sem deixar cicatrizes, um ponto positivo já que nenhum de nós quer ser lembrado destas incômodas protuberâncias. Conheça alguns deles a seguir.

Remédios caseiros para eliminar as verrugas

Aloe vera

aloe vera para eliminar verrugas

A aloe vera é rica em antioxidantes e possui inúmeras propriedades que favorecem a saúde da pele e do organismo; sendo usada em incontáveis tratamentos naturais de grande eficácia.

Entre as suas propriedades, podemos citar a sua habilidade de eliminar as verrugas de maneira natural e de favorecer a cicatrização do processo.

Para utilizá-la, basta extrair o gel de aloe vera e aplicá-lo diretamente na verruga, usando um algodão. Faça este tratamento durante a noite, cubra a verruga com o gel usando um curativo, e deixe agir durante toda a noite, repetindo o tratamento todos os dias antes de dormir.

Alho

O alho é um alimento fantástico usado há séculos como tratamento natural para diversas condições devido a suas propriedades benéficas para o organismo.

Para utilizá-lo, comece amassando um dente de alho e misture-o com um pouco de água, criando uma pasta homogênea. Aplique esta pasta diretamente na verruga e cubra com um curativo.

Repita o tratamento diariamente até que a verruga caia por si só, usando sempre um novo dente de alho. Fique atento para evitar o contato com a pele ao redor da verruga.

Batata

batata ajuda a combater as verrugas

Usar a batata para acabar com as verrugas é um método caseiro que costuma ser transmitido de geração em geração, e continua sendo usado devido à sua eficácia no tratamento desta condição incômoda.

A aplicação não poderia ser mais simples. Basta cortar uma batata em dois pedaços e esfregar suavemente um deles na verruga. Em seguida, deixe que o suco natural da batata penetre bem na verruga para obter melhores resultados.

Outra opção é fazer uma pasta com a polpa da batata e aplicar diretamente na verruga. Cubra com um curativo e deixe agir durante a noite.

Leia também: Utilidades da batata

Abacaxi

Já mencionamos anteriormente as propriedades benéficas do abacaxi, sendo que muitas delas são decorrentes da presença de enzimas que favorecem o tratamento de diversas condições.

Dessa forma, basta cortar um pedaço de abacaxi fresco e aplicar diretamente na verruga que deseja eliminar; deixando que o suco penetre bem.

Os ácidos e enzimas naturais presentes na fruta irão ajudar a eliminá-la. Pode-se repetir a aplicação várias vezes ao dia para obter melhores resultados.

Óleo de melaleuca

óleos de malaleucas para combater verrugas

O óleo de melaleuca, também conhecida como árvore do chá, conta com importantes propriedades antibacterianas; além de ter capacidades poderosas de combater os germes.

Além disso, pode ser útil para tratar diferentes condições de pele, entre elas está incluído o tratamento das verrugas, favorecendo também a sua cicatrização.

Para utilizá-lo, aplique o óleo diretamente na verruga e cubra com um curativo; repetindo o processo diariamente até que caia sozinha.

Em suma, lembre-se de ser constante na aplicação para obter resultados com maior rapidez.

Saiba mais: Óleo da árvore do chá para combater pulgas e carrapatos

Dente de leão

A saber, o dente de leão é outro excelente remédio natural para o tratamento eficaz das verrugas.

É possível fazer uma infusão e aplicá-la diretamente na verruga; porém, uma maneira ainda mais eficiente de aproveitar suas propriedades.

As folhas e raízes do dente de leão contêm um suco leitoso que pode ser facilmente espremido. Pode-se espremer as folhas sobre a verruga, deixando cair diretamente este líquido sobre a mesma.

Visto que é levemente irritante para a pele, estimula o sistema imunológico a combater a verruga naturalmente.

Por fim, lembre-se: não use folhas e raízes de dentes de leão que tenham sido tratados com herbicidas.

  • Castro, T. M. P. G., Neto, C. E., Scala, K. A., & Scala, W. A. (2004). Manifestações orais associadas ao papilomavírus humano (HPV) conceitos atuais: revisão bibliográfica. Rev Bras Otorrinolaringol70(4), 546-550.
  • Giraldo, P. C., Silva, M. J. P., Fedrizzi, E. N., Gonçalves, A. K. S., Amaral, R. L. G., Junior, J. E., & Figueiredo, I. V. (2008). PREVENÇÃO DA INFECÇÃO POR HPV E LESÕES ASSOCIADAS. DST–J bras Doenças Sex Transm20(2), 132-140.
  • Toledo, C. P., & Seixas, F. A. V. (2008). Formas de tratamento de infecção por HPV no trato genital feminino. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR9(3).
  • Reis, V. M. S. D. (2010). Dermatosis due to plants (phytodermatosis). Anais brasileiros de dermatologia85(4), 479-489.