Os efeitos do ácido fúlvico na saúde

O ácido fúlvico tem sido estudado nos últimos anos devido aos efeitos positivos que tem na saúde. O que os estudos descobriram sobre ele? Vamos explicar a seguir.
Os efeitos do ácido fúlvico na saúde

Última atualização: 08 Setembro, 2021

Hoje falaremos sobre os efeitos do ácido fúlvico na saúde. Ele pertence a uma família de ácidos orgânicos que são uma parte natural do húmus (uma fração da matéria orgânica do solo). Pode ser encontrado no solo, sedimentos marinhos, aguas residuais e adubo.

É uma das camadas mais nutritivas da terra e serve de alimento para as plantas, pois fornece nutrientes a todas as suas células. A partir de todas essas substâncias naturais, seja o húmus ou os sedimentos marinhos, obtém-se um suplemento alimentar conhecido como ácido fúlvico.

Mas isso traz benefícios para a saúde humana? Todas as pessoas podem consumi-lo? Ele é seguro? Essas e muitas outras dúvidas surgem em relação ao seu consumo. Por isso, a seguir, detalharemos o que se sabe hoje sobre seus efeitos na saúde.

O que é o ácido fúlvico e quais são seus usos potenciais?

Os ácidos fúlvicos são uma mistura de ácidos orgânicos e têm uma composição altamente variável. São formados a partir da decomposição de matéria orgânica (galhos, folhas, troncos, etc.) que caem ao solo e são decompostos por fungos e microrganismos.

No Himalaia, esse processo deu origem ao Shilajit, um composto amplamente utilizado na medicina ayurvédica (medicina tradicional hindu) e que também começou a se tornar conhecido no Ocidente. 

Graças aos seus componentes, possui uma série de propriedades benéficas para o corpo. Isso o tornaria um suplemento interessante nas seguintes situações:

  • Doença de Alzheimer
  • Alergias
  • Alguns tipos de câncer
  • Infecções do trato respiratório
  • Melhoria do desempenho esportivo
Proteção do ácido fúlvico contra o Alzheimer
Embora ainda seja objeto de pesquisas, o ácido fúlvico parece contribuir para a prevenção de doenças como o Alzheimer.

Principais propriedades e efeitos do ácido fúlvico na saúde

Embora existam estudos que apóiem suas funções, é preciso dizer que mais pesquisas são necessárias para comprovar seus efeitos na saúde humana, suas possíveis reações adversas e suas doses consideradas seguras. No entanto, até o momento, vários benefícios foram relatados.

Capacidade anti-inflamatória

Este é, talvez, um dos efeitos mais interessantes para a saúde. Os estados inflamatórios têm sido associados ao surgimento de muitas doenças crônicas, muitas das quais estão aumentando dia após dia nas sociedades ocidentais. 

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, pode ajudar diante de doenças como alergias, asma ou eczema, pois reduz significativamente os sintomas. No entanto, embora os resultados sejam promissores, mais estudos são necessários para confirmar esses efeitos positivos.

Ação imunomoduladora

O ácido fúlvico demonstrou ter a capacidade de ativar as células do sistema imunológico. Isso nos permite nos proteger da ação prejudicial de bactérias e outros patógenos. 

Propriedades antioxidantes

A ação antioxidante do ácido fúlvico é especificada em sua capacidade de neutralizar os radicais livres. Os radicais livres são uma série de compostos prejudiciais que são gerados em nosso próprio corpo ou que nos afetam externamente.

Eles são capazes de causar danos a um grande número de tecidos do corpo, levando ao mau funcionamento celular e favorecendo o aparecimento de muitas doenças degenerativas.

Quando a ação desses compostos oxidantes excede a capacidade dos nossos próprios mecanismos antioxidantes, a contribuição de um suplemento externo (como o ácido fúlvico) pode ajudar a interromper essas reações de oxidação prejudiciais. 

Possível proteção da função cerebral

O Alzheimer é uma doença com um impacto crescente. Uma das estratégias para prevenir problemas cerebrais é baseada na revisão da dieta e na ingestão de suplementos, incluindo o ácido fúlvico junto com vitaminas do complexo B.

Alguns estudos, como o publicado na Archives of Medical Research, mostraram resultados positivos em pacientes com doença de Alzheimer incipiente.

Melhoria dos níveis de lipídios no sangue

O ácido fúlvico ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL (considerado o colesterol ruim) e triglicerídeos no sangue. Além disso, também contribui para aumentar os níveis de HDL, o colesterol bom. Tudo isso pode favorecer a saúde do sistema cardiovascular. 

Acúmulo de colesterol
Este suplemento tem propriedades antioxidantes que ajudam a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Melhor desempenho atlético

Essa propriedade ficou clara em um estudo publicado recentemente no Journal of the International Society of Sports Nutrition. Os resultados após 8 semanas de suplementação mostraram um aumento da testosterona e aumento da produção de colágeno em homens saudáveis. Houve aumento da massa e força muscular e diminuição da fadiga. 

Precauções e possíveis efeitos adversos

Como qualquer suplemento dietético, o ácido fúlvico deve ser tomado com cautela. É importante contar com a orientação de um profissional de saúde, principalmente no caso de quem sofre de alguma doença ou está tomando outros medicamentos. Ele também deve ser evitado nos seguintes casos:

  • Pessoas com doenças autoimunes.
  • Mulheres grávidas ou amamentando, pois não há evidências sobre a sua segurança.

É importante respeitar as doses indicadas e os tempos de duração dos tratamentos. Doses mais altas ou períodos mais longos não supõem maiores benefícios. Em vez disso, eles podem produzir alguns efeitos colaterais, como diarreia, dor de estômago ou dores de cabeça. 

Finalmente, devemos garantir que os produtos que compramos sejam regulamentados e cumpram com todas as exigências dos órgãos competentes. Alguns suplementos de qualidade inferior podem conter vestígios de metais pesados, arsênico ou outros componentes prejudiciais à saúde, o que pode nos causar alguns problemas.

Ácido fúlvico: um novo suplemento natural

Este composto orgânico fornece uma quantidade interessante de minerais ao solo e também é uma possível fonte de bem-estar para o ser humano. Estudos em andamento estão investigando todos os efeitos do ácido fúlvico e como ele pode ser aplicado no âmbito da saúde.

Pode interessar a você...
8 suplementos para o tratamento da obesidade
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
8 suplementos para o tratamento da obesidade

Muitos procuram formas fáceis de emagrecer, mas elas nem sempre funcionam. Saiba quais são os melhores suplementos para o tratamento da obesidade.



  • Carrasco-Gallardo C, et al. Can Nutraceuticals Prevent Alzheimer’s Disease? Potential Therapeutic Role of a Formulation Containing Shilajit and Complex B Vitamins. Archives of Medical Research . Noviembre 2012. 43(8):699-704.
  • Carrasco-Gallardo C, et al. Shilajit: A Natural Phytocomplex with Potential Procognitive Activity. International Journal Alzheimer Disease. Febrero 2012. 23.
  • Keller J.L, et al. The effects of Shilajit supplementation on fatigue-induced decreases in muscular strength and serum hydroxyproline levels. Journal of the International Society of Sports Nutrition. Febrero 2019. 6;16(1):3.
  • Sharma P, et al. Shilajit: evalution of its effects on blood chemistry of normal human subjects. Ancient Science of Life. Octubre 2003. 23(2):114-119.
  • Winckler J, Ghosh S. Therapeutic Potential of Fulvic Acid in Chronic Inflammatory Diseases and Diabetes. Journal of Diabetes Research. Setiembre 2018. 10.