A importância da educação em saúde

03 Setembro, 2020
A educação em saúde não deve se concentrar apenas nos jovens, mas sim em tentar ajudar a aumentar a conscientização de toda a população.

A educação em saúde (EPS) é um pilar fundamental para qualquer país e sociedade atualmente. É um processo que busca fazer com que a população adquira uma série de conhecimentos e habilidades que lhes permitam tomar decisões relacionadas à sua própria saúde.

Embora muitas pessoas pensem que o conceito de saúde é apenas a ausência de doença, a verdade é que ele abrange muitos outros aspectos. Devemos entender a saúde como um estado de bem-estar pessoal e social.

Além disso, é importante ter em mente que, para ter uma boa saúdeé preciso promover a responsabilidade de cada pessoa. Não apenas adotar hábitos saudáveis ​​consigo mesmo, mas também influenciar os outros a fazê-lo.

Portanto, neste artigo, explicaremos a importância da educação em saúde, além de mencionar algumas medidas e propostas típicas desse processo.

Como a educação em saúde é definida?

Nos últimos anos, a educação em saúde vem ganhando força e é considerada um dos processos básicos da educação e da sociedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a educação em saúde é definida como:

“Atividades educacionais projetadas para ampliar o conhecimento relacionado à saúde da população e desenvolver valores pessoais, atitudes e habilidades que promovam a saúde”.
-OMS-

Hábitos saudáveis

Segundo outros autores, é um processo por meio do qual as pessoas aprendem a se comportar de maneira a favorecer a promoção, manutenção ou restauração da saúde. Em outras palavras, atitudes e hábitos saudáveis ​​são incorporados.

Esse processo vai além. Ele busca fazer com que cada pessoa desenvolva uma capacidade crítica para tomar decisões sobre esse assunto, o que lhes permite cuidar da sua própria saúde e da de outras pessoas.

A educação em saúde também ajuda a analisar todos os fatores que influenciam a saúde de uma população. Ela permite examinar causas ambientais, sociais ou econômicas que causam doenças ou problemas de saúde, por exemplo.

Não deixe de ler: Como ensinar seu filho a cuidar do meio ambiente

Como a educação em saúde é aplicada?

Como qualquer outro processo educacional, a educação em saúde pode ser realizada por diferentes métodos. Primeiro, existem os métodos diretos ou bidirecionais. São aqueles em que o papel de educador e ouvinte é estabelecido.

Para executar métodos diretos, é preciso haver uma certa proximidade entre a pessoa que educa e as que aprendem. Seria, por exemplo, uma aula em que o professor transmite o conhecimento ou uma discussão em grupo.

Dentro desses métodos, também encontramos palestras sobre conteúdo e diálogo em saúde. Um exemplo claro de diálogo é quando o médico, em consulta, faz uma série de recomendações direcionadas ao paciente.

Educação e diálogo

Por outro lado, existem métodos indiretos, também chamados de unidirecionais. Eles se baseiam no fato de uma pessoa emitir uma mensagem que pode alcançar um número maior de pessoas, por meios como a televisão.

Entre os métodos indiretos estão os meios audiovisuais e sonorosPor exemplo, a educação em saúde pode ser feita através de folhetos, pôsteres ou jornais. O rádio e o cinema são outras opções.

Você pode se interessar: A saúde respiratória em tempos de coronavírus

A importância da Internet

Devemos enfatizar que, atualmente, a Internet é um dos aspectos fundamentais na educação em saúde. É a maior fonte de informação que existe. O problema é que essas informações podem não ser as mais adequadas ou verdadeiras.

Portanto, você precisa saber como usar essa ferramenta, procurando fontes confiáveis ​​e educacionais. De fato, existem cada vez mais aplicativos e programas que visam promover, de alguma forma, a educação em saúde e os bons hábitos.

Por fim, cabe destacar que a educação em saúde não é um processo focado apenas nos jovens, mas busca a colaboração de toda a população. Nunca é tarde para começar a tomar consciência e assumir a responsabilidade pela nossa saúde. 

  • Educación para la Salud | Blog de Enfermería basada en la evidencia. (n.d.). Retrieved April 16, 2020, from http://www.fundacionindex.com/blog_oebe/?page_id=100
  • FAPap – Recursos-utiles-en-educacion-para-la-salud. (n.d.). Retrieved April 16, 2020, from https://fapap.es/articulo/298/recursos-utiles-en-educacion-para-la-salud
  • Educación para la Salud. (n.d.). Retrieved April 16, 2020, from http://eps.aragon.es/