É melhor estar solteiro?

Ter um parceiro não é melhor e nem pior do que estar solteiro. Trata-se de duas opções igualmente válidas e ambas têm seus prós e contras

Socialmente falando não é bem visto que uma pessoa ao atingir certa idade ainda não tenha se casado.

A solteirice está relacionada com a solidão, a tristeza ou não cumprimento de certas regras culturais. Porém, em muitos casos é melhor estar solteiro.

Quais são os benefícios de não ter parceiro? Neste artigo contaremos a você. Confira.

Ficar solteiro tem muitas vantagens

Diferente do que se crê, estar solteiro não é uma maldição…. Para muitos é uma decisão que tomaram e da qual não se arrependem. Para outros pode significar depressão ou baixa autoestima.

Nesse caso recomendamos ler quais são os benefícios da solteirice (para qualquer idade):

1. Fazer mais exercício

Homem fazendo exercício sozinho

Os solteiros têm mais tempo livre do que os casados (na maioria dos casos). Por isso podem dedicar uma hora por dia para ir à academia e se manter em forma

Os que têm parceiro preferem usar seus momentos de ócio para compartilhar um jantar, ir ao cinema ou fazer um passeio com seu amor.

Se você estiver solteiro pode aproveitar para cuidar de seu corpo, manter-se em forma, perder peso, praticar o esporte que mais gosta…

Não é só uma questão de estética, nem para ficar mais bonito para conquistar alguém, mas sim de estar saudável e enérgico.

2. Ter mais saúde

Justamente em relação ao que foi dito antes, podemos afirmar que ficar solteiro pode ser sinônimo de ser mais saudável. Mas atenção, que nem tudo é “cor de rosa”, já que depende de nossos hábitos cotidianos.

Isso também vai de mãos dadas como tempo que se dá ao bem-estar e aos cuidados com o corpo.

Claro que tudo tem seu lado negativo. As mulheres que não se casaram ou se divorciaram aos 50 anos têm mais possibilidades de sofrer de problemas cardíacos ou circulatórios.

Isso se deve ao fato de que em muitos casos não se preocupam em preparar sua própria refeição e escolhem pratos “rápidos” (argumentando que só precisam cozinhar para elas) e ao fato de que não cumprem com os controles de saúde anuais.

3. Emagrecer

Homem solteirp rindo

Se analisarmos e compararmos o corpo de um homem antes e depois de se casar, iremos perceber de que o solteiro costuma estar mais magro.

Pelo contrário, estar em um relacionamento sério ou formal nos torna mais propensos ao sedentarismo e, portanto, ao ganho de peso.

Além disso, devemos ter em conta que, quando temos um casamento feliz, reduz-se a preocupação de “melhorar a aparência para atrair o outro” e muitos deixam de se cuidar ou de comer de forma saudável.

E isso ainda se intensifica depois da chegada dos filhos. As mulheres ganham peso nos primeiros dez anos de casamento ou com relacionamento estável, o que também se relaciona com a mudança de hábitos.

Talvez quando estavam solteiras se “arrumavam” um pouco mais, porém agora precisam preparar refeições maiores para a família. E, claro, elas também consomem estes alimentos.

4. Encontrar um trabalho melhor

Estar solteiro pode ser sinônimo de conseguir melhores cargos, principalmente no caso das mulheres.

Muitas empresas optam por contratar aqueles que não tem “compromissos” (principalmente filhos) porque asseguram que são mais eficazes e cumprem mais com suas funções.

Além disso, ausentam-se menos e chegam à horário. Também por estarem focados em sua carreira profissional, podem escalar mais posições em menos tempo.

5. Ser mais sociável

Amigos juntos conversando

Os planos de fim de semana (ou pós trabalho) para alguém que está solteiro incluem muitas festas, reuniões com amigos, eventos culturais, viagens, etc.

Em contrapartida, os que estão casados reduzem as saídas a jantares em casal, passeios com as crianças no parque, festas de aniversário familiares, etc.

Ainda que faça frio, chova ou seja meio de semana, o solteiro estará pronto para sair e se divertir.

Os casados reduzem bastante o encontro com os amigos já que primam em compartilhar momentos com seus parceiros e filhos. Além disso os solteiros costumam fazer amigos aonde quer que vão com mais facilidade.

6. Dormir melhor

Além dos solteiros saírem com mais frequência para festas do que os casados, o certo é que aqueles que vivem sozinhos ou não tem parceiro dormem melhor.

Não precisam se preocupar porque seu companheiro está roncando, ou puxando os lençóis, ou os batendo enquanto dormem ou ligando o ar condicionado no meio da noite.

No caso de terem filhos também deve-se somar o fato de que acordam várias vezes à noite, têm pesadelos, querem compartilhar a cama com os pais, etc.

7. Independência financeira

Homem feliz em solidão

Outra das virtudes de estar solteiro é não ter que dar explicações sobre os gastos e economias. Além disso, aqueles que não estão casados podem se dar a mais “luxos” ou “caprichos”, porque não precisam compartilhar seu salário com ninguém.

Talve por isso os solteiros se vistam melhor, saiam de férias várias vezes por ano, troquem de carro quando querem, etc.

8. Não ter medo da solidão

Os solteiros que se sentem bem e felizes com sua situação não têm medo da solidão e, o que é melhor, tiram proveito desses momentos em que estão sozinhos em casa e ninguém pode vê-los.

Desfrutam dessas horas para ler, dormir, cozinhar, ouvir música ou tomar um banho delicioso sem se preocupar com nada e nem ninguém.

9. Não se conformar

Homem que desfruta da solidão

Os solteiros podem ser pessoas exigentes que não se conformam com a primeira pessoa que encontram. Isso pode ser posto em prática tanto para encontrar trabalho quanto para comprar uma casa ou inclusive começar a namorar.

A independência e a autonomia lhes serviu para não se deixarem vencer e para saber o que querem a todo momento.

Recomendados para você