Por que sinto dor no peito ao respirar?

As razões pelas quais o peito dói quando você respira são muito variadas. Em alguns casos, têm a ver com doenças graves do coração ou dos pulmões. Outras vezes, é um sintoma de problemas que não são tão delicados. Saiba mais sobre isso neste artigo.
Por que sinto dor no peito ao respirar?

Última atualização: 25 Fevereiro, 2021

Às vezes sentimos dor no peito ao respirar, e as causas por trás desta situação podem ser muito variadas. Algumas delas são bastante graves; portanto, este é um sintoma que nunca deve ser ignorado. Como regra geral, toda dor no peito deve ser motivo de consulta médica o mais rápido possível.

As razões para sentir dor no peito ao respirar costumam estar associadas a problemas pulmonares ou cardíacos. Este é um sintoma que está presente em diferentes condições e, por si só, não é suficiente para determinar o que acontece. Portanto, o problema deve ser submetido a uma avaliação médica.

De tudo o que foi dito, fica claro que não é fácil estabelecer por que alguém sente dor no peito ao respirar. No entanto, os principais motivos são os listados abaixo.

Pleurisia, uma das razões por trás da dor no peito ao respirar

Mulher com dor no peito

Pleurisia é a inflamação da pleura. Esta, por sua vez, é uma membrana que contém duas camadas. Uma dessas camadas reveste a área interna da caixa torácica e a outra envolve os pulmões. Quando fica inflamada, causa uma forte dor no peito, que aumenta com a respiração.

Na verdade, o principal sintoma da pleurisia é aquela dor que aumenta quando você inspira e expira. Por esse motivo, também é comum que haja uma sensação de falta de ar, pois a pessoa tenta respirar muito suavemente para não aumentar o desconforto. Às vezes, a dor se espalha para os ombros e as costas.

Às vezes, o fluido se acumula entre as duas camadas da pleura. Isso é conhecido como derrame pleural. Se houver muito líquido, surge uma pressão no pulmão que pode levá-lo ao colapso parcial ou total. Isso causa tosse e aumento da falta de ar.

Pericardite

A pericardite também causa dor no peito ao respirar. Esta é uma inflamação do pericárdio, uma membrana que envolve o coração. Possui duas camadas e, quando inflamada, o nível de fluido entre elas aumenta. Isso pressiona o coração e limita seu bombeamento.

O principal sintoma da pericardite é uma dor intensa no lado esquerdo do peito. Essa dor aumenta ao respirar, principalmente se a respiração for profunda. Esta dor piora ao deitar e geralmente é acompanhada por tosse, febre e uma sensação geral de mal-estar.

A embolia pulmonar e a dor no peito ao respirar

A embolia pulmonar é uma doença potencialmente fatal que ocorre quando um trombo sai de outra parte do corpo e atinge as artérias pulmonares. Geralmente, esse trombo vem das extremidades inferiores do corpo.

Os sintomas da embolia pulmonar nem sempre são os mesmos. Porém, é muito comum ter dor torácica aguda, que aumenta quando se respira com uma certa profundidade. Também costuma ocorrer tontura, agitação, ansiedade, desmaios e/ou convulsões, entre outros.

Pneumotórax ou colapso pulmonar

Por que meu peito dói quando respiro?

O colapso pulmonar, ou pneumotórax, é uma condição que ocorre quando o ar escapa do pulmão e se instala entre o próprio pulmão e a caixa torácica. Esse acúmulo de ar exerce uma forte pressão sobre o pulmão e impede que ele se expanda normalmente durante a inspiração.

O sintoma típico do pneumotórax é uma dor aguda no peito, que aumenta com a respiração ou tosse. Há também falta de ar e aperto no peito. Às vezes causa tonturas e desmaios, bem como uma cor azulada na pele, aumento da frequência cardíaca e choque.

Pneumonia

Outra razão pela qual seu peito dói quando você respira é a pneumonia. Esta é uma infecção que causa inflamação em um ou ambos os sacos de ar dos pulmões. Esses sacos podem se encher de líquido ou pus, causando uma tosse forte, com catarro ou com pus. A pneumonia varia em gravidade e pode ser fatal.

Um dos sintomas característicos é a dor no peito ao respirar ou tossir. Também há tosse, fadiga, febre, calafrios, náuseas, vômitos, falta de ar e, em alguns casos, desorientação ou alterações no funcionamento mental.

Você pode se interessar: Conheça o tratamento da pneumonia

A costocondrite e a dor no peito ao respirar

A costocondrite é uma inflamação que ocorre na cartilagem que se junta a uma costela com o osso torácico ou esterno. Essa inflamação causa uma forte dor no peito, que geralmente é confundida com um ataque cardíaco.

A dor aumenta acentuadamente com a respiração profunda ou a tosse. A causa desse fenômeno é desconhecida, e geralmente ele desaparece por conta própria após alguns dias ou semanas.

Pode interessar a você...
Parada cardiorrespiratória (PCR): tudo que você precisa saber
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Parada cardiorrespiratória (PCR): tudo que você precisa saber

A parada cardiorrespiratória, ou PCR, é uma situação em que a respiração e a circulação sanguínea de uma pessoa param subitamente.



  • Crespo Marcos, D., Pérez-Lescure Picarzo, F. J., & Zambrano Castaño, M. (2010). Dolor torácico. Pediatría Atención Primaria, 12(45), 95-107.
  • Otero Morales, J. M., Conejero, A. M. S., & Lantigua, L. C. (2006). Dolor en el pecho. Estrategia diagnóstica. Revista Cubana de Medicina General Integral.
  • Mb, C. P. K. (2005). Manejo del dolor torácico. Revista Argentina de Cardiología.