Divertida receita de fios de ovos
Os fios de ovos são uma preparação decorativa em forma de finos fios de cor amarela (pois se usa somente a gema dos ovos e açúcar). Esta receita é de origem portuguesa e geralmente é preparada para pratos e bandejas de buffets como carnes, canapés, embutidos e peixes.
O contraste entre o doce dos fios de ovos com o sabor salgado dos pratos que decoram os tornaram muito populares. Quem iria pensar que dos ovos seria possível fazer fios?
Benefícios do ovo
O ovo possui proteínas e vitaminas essenciais em sua composição, sendo um alimento altamente saudável.
O ovo é um alimento totalmente recomendado pelos especialistas em saúde e nutrição por seu alto teor de proteínas e nutrientes essenciais. Além disso, é rico em:
- Vitaminas A, B2, B5, B12, D e E
- Gorduras saudáveis
- Minerais como o selênio, zinco, fósforo, cálcio e ferro
- Calorias (saudáveis)
Além disso, conta com um alto teor de colina, que é um nutriente muito importante para melhorar as funções cerebrais. Ademais, previne as doenças cardiovasculares, ajuda a perder peso, controla os níveis de colesterol LDL no sangue (caso a ingestão seja controlada), melhora a visão e reduz os triglicerídeos.
Assim sendo, é o alimento perfeito para preparar o que for. Por estes e muito outros motivos, descubra como preparar esta divertida receita de fios de ovos e dê um toque de criatividade em suas refeições. Asseguramos que surpreenderá a todos em sua casa!
Leia este artigo: Quantas calorias precisamos? Devemos contá-las?
Receita de fios de ovos
Saiba que esta receita, apesar de ser feita com ovo (um ingrediente saudável), também conta com grandes quantidades de açúcar. Para deixá-la um pouco mais leve, pode-se usar adoçantes naturais em seu lugar.
O truque dessa receita se encontra na calda, que deverá ser feita com o açúcar e um pouco de água, e o uso de uma peneira de fios de ovos (se não tem uma, pode usar uma normal ou uma seringa), para dar forma aos fios finos, como se fossem espaguete.
Ingredientes
- 5 gemas de ovos
- 1 xícara de açúcar (200 g)
- 1 xícara de água (250 ml)
- 1 seringa ou peneira
- 1/2 xícara de água muito fria (125 ml)
- Papel absorvente
Descubra também: Afinal, comer ovo faz mal à saúde?
Modo de preparo
O passo principal consta na separação da clara e da gema do ovo.
Este é um prato que é servido como entrada e pode ser preparado em qualquer época do ano. Veja como preparar os fios de ovos passo a passo:
- Primeiramente, pegue os ovos e separe as gemas das claras.
- Em seguida, coloque em uma panela média a água e o açúcar para ferver. Deve mexer um pouco até que se forme uma consistência muito espessa, ou seja, a calda.
- Tenha cuidado com o passo anterior, pois se deixar cozinhar muito a calda, corre o risco de queimá-la. Faça-o a fogo baixo, se possível.
- Pegue as gemas de ovo com uma seringa e lance fios de gema na mistura da calda.
- O passo anterior deverá ser feito por turnos, para que os fios não grudem uns nos outros.
- Logo depois, espere ficarem duros e, com ajuda de uma espátula, retire-os da panela e verta os fios em uma tigela com água muito fria.
- Isso funciona para cortar o cozimento e para que os fios fiquem soltos.
- Em seguida, cozinhe o resto dos fios de ovos e repita o mesmo processo.
- Por fim, utilize um pouco de papel absorvente para escorrer o excesso de água e calda dos fios.
- Sirva sobre algum peixe ou carne e pronto. Desfrute de uma receita deliciosa de fios de ovos feita em casa.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Wikipedia, la enciclopedia libre. (Consulta 2018). ALMÍBAR. Online [https://es.wikipedia.org/wiki/Alm%C3%ADbar].
- Wikipedia, la enciclopedia libre. (Consulta 2018). HUEVO. Online [https://es.wikipedia.org/wiki/Huevo].
- Wikipedia, la enciclopedia libre. (Consulta 2018). ESTEVIA. Online [https://es.wikipedia.org/wiki/Estevia_(edulcorante)].
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.