Como diminuir a febre de maneira natural?

Podemos colocar panos úmidos na testa para esfriar a cabeça e o pescoço e fazer com que o paciente se sinta melhor. Devemos trocá-los regularmente, sempre que for necessário.
Como diminuir a febre de maneira natural?

Última atualização: 13 Março, 2019

Principalmente quando se trata de crianças, muitos pais são resistentes ao uso de fármacos em episódios de febre. Então, nada melhor do que considerar algumas recomendações para diminuir a febre de maneira natural.

Dicas para diminuir a febre

Em casos de febre, siga as seguintes dicas:

  • Coloque meias molhadas até os tornozelos. Para as crianças, funciona muito bem. Aplicar é muito simples; basta molhar um pouco um par de meias que cheguem até os tornozelos e calçá-las. Quando secarem, basta repetir o procedimento. Não é necessário que as meias fiquem muito encharcadas. Isto aliviará a febre e acalmará as crianças.
  • Tome um banho morno. Permaneça no chuveiro em água morna por alguns minutos; isso ajudará a temperatura a cair um pouco, mas é importante que a água não seja nem muito fria e nem quente, para não provocar choque térmico.

baixar-febre1

  • Beba muita água. A febre é mais ou menos semelhante à desidratação, já que o corpo responde a indivíduos alheios a ele. Logo, beber água, chá ou sucos é uma boa opção, principalmente se o quadro se complementa com vômitos e diarreia. As quantidades dependerão da idade do paciente (3 litros para adultos homens, 2 litros para mulheres e 1,5 para crianças).
  • Esfrie a cabeça e o pescoço. Use panos umedecidos ou molhados. Repita quantas vezes forem necessárias quando o pano secar ou estiver muito quente.
  • Não coma muito e nem comidas pesadas. É melhor optar por líquidos saudáveis, como sopa de verduras ou chá. Dessa maneira, o organismo se recuperará mais fácil e rapidamente. Se estiver com fome não coma de uma vez até ficar cheio; é preferível comer pouco a pouco em horas determinadas.

Remédios caseiros para diminuir a febre

Estas receitas podem ser eficazes em casos de febre, ainda que seja melhor consultar um especialista (por exemplo, um fitoterapeuta ou profissional ligado à medicina natural):

  • Chá de passas: coloque 1 xícara de uvas-passas e 7 de água para ferver. Quando começar a ferver, cozinhe em fogo baixo até que o líquido reduza a 1/3 de seu volume. Apague o fogo, deixe esfriar e beba meia xícara várias vezes ao dia até que a febre diminua.

diminuir a febre

  • Chá de sálvia: esta erva nos permite transpirar mais, fazendo a febre diminuir. Em uma xícara, coloque água fervendo e algumas folhas de sálvia. Cubra com uma tampa e deixe repousar por 10 minutos. Adicione mel, açúcar ou estévia, e umas colherinhas de suco de limão.
  • Chá de alface: uma boa opção para nos mantermos hidratados. Este vegetal contém muito potássio, cálcio, magnésio, sódio e fósforo. Ferva um litro de água e despeje sobre um recipiente com um uma folha de alface inteira. Deixe por 15 minutos, coe, adicione um adoçante natural e beba antes que esfrie.
  • Tome um sorvete: com certeza essa será uma opção muito agradável para as crianças. O açúcar que o sorvete contém é benéfico nestes casos, além da temperatura desta sobremesa, que ajudará a equilibrar a temperatura do corpo e ainda o hidratará.
Pode interessar a você...
5 recomendações para tratar a gripe em crianças
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 recomendações para tratar a gripe em crianças

Como pais, é muito importante saber como tratar a gripe em crianças. Embora seja uma infecção comum e muitas vezes recorrente, é essencial tratá-la.