Como disfarçar o cansaço do rosto rapidamente?

Existem alguns truques que nos ajudam a esconder nosso cansaço em questão de minutos. Embora possam não funcionar em todos os casos, vale a pena experimentar. Você está interessado em conhecê-los?
Como disfarçar o cansaço do rosto rapidamente?

Última atualização: 10 Fevereiro, 2021

Para disfarçar o cansaço do rosto, podemos recorrer a uma série de truques que vão deixar a nossa pele mais fresca e revitalizada. Embora não tenham efeito “milagroso” ou semelhante, sua aplicação diminui aquela aparência embotada e exausta que temos, por exemplo, após uma noite ruim.

E, como conclui um estudo publicado na Sleep Research Society, a falta de sono afeta características relacionadas aos olhos, boca e pele. Por conta disso, a insônia ou a interrupção do período de sono se refletem, quase que imediatamente, na face. 

1. Limpeza para disfarçar o cansaço do rosto

O primeiro passo para disfarçar os vestígios de fadiga no rosto é limpar a pele. Isso ajudará a remover todas as impurezas e resíduos de maquiagem que se acumulam na pele.

Sempre podemos carregar os produtos necessários em nossa bolsa para fazer isso a qualquer momento. Propomos os seguintes produtos de limpeza naturais:

Água de rosas

cansaço do rosto
Além de ter um cheiro agradável, a água de rosas é perfeita pelo seu efeito de esconder o cansaço do rosto.

Tem um aroma delicioso, é muito refrescante e indicado para peles oleosas e mistas. Além disso, de acordo com uma publicação no Jornal Iraniano de Ciências Médicas Básicas, ela contém nutrientes benéficos para a pele, como antioxidantes, ácidos orgânicos, vitaminas e minerais.

Azeite de oliva

Para evitar que as peles secas ressequem, podemos levar uma pequena garrafa cheia com uma parte de azeite para cada cinco partes de água. Vamos sacudir antes de usar e limpar o rosto com um algodão ou pano macio umedecido nessa mistura.

Uma pesquisa publicada no International Journal of Molecular Sciences enfatiza que este é um dos óleos de pele mais benéficos. Possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antienvelhecimento.

Abacaxi

Se estivermos em casa e tivermos um abacaxi natural, podemos fazer uma limpeza eficaz se espalharmos um pedaço de abacaxi pelo rosto e deixarmos por alguns minutos até secar. A seguir, vamos lavar o rosto com água.

Uma publicação do Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine afirma que o abacaxi contém abrilhantadores fenólicos e efeitos antienvelhecimento. Portanto, é geralmente usado para vários fins estéticos.

Água gelada e hidratação para disfarçar o cansaço do rosto

Água gelada
A água fria tonifica a pele e fecha os poros, o que é perfeito para disfarçar o cansaço de forma natural e imediata.

maneira mais rápida de criar instantaneamente um efeito relaxante e tonificante é espirrar água muito fria no rosto.
Assim, depois de limparmos o rosto, vamos refrescar a pele com água gelada.

Vamos secar sem esfregar, batendo suavemente com uma toalha. Portanto, essa prática é perfeita para esconder o cansaço. Depois, a pele da tez já estará limpa e pronta para absorver bem qualquer loção hidratante adequada ao nosso tipo de pele.

Automassagem

Depois de termos tratado a nossa pele para limpar as impurezas e nutri-la profundamente, é o momento ideal para realizar uma automassagem que nos permite relaxar tensões, dar flexibilidade à pele e melhorar ainda mais a absorção da loção hidratante.

A massagem deve ser suave e no sentido oposto ao das rugas. Assim, massagearemos para cima e para fora do rosto. Podemos fazer enquanto aplicamos uma loção, por cerca de 3 ou 5 minutos.

Relaxamento dos olhos

Os olhos podem alterar o aspecto geral do rosto, pois acumulam a tensão e o cansaço do dia todo. Para combater o problema da fadiga ocular em um minuto podemos recorrer ao tapinhas, uma técnica de relaxamento dos olhos, que consiste em esfregar as mãos para aquecê-las e depois apoiá-las sobre os olhos fechados.

Vamos perceber como os olhos relaxam e, aliás, vamos melhorar a qualidade da nossa visão, que ficará mais clara e nítida.

Relaxar os olhos
A inalação de alguns óleos essenciais produz um efeito relaxante que ajuda a aliviar o cansaço.

Estimulação dos lábios

Os lábios também acumulam tensões por causa de tudo o que reprimimos e não dizemos. Com o tempo, nós os apertamos, junto com a mandíbula. Isso dá a toda a parte inferior do rosto uma aparência rígida. Por outro lado, se os relaxarmos, ganharemos lábios mais sensuais e volumosos.

Depois de bem hidratados, vamos cobrir toda a boca com uma das mãos e arrastá-la horizontalmente para o lado externo, massageando não só os lábios, mas também a região ao redor, que também tende a ter tensão e onde costumam aparecer rugas. Faremos isso 10 vezes com cada mão.

O descanso é necessário no final do dia

Lembre-se de que todas essas dicas vêm da cultura popular e carecem de evidências. Portanto, em alguns casos, podem não ser suficientes para disfarçar o cansaço. De qualquer forma, elas são seguras e não tem nenhuma desvantagem em experimentá-las.

Pode interessar a você...
Combata o cansaço crônico com 5 remédios naturais
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Combata o cansaço crônico com 5 remédios naturais

Para combater o cansaço crônico, é fundamental cuidar da rotina de sono, descansando, pelo menos, de 7 a 8 horas ininterruptas diariamente.



  • Sundelin T, Lekander M, Kecklund G, Van Someren EJ, Olsson A, Axelsson J. Cues of fatigue: effects of sleep deprivation on facial appearance. Sleep. 2013;36(9):1355–1360. Published 2013 Sep 1. doi:10.5665/sleep.2964
  • Sethi, A., Kaur, T., Malhotra, S. K., & Gambhir, M. L. (2016). Moisturizers: The Slippery Road. Indian journal of dermatology, 61(3), 279-87.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4885180/
  • Sundelin, T., Lekander, M., Kecklund, G., Van Someren, E. J., Olsson, A., & Axelsson, J. (2013). Cues of fatigue: effects of sleep deprivation on facial appearance. Sleep, 36(9), 1355-60. doi:10.5665/sleep.2964
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3738045/
  • Sundelin, T., Lekander, M., Sorjonen, K., & Axelsson, J. (2017). Negative effects of restricted sleep on facial appearance and social appeal. Royal Society open science, 4(5), 160918. doi:10.1098/rsos.160918
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5451790
  • Boskabady MH, Shafei MN, Saberi Z, Amini S. Pharmacological effects of rosa damascena. Iran J Basic Med Sci. 2011;14(4):295–307.
  • Lin TK, Zhong L, Santiago JL. Anti-Inflammatory and Skin Barrier Repair Effects of Topical Application of Some Plant Oils. Int J Mol Sci. 2017;19(1):70. Published 2017 Dec 27. doi:10.3390/ijms19010070
  • Binic I, Lazarevic V, Ljubenovic M, Mojsa J, Sokolovic D. Skin ageing: natural weapons and strategies. Evid Based Complement Alternat Med. 2013;2013:827248. doi:10.1155/2013/827248