Diferentes formas de usar suas roupas velhas
Frequentemente deixamos de usar muitas de nossas roupas. Camisetas, calças, lenços, etc. O ruim é que tendemos a acumula-las, pouco a pouco, no armário. Não nos desfazemos delas, mas também não lhes damos um uso. Por isso, é necessário procurar diferentes formas de usar sua roupa velha.
Na hora de reutilizar uma roupa que já não usamos, o importante será avaliar o estado em que se encontra. Se não apresenta muito ou quase nenhum tipo de deterioração, evidentemente pode-se aproveitar para outra finalidade. Sua capacidade para visualizar outros usos é o que ajudará você a dar saída a roupa que só ocupa espaço no armário.
Aqui estão algumas ideias para que você possa usar sua roupa velha, de forma diferente. Para poder colocar as mãos a obra, só deve perguntar a quanto tempo não usa essas roupas acumuladas. Se já passou de um ano ou mais, é tempo de dar outra finalidade a elas.
Ideias para usar suas roupas velhas
Uma forma de usar sua roupa velha consiste em revivê-la. Pode tingi-la, mudá-la com algum corte simples, ajustá-la, etc.
Geralmente, estas medidas têm um custo muito baixo, por isso não supõem uma dificuldade neste sentido.
Agora, caso optemos por mudar a roupa, podemos continuar dando o uso habitual. Por exemplo, se é uma camiseta, ao tingi-la ficará como nova e poderemos continuar usando-a assim.
Outra forma é transformar uma peça em outra. Por exemplo, com um vestido longo você pode fazer um conjunto de duas peças. Caso te sobre tecido, poderá fazer um laço para o cabelo, uma pulseira, um colar, um cachecol, etc.
Na internet há muitos tutoriais disponíveis sobre como reutilizar uma roupa. Você sabia que pode dobrar uma camiseta de tal forma que ela pareça uma saia tubinho?
Peças para o verão: em geral, se quisermos dar um novo uso a uma camiseta ou alguma peça simples, o mais fácil é tentar criar uma peça que possamos usar na temporada de calor.
Por quê? Porque com dois cortes e alguns nós conseguimos uma peça divertida e útil. Trata-se de pegar alguma camiseta ou blusa velha e fazer cortes na parte dos ombros. Deixe uma parte da manga, e com o tecido que recortar você pode fazer uma amarração que faça parecer um coque.
Quer saber mais? Escolha os saltos para cada tipo de vestido
Outros usos válidos
Às vezes você gosta da peça, mas talvez o desenho já não esteja na moda ou simplesmente você deixou de gostar de como ela fica em seu corpo. Nestes casos, você pode aproveitar para criar acessórios para a sua casa. Desde almofadas até pequenas toalhas de mesa.
Muitas pessoas usam uma mesma roupa para dar um toque original a vários objetos. Por exemplo, com uma calça jeans você pode adicionar um bolso a uma almofada, também pode criar porta-copos com o mesmo tecido, gravatas para prender as cortinas e assim por diante. Tudo é questão de dar asas à sua imaginação.
Por outro lado, se você tiver uma roupa muito simples, pode adicionar acessórios. Este costuma ser o caso das camisetas, vestidos e saias de uma só cor ou com uma estampa neutra que enjoa facilmente.
Se tiver retalhos de tecido em casa, cintos, cordões, renda, pode costurar alguns destes elementos e renovar a roupa por completo. Agora que estão na moda os trançados e franjas, podemos aproveitar os cordões.
Para usar sua roupa velha, a renda pode servir perfeitamente para transformar uma peça em uma linda camisola. Também pode mudar o colarinho de suas camisas, ou os punhos.
Se você tiver uma roupa monocromática, pode colocar golas estampadas ou de uma cor diferente. Se tiver botões, pode mudá-los por outros, de outras formas e cores.
Você não sabia? Como fazer penteados simples em casa?
Experimente com suas roupas velhas
Para usar sua roupa velha de formas diferentes, deve se atrever a experimentar. Olhe essa calça que você já não usa mais e avalie a opção de transformá-la em um short ou em uma bolsa para o verão, ou para colocar a compra quando for ao supermercado.
Por outro lado, há muitas peças de algodão que você pode usar para criar um cachecol novo e outros acessórios. Não se deixe limitar pelo medo e se anime em aproveitar sua roupa velha!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Pérez, Patricia Gudiño, and Arturo Sánchez Martínez. “Reciclar moda.” Órgano de difusión del Colegio de postgraduados del CIDE, AC (2017): 223.
- Verdugo, Vtctor Corral, and Francisco Zaragoza. “Bases sociodemográficas y psicológicas de la conducta de reutilización: un modelo estructural.” Medio Ambiente y Comportamiento Humano 1.1 (2000): 9-29.
- Vilnitzky, Mariana. “Mucho más que un reciclaje de ropa.” Alternativas económicas 51 (2017): 52.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.